APEVT

APEVT

Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Menu
  • APEVT
    • APEVT
    • Quem somos
    • Orgãos
  • Institucional
    • Plano de Atividades
    • Estatutos
    • Documentos
    • Protocolos e Parcerias
    • Arquivo Web
    • Encontros de Professores
    • NEWSLETTER
  • RECURSOS
    • 1.º CICLO – Expressão Plástica
    • 2.º CICLO – Educação Visual
    • 2.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 3.º CICLO – Educação Visual
    • 3.º CICLO – Educação Tecnológica
    • Ensino Secundário – Desenho (11.º ano)
    • 1.º 2.º 3.º CICLO – Portefólio
    • Ensino Secundário
  • Centro de Formação APEVT
  • APEVT Madeira
  • APEVT Açores
  • Associe-se à APEVT!

Ensino Secundário – Desenho (11.º ano)

Poesia Visual

Esta unidade de trabalho propõe a criação de Poesia Visual, integrando texto e imagem numa composição expressiva e intencional. A proposta convida os alunos a transformar palavras, frases ou poemas em construções visuais, usando técnicas como colagem, carimbos, fotografia, gravura cega, mancha e desenho experimental. O projeto estimula a exploração plástica, o pensamento visual e simbólico, e o desenvolvimento de linguagem visual própria, desafiando os alunos a comunicar ideias e emoções por meios gráficos não literais.

Objetivos Gerais

  • Desenvolver competências criativas e técnicas na produção de composições visuais poéticas.
  • Estimular a autonomia, a experimentação e a capacidade de representação simbólica.
  • Relacionar texto e imagem na criação de mensagens visuais significativas.

Objetivos Específicos

  • Explorar elementos da linguagem visual: linha, mancha, textura, forma, escala, ritmo, figura-fundo e composição.
  • Representar conceitos abstratos por meio de associações visuais não literais.
  • Investigar a relação entre palavra, imagem e materialidade.
  • Registar o processo criativo no diário gráfico com esboços, estudos, testes técnicos e anotações críticas

Introdução à Poesia Visual

Apresentação da poesia visual como género expressivo híbrido. Discussão sobre a interação entre texto, desenho, grafismos, fotografia, colagem e Poetographica[i]. Análise de obras de referência: Ana Hatherly, Herberto Helder, António Aragão e Patrícia Lino.

Herberto Helder

António Aragão

Ana Hatherly

Patrícia Lino

 

DESAFIO 1 – Análise Visual de Palavras: amizade, tempo e movimento

Criar composições visuais que expressem os conceitos, amizade, tempo, movimento e vento, a partir de uma abordagem simbólica, plástica e gráfica.

Etapas:

  • Discussão em grupo: Como representar visualmente ideias sem usar imagens óbvias (ex.: representar “tempo” sem um relógio, “vento” sem uma ventoinha).
  • Brainstorming no quadro: Levantamento coletivo de ideias, símbolos, sensações e materiais que possam representar os três conceitos.

Estudos no diário gráfico:

    • Apontamentos de ideias.
    • Estudos de composição e testes com materiais.
    • Experimentações com tipografia, linha expressiva, colagem e mancha.
    • Exploração de transparências, ritmo visual e sobreposição de elementos.

Sugestões visuais e simbólicas:

  • Tempo: oxidação, desgaste, sombras longas, calendários desorganizados, folhas secas, envelhecimento.
  • Movimento: linhas dinâmicas, repetição de formas, desfoque visual, ritmos visuais desequilibrados.
  • Amizade: mãos entrelaçadas, abraços, sorrisos compartilhados, pulseiras da amizade, corações conectados, figura caminhando lado a lado, quebra-cabeças se encaixando, linhas que se encontram e seguem juntas.

Execução em A3:

  • A composição final será realizada em papel A3, aplicando os conceitos e técnicas explorados.
  • Deve haver uma relação expressiva entre imagem e palavra, considerando a intencionalidade estética, o equilíbrio visual e a mensagem simbólica.

Materiais sugeridos:

  • Recortes de revistas e jornais.
  • Papéis com texturas, tecidos leves, materiais recicláveis.
  • Tinta-da-china, lápis de cor, grafite, marcadores, canetas, colas diversas.
  • Tipografia manual, carimbos, escrita espontânea.

Objetivos específicos do desafio:

  • Desenvolver a capacidade de síntese visual e representação simbólica.
  • Estimular o uso expressivo de materiais e da linguagem do desenho.
  • Promover o pensamento crítico e criativo através da transformação poética de conceitos abstratos.

Exemplos dos trabalhos realizados pelos alunos:
Amizade

 

Movimento

Tempo

DESAFIO 2 – Síntese Visual

Após o exercício de análise, os alunos deverão refletir sobre como reduzir a complexidade visual mantendo a mensagem intacta, criando uma composição mais simples e concentrada.
Deverão apresentar o seu processo e decisões para a turma, estimulando a discussão sobre o impacto da poesia visual na comunicação de ideias abstratas.

