Poesia Visual
Esta unidade de trabalho propõe a criação de Poesia Visual, integrando texto e imagem numa composição expressiva e intencional. A proposta convida os alunos a transformar palavras, frases ou poemas em construções visuais, usando técnicas como colagem, carimbos, fotografia, gravura cega, mancha e desenho experimental. O projeto estimula a exploração plástica, o pensamento visual e simbólico, e o desenvolvimento de linguagem visual própria, desafiando os alunos a comunicar ideias e emoções por meios gráficos não literais.
Objetivos Gerais
- Desenvolver competências criativas e técnicas na produção de composições visuais poéticas.
- Estimular a autonomia, a experimentação e a capacidade de representação simbólica.
- Relacionar texto e imagem na criação de mensagens visuais significativas.
Objetivos Específicos
- Explorar elementos da linguagem visual: linha, mancha, textura, forma, escala, ritmo, figura-fundo e composição.
- Representar conceitos abstratos por meio de associações visuais não literais.
- Investigar a relação entre palavra, imagem e materialidade.
- Registar o processo criativo no diário gráfico com esboços, estudos, testes técnicos e anotações críticas
Introdução à Poesia Visual
Apresentação da poesia visual como género expressivo híbrido. Discussão sobre a interação entre texto, desenho, grafismos, fotografia, colagem e Poetographica[i]. Análise de obras de referência: Ana Hatherly, Herberto Helder, António Aragão e Patrícia Lino.
Herberto Helder

António Aragão

Ana Hatherly


Patrícia Lino

DESAFIO 1 – Análise Visual de Palavras: amizade, tempo e movimento
Criar composições visuais que expressem os conceitos, amizade, tempo, movimento e vento, a partir de uma abordagem simbólica, plástica e gráfica.
Etapas:
- Discussão em grupo: Como representar visualmente ideias sem usar imagens óbvias (ex.: representar “tempo” sem um relógio, “vento” sem uma ventoinha).
- Brainstorming no quadro: Levantamento coletivo de ideias, símbolos, sensações e materiais que possam representar os três conceitos.
Estudos no diário gráfico:
-
- Apontamentos de ideias.
- Estudos de composição e testes com materiais.
- Experimentações com tipografia, linha expressiva, colagem e mancha.
- Exploração de transparências, ritmo visual e sobreposição de elementos.
Sugestões visuais e simbólicas:
- Tempo: oxidação, desgaste, sombras longas, calendários desorganizados, folhas secas, envelhecimento.
- Movimento: linhas dinâmicas, repetição de formas, desfoque visual, ritmos visuais desequilibrados.
- Amizade: mãos entrelaçadas, abraços, sorrisos compartilhados, pulseiras da amizade, corações conectados, figura caminhando lado a lado, quebra-cabeças se encaixando, linhas que se encontram e seguem juntas.
Execução em A3:
- A composição final será realizada em papel A3, aplicando os conceitos e técnicas explorados.
- Deve haver uma relação expressiva entre imagem e palavra, considerando a intencionalidade estética, o equilíbrio visual e a mensagem simbólica.
Materiais sugeridos:
- Recortes de revistas e jornais.
- Papéis com texturas, tecidos leves, materiais recicláveis.
- Tinta-da-china, lápis de cor, grafite, marcadores, canetas, colas diversas.
- Tipografia manual, carimbos, escrita espontânea.
Objetivos específicos do desafio:
- Desenvolver a capacidade de síntese visual e representação simbólica.
- Estimular o uso expressivo de materiais e da linguagem do desenho.
- Promover o pensamento crítico e criativo através da transformação poética de conceitos abstratos.
Exemplos dos trabalhos realizados pelos alunos:
Amizade
Movimento


