Plano de Trienal de Atividades da APEVT – 2018 /2021
PREÂMBULO
A Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica, doravante designada por APEVT, tem como finalidade o estudo e investigação do ensino nas áreas artísticas e tecnológicas, suas pedagogias e didáticas, com vista à promoção dos professores destas áreas educativas, que se identifiquem com os seus princípios e objetivos, reconhecendo o património de reflexão e capacidade de intervenção na concretização e defesa da qualidade e importância das aprendizagens fundadas numa cultura artística e cientifica de base humanista.
NOTA INTRODUTÓRIA
O Plano de Atividades para o próximo triénio 2018/2021, está orientado para as questões importantes e fundamentais que a APEVT tem vindo a projetar o seu trabalho nos últimos anos, ou seja na especificação das questões de caráter científico e pedagógico, bem como estético, técnico, cultural, profissional e ético dos seus associados e na sua inserção interveniente no sistema educativo português, na promoção de ações de informação, de troca de experiências, na realização de formação que estimule o aperfeiçoamento das suas práticas e competências nos domínios de desempenho do ensino da expressão plástica, da educação visual, da educação tecnológica, das artes visuais e do design e tecnologia.
A APEVT, após um processo de reestruturação interna e afirmação externa da sua representatividade institucional, está preparada para dar o seu contributo relativamente ao processo de inovação educativa o que exige uma resposta estruturada em múltiplas dimensões: – difusão da visão do perfil dos alunos à saída do ensino obrigatório; – aprofundamento do projeto de autonomia e flexibilidade curricular; – valorização das novas orientações curriculares para a educação pré-escolar; – desenvolvimento de um modelo de avaliação mais preventivo e formativo; – aplicação do modelo multinível da educação inclusiva; – difusão de uma estratégia para a cidadania; – investimento na formação continua dos docentes; – melhoria das condições de trabalho na sala de aula, nomeadamente pela redução do número de alunos por turma; – promoção de regimes de docência partilhados em sala de aula, proporcionando processos diferenciados de articulação de saberes, aumentando o interesse e capacidade de trabalho; – contribuição para a estabilidade socioprofissional, a segurança no trabalho, a equidade e clareza na progressão da carreira docente e para o reconhecimento que os professores merecem por parte da sociedade.
O presente plano perspetiva eventos que serão realizados ao longo dos três anos, podendo ser oportuna uma eventual reorganização face aos desenvolvimento de medidas, particularmente direcionadas às nossas disciplinas. A APEVT, como sempre, tomará as posições que julgar adequadas em tempo útil e dará sempre contributos ajustados a cada caso, perspetivando a defesa dos princípios orientadores da sua ação e a construção de mecanismos conducentes à melhoria do ensino. Neste contexto, pretendemos trabalhar com todos os parceiros e organizações representativas dos professores, onde analisamos, refletimos e intervimos na defesa dos interesses científico-pedagógicos e socioprofissionais dos docentes, tendo em vista a melhoria das condições para o sucesso das aprendizagens e da dignificação dos docentes. Tudo faremos para conseguir que as posições assumidas sejam objeto de consideração e vontade política por parte do ME na sua orientação para a cooperação institucional e reforço da sua capacidade interventiva junto dos professores e instituições e do poder politico, responsáveis pela orientação do ME cuja ação deve ter em conta as posições assumidas pelas associações, organizações que, pela sua função, maior consistência podem dar às medidas que julgamos poderem ser ajustadas aos problemas atuais do sistema educativo.
A APEVT, tem como objetivo devolver às escolas e aos alunos as condições necessárias para a educação e ensino da Área Artística e Tecnológica e por isso, considera como Intervenção Prioritária as seguintes finalidades:
- A dignificação do ensino das disciplinas e áreas artísticas, que desenvolvem a sensibilidade estética e artística no domínio de processos técnicos e performativos envolvidos na criação artística;
- A dignificação do ensino das disciplinas e áreas tecnológicas, que solicitam a aquisição de uma cultura tecnológica como componente de integração dos saberes, onde os aspetos científicos e tecnológicos se associam ao saber fazer operativo e instrumental;
- A dinamização dos professores associados na defesa dos seus interesses científicos, didáticos, pedagógicos, culturais e profissionais;
- A promoção do aperfeiçoamento das competências profissionais dos professores, nos domínios da prática pedagógica, tendo em vista a melhoria da educação e do ensino nos diferentes ciclos de estudo da escolaridade obrigatória: ensino pré-escolar; 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário;
- O apoio à atividade profissional e à autoformação concebida como fator de produção de materiais, de métodos de pesquisa, experimentação e inovação pedagógica;
- A divulgação das atividades da associação, em diferentes formatos, utilizando diferentes meios de comunicação, de modo a informar e promover a intercomunicação entre todos os associados, bem como divulgar trabalhos de reconhecido valor científico e de manifesto interesse para o desenvolvimento de melhores práticas a adotar pelos professores;
ATIVIDADES
Eixos Prioritários de Atuação |
Orientações Estratégicas
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Domínios de Intervenção |
Desenvolver a sustentabilidade da APEVT.