  • Composição final:
    Produção do exercício finall em formato A3, integrando texto e imagem, com equilíbrio e expressividade.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver a capacidade crítica para síntese visual e economia de elementos gráficos.
  • Aprender a comunicar ideias complexas com simplicidade e clareza.
  • Refletir e justificar as opções estéticas e simbólicas tomadas.
  • Fomentar a capacidade de partilha e debate sobre processos criativos.

Aprendizagens Essenciais

  • Domínio dos processos de análise, síntese e reflexão crítica na criação artística.
  • Competência para relacionar elementos visuais e textuais de forma significativa.
  • Sensibilidade estética e pensamento abstrato para representar conceitos intangíveis.
  • Desenvolvimento da autonomia e criatividade no uso de diversas técnicas visuais.

Perfil dos Alunos ao Final da Unidade

  • Pensadores criativos, capazes de analisar e sintetizar ideias complexas.
  • Comunicadores visuais que utilizam imagem e texto com intencionalidade expressiva.
  • Autônomos na gestão do processo criativo, do esboço à obra final.
  • Preparados para desafios artísticos reais, como a participação no Concurso CriaPoesia 2025.

 

Exemplos de trabalhos dos alunos do Desafio 2

Processo de Análise                                                      Processo Síntese (simplificação)

       

                         

                        

 

. Avaliação Geral

A avaliação desta unidade será realizada de forma contínua e sumativa, valorizando:

O processo criativo, refletido no registo do diário gráfico (esboços, estudos, anotações).

A capacidade de análise, síntese e experimentação desenvolvida pelos alunos.

A criatividade e originalidade na construção visual e na integração texto-imagem.

A qualidade da composição final, em termos de equilíbrio, coerência e impacto estético.

A apresentação e justificação crítica das escolhas realizadas.

Avaliação por Desafios

Critério Desafio 1: Análise Visual Desafio 2: Síntese Visual Peso (%)
Registo no Diário Gráfico Estudos, esboços, notas e testes Reflexão crítica e justificação 30%
Representação Simbólica Criatividade e pertinência visual Capacidade de síntese e clareza 25%
Integração Texto e Imagem Relação inicial entre texto/imagem Composição final equilibrada 25%
Apresentação e Debate Participação na discussão Apresentação das escolhas e impacto 20%

Aprendizagens Essenciais

Ao concluir esta unidade, espera-se que os alunos sejam capazes de:

Aplicar técnicas mistas na criação de composições visuais que representem conceitos abstratos.

Estabelecer relações significativas entre texto e imagem, construindo mensagens poéticas e simbólicas.

Desenvolver pensamento crítico e criativo através da análise, síntese e reflexão do processo artístico.

Registar e documentar de forma sistemática o percurso criativo.

Demonstrar autonomia, responsabilidade e inovação no âmbito da criação artística.

Perfil do Aluno ao Final da Unidade

Os alunos deverão manifestar:

Capacidade de pensamento abstrato e análise crítica.

Competência para comunicar visualmente conceitos complexos com intencionalidade.

Autonomia na organização e gestão do processo criativo, do esboço à obra final.

Disposição para a experimentação e inovação nas linguagens visuais.

Preparação para responder a desafios artísticos contemporâneos, como na participação de Concurso Cria Poesia.

Considerações Finais para o Recurso

  • Recurso pedagógico para professores de Desenho A no 11.º ano (professora Isabel Lucas).
  • Pode ser adaptado a contextos diversos, mantendo o foco na interdisciplinaridade e inovação pedagógica.

___________________________________________________

[i] “Poetographica” é um termo que pode ser interpretado de diferentes formas, já que não é amplamente padronizado na literatura ou na teoria da arte. Contudo, em contextos contemporâneos, ele costuma designar uma fusão entre poesia e imagem, seja visual, gráfica ou fotográfica — criando um tipo de poesia visual ou poesia gráfica. Pode incluir caligramas, fotopoesia, colagens poéticas, tipografias expressivas, entre outros.

 

Desenhar o Volume

Esta unidade foi concebida como um trabalho de diagnóstico para avaliar o nível técnico e criativo dos alunos à chegada ao 11.º ano na disciplina de Desenho A. O objetivo é explorar as competências de observação, análise e representação através do desenho de volumes simples (embalagens) e de projetos tridimensionais. As atividades/desafios foram organizadas para proporcionar uma visão global das capacidades dos alunos, promovendo a experimentação e o desenvolvimento de competências essenciais na área do desenho. Os alunos serão desafiados a captar características volumétricas dos objetos através de diferentes técnicas de desenho e posteriormente experimentar montagens tridimensionais. Este processo promove a articulação entre as competências essenciais da disciplina e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, reforçando a criatividade, a sensibilidade estética e o pensamento crítico.

DESAFIO 1 – Estudos de Desenho de Contorno
Os alunos irão desenhar embalagens (caixas de perfumes, medicamentos, etc.) com foco no contorno, explorando diferentes perspectivas. O objetivo é desenvolver a percepção da forma e do espaço através de linhas contínuas e expressivas.