Tempo

DESAFIO 2 – Síntese Visual
Após o exercício de análise, os alunos deverão refletir sobre como reduzir a complexidade visual mantendo a mensagem intacta, criando uma composição mais simples e concentrada.
Deverão apresentar o seu processo e decisões para a turma, estimulando a discussão sobre o impacto da poesia visual na comunicação de ideias abstratas.
- Composição final:
Produção do exercício finall em formato A3, integrando texto e imagem, com equilíbrio e expressividade.
Objetivos Específicos
- Desenvolver a capacidade crítica para síntese visual e economia de elementos gráficos.
- Aprender a comunicar ideias complexas com simplicidade e clareza.
- Refletir e justificar as opções estéticas e simbólicas tomadas.
- Fomentar a capacidade de partilha e debate sobre processos criativos.
Aprendizagens Essenciais
- Domínio dos processos de análise, síntese e reflexão crítica na criação artística.
- Competência para relacionar elementos visuais e textuais de forma significativa.
- Sensibilidade estética e pensamento abstrato para representar conceitos intangíveis.
- Desenvolvimento da autonomia e criatividade no uso de diversas técnicas visuais.
Perfil dos Alunos ao Final da Unidade
- Pensadores criativos, capazes de analisar e sintetizar ideias complexas.
- Comunicadores visuais que utilizam imagem e texto com intencionalidade expressiva.
- Autônomos na gestão do processo criativo, do esboço à obra final.
- Preparados para desafios artísticos reais, como a participação no Concurso CriaPoesia 2025.
Exemplos de trabalhos dos alunos do Desafio 2
Processo de Análise Processo Síntese (simplificação)



. Avaliação Geral
A avaliação desta unidade será realizada de forma contínua e sumativa, valorizando:
O processo criativo, refletido no registo do diário gráfico (esboços, estudos, anotações).
A capacidade de análise, síntese e experimentação desenvolvida pelos alunos.
A criatividade e originalidade na construção visual e na integração texto-imagem.
A qualidade da composição final, em termos de equilíbrio, coerência e impacto estético.
A apresentação e justificação crítica das escolhas realizadas.
Avaliação por Desafios
| Critério | Desafio 1: Análise Visual | Desafio 2: Síntese Visual | Peso (%) |
| Registo no Diário Gráfico | Estudos, esboços, notas e testes | Reflexão crítica e justificação | 30% |
| Representação Simbólica | Criatividade e pertinência visual | Capacidade de síntese e clareza | 25% |
| Integração Texto e Imagem | Relação inicial entre texto/imagem | Composição final equilibrada | 25% |
| Apresentação e Debate | Participação na discussão | Apresentação das escolhas e impacto | 20% |
Aprendizagens Essenciais
Ao concluir esta unidade, espera-se que os alunos sejam capazes de:
Aplicar técnicas mistas na criação de composições visuais que representem conceitos abstratos.
Estabelecer relações significativas entre texto e imagem, construindo mensagens poéticas e simbólicas.
Desenvolver pensamento crítico e criativo através da análise, síntese e reflexão do processo artístico.
Registar e documentar de forma sistemática o percurso criativo.
Demonstrar autonomia, responsabilidade e inovação no âmbito da criação artística.
Perfil do Aluno ao Final da Unidade
Os alunos deverão manifestar:
Capacidade de pensamento abstrato e análise crítica.
Competência para comunicar visualmente conceitos complexos com intencionalidade.
Autonomia na organização e gestão do processo criativo, do esboço à obra final.
Disposição para a experimentação e inovação nas linguagens visuais.
Preparação para responder a desafios artísticos contemporâneos, como na participação de Concurso Cria Poesia.
Considerações Finais para o Recurso
- Recurso pedagógico para professores de Desenho A no 11.º ano (professora Isabel Lucas).
- Pode ser adaptado a contextos diversos, mantendo o foco na interdisciplinaridade e inovação pedagógica.
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[i] “Poetographica” é um termo que pode ser interpretado de diferentes formas, já que não é amplamente padronizado na literatura ou na teoria da arte. Contudo, em contextos contemporâneos, ele costuma designar uma fusão entre poesia e imagem, seja visual, gráfica ou fotográfica — criando um tipo de poesia visual ou poesia gráfica. Pode incluir caligramas, fotopoesia, colagens poéticas, tipografias expressivas, entre outros.
Desenhar o Volume
Esta unidade foi concebida como um trabalho de diagnóstico para avaliar o nível técnico e criativo dos alunos à chegada ao 11.º ano na disciplina de Desenho A. O objetivo é explorar as competências de observação, análise e representação através do desenho de volumes simples (embalagens) e de projetos tridimensionais. As atividades/desafios foram organizadas para proporcionar uma visão global das capacidades dos alunos, promovendo a experimentação e o desenvolvimento de competências essenciais na área do desenho. Os alunos serão desafiados a captar características volumétricas dos objetos através de diferentes técnicas de desenho e posteriormente experimentar montagens tridimensionais. Este processo promove a articulação entre as competências essenciais da disciplina e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, reforçando a criatividade, a sensibilidade estética e o pensamento crítico.
DESAFIO 1 – Estudos de Desenho de Contorno
Os alunos irão desenhar embalagens (caixas de perfumes, medicamentos, etc.) com foco no contorno, explorando diferentes perspectivas. O objetivo é desenvolver a percepção da forma e do espaço através de linhas contínuas e expressivas.
Técnica: Desenho de contorno.
Materiais: Canetas (Marcador fibra, aparo, esferográfica).
Suporte: Folhas A2.
DESAFIO 2 – Estudos Lumínicos e Estruturais
Neste desafio, os alunos irão explorar os valores lumínicos, a volumetria e a estrutura das embalagens, utilizando grafite. O objetivo é desenvolver a capacidade de observar e interpretar luz e sombra para dar profundidade ao desenho.
Técnica: Grafite (diferentes durezas)
Suporte: Folhas A2.
DESAFIO 3 – Criação de uma Maqueta Inspirada em Frank Gehry
Após visualizar o documentário «Esboços de Frank Gehry», os alunos serão desafiados a criar maquetas tridimensionais, explorando novos volumes através de sobreposições e junções de embalagens. Posteriormente, será trabalhada a fotografia destas maquetas, explorando enquadramentos e luzes para destacar áreas de sombra, luz e tons médios.
Técnica: Construção tridimensional com embalagens, cartolinas, fita-cola e cola-bastão.
Suporte: Fotografias das maquetas sob diferentes condições de luz.
Maqueta final com destaque para as áreas de luz e sombra.
DESAFIO 4 – Ampliação por Quadrícula
Com base numa fotografia tirada no desafio anterior, os alunos irão ampliar a imagem para uma folha A2, utilizando o método da quadrícula. O objetivo é criar dois trabalhos A2 sobre o papel cavalinho. Ter atenção aos detalhes e representação dos volumes e valores lumínicos com a grafite e a caneta.
Técnica: Ampliação através quadrícula, grafite e caneta
Materiais: Fotocópia da foto, caneta e grafite
Suporte: Papel cavalinho A2.
Técnica com grafite
Técnica com caneta
DESAFIO 5 – Espaços e Cores
Os alunos são sensibilizados para a campanha «Mudança»(2024) contra a violência doméstica. Através da temática, criam composições (do desafio anterior) expressivas em lápis de cor, utilizando as cores da campanha para responder às questões da campanha e representando os volumes e transmitindo emoções.

