1.º CICLO – Expressão Plástica

“Quem conta um conto acrescenta um ponto.”

Sim! Um ponto é a capacidade de invenção e imaginação que todos temos quando interpretamos ou recontamos uma pequena história.

O Plano Nacional do Cinema divulgou uma série da RTP com o título “CRIAS”Crias, é uma série de 26 episódios de animação transmitida pela RTP 2, na hora dos mais pequenos irem dormir.

Das lontras aos cachalotes, das girafas aos elefantes, passando pelos pinguins, os morcegos ou os javalis esta série apresenta os hábitos de pré-sono de algumas espécies.

A nossa sugestão de atividade para  professores ou pais proporem às crianças é apresentada em forma de desafios, após o visionamento de um ou vários episódios, em ZIG ZAG PLAY.

 

DESAFIO 1

Lontras a dormirem de mãos dadas. Crocodilos bebés a dormirem nas bocas das mães. Ratos a fugirem de corujas. Estes são alguns dos comportamentos dos animais na hora de dormirem.

Conta à tua maneira um dos episódios que viste. Para tal, num papel e com materiais riscadores à tua escolha, desenha, pinta e faz colagens usando e aplicando todas as técnicas que conheces (soprado direto, escorrido, dripping, salpico,esponjamento, etc.).

DESAFIO 2

Inspira-te nas figuras do episódio que visionaste. Com as mãos, utilizando plasticina ou outra pasta de modelação, modela uma cria. Usa uma ou mais cores e a tua criatividade.

   

___________________________________________________________________________________

 

“A princesa  Ólhameh”   

A princesa Ólhameh foi distinguida com a Grande Pompa, para a princesa receber esta ilustre distinção, precisa da tua ajuda. Vais construir o figurino para a princesa Ólhameh mas, para tal, com ajuda dos familiares, começa por fazer uma investigação sobre a “arte hippie”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DESAFIO 3

Desenha a princesa respeitando as características físicas. Não te esqueças das informações que a imagem e o texto te indicaram sobre a princesa.

DESAFIO 4

Realiza uma boneca articulada com os seguintes elementos, cabeça, corpo, pernas e braços articulados com ataches ou utensílios semelhantes. A princesa será construída em cartão. Do guarda-roupa faz parte turbante, camisola, saia, sapatos e um lenço. Podes também criar os acessórios preferidos da princesa, sem nunca esquecer que devem estar de acordo com a personalidade e os gostos da princesa.

Para a Grande Pompa, cada aluno terá de construir um figurino Princesa completo.

_______________________________________________________________________________

 

“Dia Mundial da Dança” 

 

No “Dia Mundial da Dança” o projeto Cantar Mais foi à escola cantar com os alunos, preparar o corpo e a voz, como podes ver no vídeo, https://youtu.be/-O1p-iZJDtU

Já na aula, o professor desafiou os alunos para criarem bonecos articulados, que imitassem os movimentos realizados durante a sessão do projeto.

Tratava-se de um desafio de engenho e criatividade, uma verdadeira criação de um pequeno mecanismo simples, a partir de materiais reaproveitados (rolhas, pequenos arames, tampas, pedaços de cartão de embalagens, etc).               

DESAFIO 5

Realiza um boneco que imite movimentos de dança utilizando os materiais que conseguires descobrir para concretizar a tua ideia.

Mas   primeiro vê com atenção a proposta dada. Uma proposta de Cristhian Carava The Automata 

 

 

 

 

_______________________________________________________________________

 

 

Estranhões, bizarros e outros seres sem exemplo…

José Eduardo Agualusa, Estranhões e bizarrocos: estórias para adormecer anjos

 

José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, em dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro, Berlim — e, atualmente, divide o seu tempo entre Lisboa e a Ilha de Moçambique. É romancista, contista, cronista e autor de literatura infantil. Os seus romances têm sido distinguidos com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros. Toda a sua obra literária está publicada na Quetzal. (Fonte:site https://www.wook.pt/autor/jose-eduardo-agualusa/15647).

DESAFIO 6

Lê com muita atenção a estória Estranhões, bizarrocos e outros seres sem exemplo.

“Jacomé era um inventor de coisas impossíveis, (…). Um dia inventou um animal que não se assemelhava a mais nenhum.”

Inspirado no inventor Jacomé, utiliza os materiais que tens à tua disposição em casa e constrói um animal novo.

 

    

Para inventares o teu animal podes utilizar uma técnica criativa chamada ” Combinações Forçadas” que consiste em misturar partes de animais criando um novo animal.

   

Representam visualmente a paisagem à maneira de Hundertwasser. Para tal, pensam numa paisagem natural e desenham os elementos da paisagem numa folha de papel, decorando com muitas linhas e cores inspirados na obra de Hundertwasser “Árvores Inquilino não dormem – Árvores inquilinos acordados” – um inquilino que mora na casa achava que as árvores também deviam existir nas casas. (Como são  e o que fazem lembrar as árvores na pintura do artista? As árvores são parecidas com as da natureza?) Nos quadros do pintor a visão fantástica da natureza está por todo o lado.

 

_________________________________________________________________________________________