Implementar ações da APEVT em todo o território nacional. |
Gerir com clareza ética e deontológica os órgãos de direção.
Mobilização dos associados para as grandes questões educacionais.
Enquadramento nas orientações estratégias definidas pela Direção, tendo em conta as alterações estatutárias que visam uma maior agilidade na estrutura funcional, maior abrangência da ação educativa e maior coesão nacional da Associação. |
– Gerir com organização e clareza a ação administrativa e financeira da APEVT, (sede, sócios, serviços, relatórios anuais, avaliação planos de atividades, sustentabilidade, etc.); … continuando a atualização da base de dados nacional dos sócios e estabelecendo um controlo de contas diário, tendo em vista balancetes mensais; … calendarizando, mensalmente, as ações e tarefas decorrentes do Plano de Atividades. … articulando o plano de atividades da associação com o plano de atividades do centro de formação
– Desenvolver as ações, sensibilizar os professores para a participação nos debates sobre as várias temáticas que nos serão colocadas; … utilizando mais organizadamente os meios de comunicação internos, (Newsletter, Site, Paginas WEB) e criando novas modalidades de ações, workshops, seminários, encontros, conferencias, etc.
– Disponibilizar condições de apoio direto à atividade docente ao nível da formação e práticas de trabalho: … associando a APEVT às iniciativas promovidas a nível das escolas e outras organizações educativas clarificando o objeto e importância socioeducativa das nossas disciplinas; … reforçar o apoio direto à atividade docente a nível da sala de aula / práticas de trabalho e de animação sociopedagógica, em torno das escolas, participando na dimensão cultural destas.
– Dinamizar a cooperação da Direção e das Delegações Regionais, particularmente as da RAM e RAA: … promovendo as medidas adequadas à concretização dos objetivos da Associação prosseguindo as suas linhas estratégicas de atuação; … implementando o plano de atividades e projetos de formação cientifica, didática e pedagógica de âmbito regional, promovendo concomitantemente o plano de formação do Centro de Formação; … participando nas reuniões de Direção e integrando a comissão pedagógica do Centro de Formação.
– Cumprir o compromisso estabelecido por protocolo entre a APEVT -Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica e o ME/DGE – Direção Geral da Educação e a Secretaria Regional de Educação – RAM, no âmbito da mobilidade estatutária de docentes.
– Promover novos protocolos com outras estruturas governativas de modo a melhorar o trabalho das restantes Delegações Regionais. |
Intervir junto das respetivas entidades e da opinião pública em todos os domínios que se relacionem com a educação.
Calendarizar eventos nacionais e regionais. |
Analisar, refletir e intervir continuamente na defesa dos interesses científicos, pedagógicos e socioprofissionais dos professores, tendo em vista uma escola promotora de sucesso.
Fomentar a reflexão dos problemas suscitados pelo ensino da expressão plástica, educação visual, educação tecnológica, artes visuais, arte, design e tecnologias através da promoção de eventos educativos.
Formular propostas de desenvolvimento e organização curricular.
Mobilizar os professores para que se constituam como profissionais ativos e agentes de transformação no desenvolvimento coerente do sistema educativo, através de meios presenciais ou à distancia, analógicos ou digitais.
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– Desenvolver uma ação contínua, concertada e envolvente junto do poder político, a administração educativa e as associações e organizações congéneres nacionais: … participando em reuniões entre as associações e a SEE/DGE, nomeadamente nos grupos de trabalho: Aprendizagens Essenciais 1º ciclo – Estudo do Meio e 2º e 3º ciclos – Educação Visual e Educação tecnológica; … participando no Conselho Cientifico do IAVE e como auditores de provas de avaliação externa dos alunos; … continuando os contatos com a tutela tendo em vista a resolução de problemas emergentes da aplicação das matrizes curriculares base para a área artística e tecnológica do PAFC, nomeadamente no desenvolvimento de propostas conjuntas entre a SEE e a APEVT, APM, APCV e APROTED; … tomando posições publicas, nomeadamente, sobre as matrizes curriculares base, no que concerne à introdução da disciplina das TIC na área artística do 2º CEB e da extinção da ET no 3º CEB; … solicitando com regularidade, aos Grupos Parlamentares troca de informações sobre matérias de interesse educativo e enviar pareceres; … aprofundando iniciativas conjuntas, nomeadamente da Rede Interdisciplinar criada entre a APEVT, APM, APEM e APP.