Questões da Campanha:
– Conhece alguém que sofre ou sofreu de violência doméstica?
Sim – amarelo … Não – roxo … Não sei – vermelho
– Numa situação de violência doméstica?
Denuncio à PSP – verde … Peço ajuda – Azul … Não interfiro – laranja
Técnica: lápis de cor.
Materiais: Lápis de cor, papel cavalinho – A2.

Técnica de Lápis de cor usando a sinalética da campanha.

DESAFIO 6 – Ilustração sobre Violência Doméstica.
Com base no trabalho dos ilustradores Júlio Dolbeth e Rafael Rodrigues, os alunos irão criar uma ilustração sobre a temática da violência doméstica, aplicando as técnicas da retórica visual as figuras de estilo (Personificação, Elipse, Antítese, Policonia; Paliconia, Metáfora…)
Técnica: Ilustração
Materiais: Guache, acrílico
Suporte: Folhas A2.

Ilustrações finais
Referências dos Artistas Frank Gehry (n. 1929, Canadá): Arquiteto mundialmente reconhecido pelo seu uso inovador de formas escultóricas e volumes complexos. É conhecido por projetos como o Museu Guggenheim em Bilbao e a Walt Disney Concert Hall. Gehry inspira-se em métodos experimentais, explorando materiais e superfícies para criar estruturas ousadas e visualmente impactantes.
Júlio Dolbeth (n. 1973, Portugal): Artista e ilustrador português que utiliza técnicas mistas para criar imagens expressivas e conceptuais. O seu trabalho explora temáticas contemporâneas, muitas vezes com uma abordagem crítica e sensível.
Site: https://www.juliodolbeth.com/ Instagram: @dolbeth
Rafael Rodrigues: Ilustrador madeirense conhecido pela sua abordagem visual detalhada e pela exploração de temas culturais e sociais. O seu trabalho combina técnica apurada com mensagens que despertam reflexão.
Site: https://linktr.ee/rafaelateixeirarodrigues Instagram: @rafaelateixeirarodrigues
Bibliografia
Maia, G.; Porfírio, M. (s.d.). Desenho A – Ensino Secundário, 11.º Ano. ASA.

Maqueta final com destaque para as áreas de luz e sombra.
Técnica com grafite
Técnica com caneta