“O rapaz que prendeu o vento”
William Kamkwamba nasceu no Malawi, onde vivia na mais absoluta pobreza e, aos 13 anos, teve de abandonar a escola por falta de meios. Mas isso não refreou o seu otimismo nem a sua vontade de aprender e, graças a uma biblioteca escolar, continuou a acompanhar as matérias escolares.
Um dia descobriu um livro que mudaria por completo a sua vida e que explicava o funcionamento dos moinhos de vento. Utilizando materiais improvisados, muitas vezes recolhidos em sucatas, William conseguiu montar dois moinhos de vento e, assim, fornecer energia elétrica e água à sua pequena comunidade.
O seu feito tornou-se notícia em todo o mundo e é contado neste livro e em filme “O rapaz que prendeu o vento” que retrata os problemas que afligem o continente africano e sugere que as melhores soluções não partem necessariamente da ajuda dos países ricos.
A nossa sugestão de atividade para os professores ou pais proporem às crianças é que lhes seja lançado dois desafios:
DESAFIO 1
Após o visionamento do filme “O rapaz que prendeu o vento”, tentar refletir e dar resposta às seguintes questões:
- Qual a situação problema que o filme trata?
- Qual o princípio de funcionamento do objeto técnico inventado?
- Que tipo de atitudes tecnológicas revelou William?
Seguindo as etapas do método de resolução de problemas (definição do problema, investigação de soluções), realiza graficamente, com esboços e indicações escritas sobre os materiais que utilizarias se fosses construir o teu próprio moinho de vento.
DESAFIO 2
Os mapas mentais procuram organizar e planear a nossa mente de uma maneira visual e sintética. O que te pedimos é que realizes um mapa mental com a história resumida do filme e ou com o processo criativo.
- Juntamos uma apresentação sobre o tema, EVT Moinhos de Vento, do Agrupamento de Escolas do Rio Novo do Príncipe, em Cacia
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“Jogo de mesa 17 ODS”
A importância do desenvolvimento sustentável e a consciencialização de comportamentos que visem implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, que devem ser estabelecidos por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030.
O desafio tem como objetivo principal o conhecimento das crianças e jovens dos 17 objetivos para incentivar uma cidadania ativa, consciente e ambientalmente culta. Esta sensibilização pode ser feita de forma divertida e lúdica, como se pode ver no vídeo “Viva os objetivos!” .
A nossa sugestão de atividade para os professores ou pais proporem às crianças é que lhes seja lançado mais um desafio:
DESAFIO 3
Após visionares os vídeos começa a produção de um artefacto – jogo de mesa, com a temática “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”. Para tal, constrói um tabuleiro em cartão, madeira ou outro material. Sobre o tabuleiro procede à colagem de recortes do cartaz dos 17 objetivos (que podes imprimir ou copiar).
Será necessário criar pins ou marcas e dados, assim como, elaborar as regras do jogo. Uma vez completado o tabuleiro, planifica e monta uma caixa para o embalar.
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“Construir ideias. Reutilizar materiais”
A produção de resíduos é um dos maiores problemas ambientais dos nossos dias. A “política” dos 3 R’s tem como objetivo promover uma gestão mais eficiente dos resíduos, de forma a diminuir o seu impacto no ambiente.
No âmbito deste estudo os alunos de uma escola sugeriram ideias simples e viáveis para REAPROVEITAR materiais. Para tal, criaram e montaram objetos lúdicos a partir de garrafas de plástico, e desta maneira, aplicaram técnicas, conhecimentos e sensibilizaram os colegas para a politica de gestão de resíduos.
DESAFIO 4
A partir da reutilização de garrafas de água, idealiza e constrói um carrinho de plástico com movimento produzido por energia potencial elástica.
Visiona este vídeo e vídeos idênticos e repara qual o principio de funcionamento do(s) carrinho(s). Procura fazer outros modelos de veículos.
(Uma proposta TAOLAO)
DESAFIO 5
A partir da reutilização de garrafas de água, constrói um candeeiros de teto. Podes te inspirar na sugestão do vídeo seguinte:
Para procederes à montagem do circuito elétrico do teu candeeiro deves conhecer os componentes necessários e a maneira de os interligar:
- um gerador de corrente que crie uma tensão – uma pilha, ou simplesmente uma fonte de alimentação;
- um receptor que utiliza a corrente elétrica, neste caso para iluminação – uma lâmpada e respectivo suporte;
- fio condutor que transporta acorrente e liga estes componentes;
- um comando que regule a passagem da corrente – interruptor
Representação esquemática do circuito elétrico
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“A minha viseira protetora”
A pandemia causada pelo vírus Covide19, forçou a Organização Mundial de Saúde a decretar o estado de emergência de saúde internacional e o uso obrigatório de máscara e/ou viseira de modo a evitar a propagação do vírus.
No Agrupamento de Escolas do Freixo, em Ponte de Lima, a professora de E.T. lançou o desafio aos seus alunos confinados em casa para que criassem a sua própria viseira.
DESAFIO 6
O desafio que te lançamos é realizares a tua própria viseira. Para tal, faz uma prospecção pela tua casa, analisa algumas viseiras e vê que tipo de materiais podes utilizar e que equipamentos vais necessitar. Após a análise do objeto – Viseira, adapta as tuas ideias aos recursos que dispões.