– Promover e desenvolver eventos educativo-culturais: … organizando Encontros Nacionais e Regionais com Conferências, Debates e Sessões paralelas de formação especifica, preferencialmente com periodicidade anual; … promovendo junto dos professores Seminários e Ações de Curta Duração a partir da sua organização local/regional.
– Participar em congressos e outras iniciativas educativas, promovendo o intercâmbio científico no país e no estrangeiro: … continuando a promover protocolos e parcerias para além dos que já foram estabelecidos, nomeadamente com a ESEV | Instituto Politécnico de Viseu, Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, Rede Nacional Paradigmas da Educação e Rede Círculos de Inovação; … promovendo Concursos para as escolas com temáticas ligadas às didáticas especificas das artes e da tecnologia e aos dilemas globais, tais como: ambiente, sustentabilidade, defesa do consumidor, património e cidadania.
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Divulgar as atividades da associação, em diversos formatos e diferentes meios de comunicação |
Desenvolver uma intensa ação de modo a informar e promover a intercomunicação entre todos os associados e a promoção da associação, valorizando o plano ético e deontológico, o plano sociopedagógico, o plano produtivo e mobilizador das atividades, aliado a uma linha gráfica mais afirmativa da APEVT. |
– Gerir quotidianamente as páginas do Facebook e Site. Para além da gestão da formação e de outra documentação e serviços organizacionais.
– Transformar a Newsletter num Boletim mensal, que integre um diretor e uma equipa editorial que publicite ações, artigos e documentos de referência de apoio à atividade docente e à defesa da estabilidade socioprofissional.
– Transformar a Revista Informar numa revista científica que integre um diretor e uma equipa editorial com um painel de personalidades externas de apoio e produção de conteúdos científicos.
– As gestões destes meios devem organizar-se como um serviço a professores e escolas, enquanto forma privilegiada de servir a educação, o ensino e os seus profissionais no quotidiano escolar. Sem descurar o pragmatismo decorrente dos recursos humanos e financeiros disponíveis à APEVT, pretende-se: – Animação de redes de trabalho cooperativo / colaborativo entre professores e escolas. – Animação da permuta de materiais pedagógicos e experiências educativas. – Promoção da produção de conhecimento sobre esta área educativa. – Recensão e inventário dinâmico de disponibilidades de material didático no mercado, escolas e outras instituições. – Promoção da conceção de guiões pedagógicos e técnicos para o desenvolvimento de produtos didáticos.
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Reorganizar o Centro de Formação acentuando maiores níveis de eficácia e participação
Adequar estrategicamente o Plano de Formação às necessidades formativas
Alargar destinatários das ações de formação a todos os níveis de ensino |
Reestruturação da organização do centro de formação, através de uma comissão pedagógica que integre as delegações regionais e as assessorias do diretor.
Promover, como entidade formadora, ações de formação que resultem das necessidades profissionais, do interesse pessoal dos seus associados e das necessidades emergentes das mudanças educativas do sistema. |
Garantir o funcionamento do centro de formação no respeito pelo seu regulamento interno e a atuação articulada entre os seus órgãos: … elegendo o diretor do centro; … constituindo a comissão pedagógica; … elaborando o Plano de Formação.
– Implementar o Plano de Formação de acordo com as necessidades de formação e da arquitetura da formação continua de professores: … privilegiando modalidades de formação em Oficina de Formação e Projetos em contexto escolar; … secundarizando ações meramente aquisitivas e focadas no conhecimento e adestramento de técnicas específicas; … assumindo as necessidades e o reforço de formação e estímulos à autoformação no campo das Didáticas Especificas, nomeadamente através de ações de curta duração; … promovendo patrocínios de apoio às ações como incentivo à inscrição de formações pagas pelos formandos, “autofinanciadas”; … alargando a bolsa de formadores interna da associação; … implementando o novo regulamento do centro de formação.
– Concretizar ações de formação de formadores constantes no protocolo entre a APEVT e o ME/DGE, no âmbito do Programa 2020.
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Criar Centro de Recursos com uma forte componente digital
Produzir uma oferta diversificada de Recursos Educativos
Dinamizar projetos de pesquisa
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Fomentar a reflexão dos problemas suscitados pelo ensino da expressão plástica, educação visual, educação tecnológica, artes visuais, arte, design e tecnologias, através da organização de iniciativas públicas e de divulgação de materiais pedagógicos e didáticos, designadamente da formação inicial e contínua e dos meios materiais para a sua concretização.