Técnica: Desenho de contorno.
Materiais: Canetas (Marcador fibra, aparo, esferográfica).
Suporte: Folhas A2.

DESAFIO 2 – Estudos Lumínicos e Estruturais
Neste desafio, os alunos irão explorar os valores lumínicos, a volumetria e a estrutura das embalagens, utilizando grafite. O objetivo é desenvolver a capacidade de observar e interpretar luz e sombra para dar profundidade ao desenho.

Técnica: Grafite (diferentes durezas)
Suporte: Folhas A2.

DESAFIO 3 – Criação de uma Maqueta Inspirada em Frank Gehry
Após visualizar o documentário «Esboços de Frank Gehry», os alunos serão desafiados a criar maquetas tridimensionais, explorando novos volumes através de sobreposições e junções de embalagens. Posteriormente, será trabalhada a fotografia destas maquetas, explorando enquadramentos e luzes para destacar áreas de sombra, luz e tons médios.

Técnica: Construção tridimensional com embalagens, cartolinas, fita-cola e cola-bastão.
Suporte: Fotografias das maquetas sob diferentes condições de luz.

 


                       Maqueta final com destaque para as áreas de luz e sombra.

 

DESAFIO 4 – Ampliação por Quadrícula
Com base numa fotografia tirada no desafio anterior, os alunos irão ampliar a imagem para uma folha A2, utilizando o método da quadrícula. O objetivo é criar dois trabalhos A2 sobre o papel cavalinho. Ter atenção aos detalhes e representação dos volumes e valores lumínicos com a grafite e a caneta.

Técnica: Ampliação através quadrícula, grafite e caneta
Materiais: Fotocópia da foto, caneta e grafite
Suporte: Papel cavalinho A2.

 


    Técnica com grafite


                                                                 
     Técnica com caneta

DESAFIO 5  – Espaços e Cores
Os alunos são sensibilizados para a campanha «Mudança»(2024) contra a violência doméstica. Através da temática, criam composições (do desafio anterior) expressivas em lápis de cor, utilizando as cores da campanha para responder às questões da campanha e representando os volumes e transmitindo emoções.

Questões da Campanha:
– Conhece alguém que sofre ou sofreu de violência doméstica?
Sim – amarelo … Não – roxo … Não sei – vermelho
– Numa situação de violência doméstica?
Denuncio à PSP – verde …  Peço ajuda – Azul … Não interfiro – laranja

Técnica: lápis de cor.
Materiais: Lápis de cor, papel cavalinho – A2.

                       Técnica de Lápis de cor usando a sinalética da campanha.

 

DESAFIO 6 – Ilustração sobre Violência Doméstica.
Com base no trabalho dos ilustradores Júlio Dolbeth e Rafael Rodrigues, os alunos irão criar uma ilustração sobre a temática da violência doméstica, aplicando as técnicas da retórica visual as figuras de estilo (Personificação, Elipse, Antítese, Policonia; Paliconia, Metáfora…)

Técnica: Ilustração
Materiais: Guache, acrílico
Suporte: Folhas A2.

                                         Ilustrações finais

Referências dos Artistas Frank Gehry (n. 1929, Canadá): Arquiteto mundialmente reconhecido pelo seu uso inovador de formas escultóricas e volumes complexos. É conhecido por projetos como o Museu Guggenheim em Bilbao e a Walt Disney Concert Hall. Gehry inspira-se em métodos experimentais, explorando materiais e superfícies para criar estruturas ousadas e visualmente impactantes.

Júlio Dolbeth (n. 1973, Portugal): Artista e ilustrador português que utiliza técnicas mistas para criar imagens expressivas e conceptuais. O seu trabalho explora temáticas contemporâneas, muitas vezes com uma abordagem crítica e sensível.

Site: https://www.juliodolbeth.com/      Instagram: @dolbeth

Rafael Rodrigues: Ilustrador madeirense conhecido pela sua abordagem visual detalhada e pela exploração de temas culturais e sociais. O seu trabalho combina técnica apurada com mensagens que despertam reflexão.

Site: https://linktr.ee/rafaelateixeirarodrigues    Instagram: @rafaelateixeirarodrigues

Bibliografia
Maia, G.; Porfírio, M. (s.d.). Desenho A – Ensino Secundário, 11.º Ano. ASA.


			

Archives

  • Outubro 2025
  • Agosto 2025
  • Junho 2025
  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Janeiro 2025
  • Dezembro 2024
  • Novembro 2024
  • Agosto 2024
  • Julho 2024
  • Junho 2024
  • Maio 2024
  • Abril 2024
  • Março 2024
  • Fevereiro 2024
  • Janeiro 2024
  • Dezembro 2023
  • Novembro 2023
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023
  • Agosto 2023
  • Junho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Março 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Dezembro 2020
  • Novembro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Junho 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Dezembro 2018
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016

Meta

  • Iniciar sessão

APEVT 2025 | Powered by WordPress.