Desenhar o Volume
Esta unidade foi concebida como um trabalho de diagnóstico para avaliar o nível técnico e criativo dos alunos à chegada ao 11.º ano na disciplina de Desenho A. O objetivo é explorar as competências de observação, análise e representação através do desenho de volumes simples (embalagens) e de projetos tridimensionais. As atividades/desafios foram organizadas para proporcionar uma visão global das capacidades dos alunos, promovendo a experimentação e o desenvolvimento de competências essenciais na área do desenho. Os alunos serão desafiados a captar características volumétricas dos objetos através de diferentes técnicas de desenho e posteriormente experimentar montagens tridimensionais. Este processo promove a articulação entre as competências essenciais da disciplina e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, reforçando a criatividade, a sensibilidade estética e o pensamento crítico.
DESAFIO 1 – Estudos de Desenho de Contorno
Os alunos irão desenhar embalagens (caixas de perfumes, medicamentos, etc.) com foco no contorno, explorando diferentes perspectivas. O objetivo é desenvolver a percepção da forma e do espaço através de linhas contínuas e expressivas.
Técnica: Desenho de contorno.
Materiais: Canetas (Marcador fibra, aparo, esferográfica).
Suporte: Folhas A2.
DESAFIO 2 – Estudos Lumínicos e Estruturais
Neste desafio, os alunos irão explorar os valores lumínicos, a volumetria e a estrutura das embalagens, utilizando grafite. O objetivo é desenvolver a capacidade de observar e interpretar luz e sombra para dar profundidade ao desenho.
Técnica: Grafite (diferentes durezas)
Suporte: Folhas A2.
DESAFIO 3 – Criação de uma Maqueta Inspirada em Frank Gehry
Após visualizar o documentário «Esboços de Frank Gehry», os alunos serão desafiados a criar maquetas tridimensionais, explorando novos volumes através de sobreposições e junções de embalagens. Posteriormente, será trabalhada a fotografia destas maquetas, explorando enquadramentos e luzes para destacar áreas de sombra, luz e tons médios.
Técnica: Construção tridimensional com embalagens, cartolinas, fita-cola e cola-bastão.
Suporte: Fotografias das maquetas sob diferentes condições de luz.
Maqueta final com destaque para as áreas de luz e sombra.
DESAFIO 4 – Ampliação por Quadrícula
Com base numa fotografia tirada no desafio anterior, os alunos irão ampliar a imagem para uma folha A2, utilizando o método da quadrícula. O objetivo é criar dois trabalhos A2 sobre o papel cavalinho. Ter atenção aos detalhes e representação dos volumes e valores lumínicos com a grafite e a caneta.
Técnica: Ampliação através quadrícula, grafite e caneta
Materiais: Fotocópia da foto, caneta e grafite
Suporte: Papel cavalinho A2.
Técnica com grafite
Técnica com caneta
DESAFIO 5 – Espaços e Cores
Os alunos são sensibilizados para a campanha «Mudança»(2024) contra a violência doméstica. Através da temática, criam composições (do desafio anterior) expressivas em lápis de cor, utilizando as cores da campanha para responder às questões da campanha e representando os volumes e transmitindo emoções.
Questões da Campanha:
– Conhece alguém que sofre ou sofreu de violência doméstica?
Sim – amarelo … Não – roxo … Não sei – vermelho
– Numa situação de violência doméstica?
Denuncio à PSP – verde … Peço ajuda – Azul … Não interfiro – laranja
Técnica: lápis de cor.
Materiais: Lápis de cor, papel cavalinho – A2.
Técnica de Lápis de cor usando a sinalética da campanha.
DESAFIO 6 – Ilustração sobre Violência Doméstica.
Com base no trabalho dos ilustradores Júlio Dolbeth e Rafael Rodrigues, os alunos irão criar uma ilustração sobre a temática da violência doméstica, aplicando as técnicas da retórica visual as figuras de estilo (Personificação, Elipse, Antítese, Policonia; Paliconia, Metáfora…)
Técnica: Ilustração
Materiais: Guache, acrílico
Suporte: Folhas A2.
Ilustrações finais
Referências dos Artistas Frank Gehry (n. 1929, Canadá): Arquiteto mundialmente reconhecido pelo seu uso inovador de formas escultóricas e volumes complexos. É conhecido por projetos como o Museu Guggenheim em Bilbao e a Walt Disney Concert Hall. Gehry inspira-se em métodos experimentais, explorando materiais e superfícies para criar estruturas ousadas e visualmente impactantes.
Júlio Dolbeth (n. 1973, Portugal): Artista e ilustrador português que utiliza técnicas mistas para criar imagens expressivas e conceptuais. O seu trabalho explora temáticas contemporâneas, muitas vezes com uma abordagem crítica e sensível.
Site: https://www.juliodolbeth.com/ Instagram: @dolbeth
Rafael Rodrigues: Ilustrador madeirense conhecido pela sua abordagem visual detalhada e pela exploração de temas culturais e sociais. O seu trabalho combina técnica apurada com mensagens que despertam reflexão.
Site: https://linktr.ee/rafaelateixeirarodrigues Instagram: @rafaelateixeirarodrigues
Bibliografia
Maia, G.; Porfírio, M. (s.d.). Desenho A – Ensino Secundário, 11.º Ano. ASA.