APEVT

A Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica – APEVT, resulta de um longo movimento sócio educativo de professores desta área educativa que remonta a 1979.

Hoje,  com  aproximadamente 1000  associados desenvolve uma actividade do tipo  incrementalista, pautada por uma forte identidade sócio-profissional, pedagógico didáctica que  persegue  um  objectivo  central  de  melhoria da qualidade do ensino.

Dos seus estatutos destacamos:

Para atingir as finalidades a APEVT propõe-se:

  1. Analisar, refletir e intervir continuamente na defesa dos interesses científicos, pedagógicos e socioprofissionais dos professores, tendo em vista uma escola promotora de sucesso.
  2. Mobilizar os professores para que se constituam como profissionais ativos e agentes de transformação no desenvolvimento coerente do sistema educativo;
  3. Intervir junto das respetivas entidades e da opinião pública em todos os domínios que se relacionem com a educação e o ensino das áreas artísticas e tecnológicas;
  4. Fomentar a reflexão dos problemas suscitados pelo ensino da expressão plástica, educação visual, educação tecnológica, artes visuais, arte, design e tecnologias, através da organização de iniciativas públicas e de divulgação de materiais pedagógicos e didáticos, designadamente da formação inicial e contínua, e dos meios materiais para a concretização dos programas;
  5. Promover, como entidade formadora, ações de formação que resultem das necessidades profissionais, do interesse pessoal dos seus associados e das necessidades do sistema;
  6. Analisar as influências da educação e do ensino das áreas artísticas e tecnológicas, numa perspetiva de intervenção global nas problemáticas sociais de interesse coletivo, tais como ambiente, sustentabilidade, defesa do consumidor, património e cidadania;
  7. Divulgar as atividades da associação, em diferentes formatos, utilizando diferentes meios de comunicação, de modo a informar e promover a intercomunicação entre todos os associados, bem como divulgar trabalhos de reconhecido valor científico e de manifesto interesse para o desenvolvimento de melhores práticas a adotar pelos professores;
  8. Estabelecer relações com outras associações congéneres e organizações nacionais e internacionais;
  9. Fazer-se representar em congressos e outras reuniões científicas, promovendo o intercâmbio científico no país e no estrangeiro;
  10. Tomar quaisquer outras iniciativas julgadas por convenientes.

 

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