Analisar as influências da educação e do ensino das áreas artísticas e tecnológicas, numa perspetiva de intervenção global nas problemáticas sociais de interesse coletivo, tais como ambiente, sustentabilidade, defesa do consumidor, património e cidadania; |
– Considerar os programas e projetos de investigação nas áreas da Educação Artística / Artes Visuais / Educação Visual e Educação Tecnológica, quer em termos de investigação geral, quer em termos de investigação aplicada ao ensino e à educação: …. inventariando as investigações produzidas nestas áreas realizadas no âmbito de projetos de Mestrados e Doutoramento. … editando monografias sobre experiência de realizações de atividades da área educativa, (recenseamento; estudo e apresentação; edição. … produzindo documentos de reflexão relativamente à forma como se apresentam os conteúdos programáticos nos manuais escolares sendo necessário constituir protocolos, que, através de uma comissão científica, análise e formule pareceres nesse sentido.
– Elaborar uma carteira de oferta diversificada de Recursos Educativos (centrada na mobilidade estatutária de docentes e no trabalho a desenvolver por esses docentes). A ser possível a sua concretização, a organização do centro de recursos garantia as condições mínimas necessárias para: – Conceção do modelo organizacional domínios de intervenção e esquema de funcionamento. – Recensão do fundo documental. – Aquisição/registo e difusão dos primeiros produtos documentais. – Planificação das modalidades de produção documental. – Definição das áreas de intervenção do centro. – Definição de modelos próprios de produção e difusão, (meios de edição e divulgação internos e meios externos com protocolo, nomeadamente com a plataforma da DGE). – Intervenção em programas e projetos de pesquisa e investigação educacional nacionais e internacionais.
– Manter, reforçar e estabelecer novos protocolos e parcerias.
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Plano de Anual de Atividades – 2019/2020
MISSÃO
O Plano Anual de Atividades 2019-2020 decorre do Plano de Atividades da APEVT para o triénio 2018/2021 que está orientado para as questões de caráter científico e pedagógico, cultural, profissional e ético dos seus associados, para a sua inserção interveniente no sistema educativo português e no desenvolvimento de competências nos domínios de desempenho do ensino da Área Artística e Tecnológica, visando sempre as seguintes finalidades:
- A dignificação do ensino das disciplinas da área artística e tecnológica, através da promoção de materiais informativos e eventos cientifico-culturais;
- A dinamização dos professores associados na defesa dos seus interesses científicos, didáticos, pedagógicos, culturais e profissionais;
- A promoção do aperfeiçoamento das competências profissionais dos professores, nos domínios da prática pedagógica, através da oferta de ações de formação continua, constantes do plano anual de atividades do centro de formação, CFAPEVT;
- O apoio à atividade profissional e à autoformação concebida como fator de produção de materiais, de métodos de pesquisa, experimentação e inovação pedagógica;
DOMÍNIOS DE INTERVENÇÃO E EIXOS PRIORITÁRIOS DE ATUAÇÃO
ORGANIZAÇÃO
Mobilização dos associados e professores em geral, enquadrada nas orientações estratégicas definidas pela Direção e decorrentes do Plano Atividades para o triénio 2018/2021, tendo em vista maior abrangência da ação educativa e a coesão nacional da Associação:
- Gestão e administração da APEVT, (sede, sócios, serviços, relatórios anuais, avaliação planos de atividades, sustentabilidade, etc.).
- Calendarização e divulgação mensal, interna e externa, das ações e tarefas decorrentes do Plano de Atividades.
- Articulação do Plano de Atividades da Associação com o Plano de Atividades do Centro de Formação.
- Gestão, quotidiana dos meios de comunicação internos e externos da associação, (Newsletter, Site, Páginas WEB).
- Promoção das medidas adequadas à concretização dos objetivos da associação prosseguindo as suas linhas estratégicas de atuação.
- Implementação projetos de formação científica, didática e pedagógica para a Expressão Plástica, Educação Visual, Artes Visuais e Educação Tecnológica de âmbito nacional e regional e criando modalidades formativas, (cursos, workshops, seminários, encontros, conferências, oficinas de formação, concursos, exposições etc.).
INTERVENÇÃO
Intervir, e fomentar a reflexão dos problemas suscitados pelo ensino da expressão plástica, educação visual, educação tecnológica, artes visuais, arte, design e tecnologias, através de meios presenciais ou à distância:
- Participação em atividades entre a APEVT e o Direção Geral de Educação, DGE, nomeadamente decorrentes de programas e documentos orientadores de carácter curricular, sempre que necessário e pertinente. Elaboração do programa da nova disciplina de Oficina de Design, do Curso Científico-Humanísticos de Artes Visuais 12º ano, ou de formação de professores, do respetivo domínio científico.
- Participação em reuniões e grupos de trabalho institucionais, visando propostas de intervenção ou projetos, bem como o respetivo contributo para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
- Participação no Conselho Científico do IAVE e auditores de provas de avaliação externa da área artística e tecnológica.
- Participação em atividades entre a APEVT e Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, ANQEP, nomeadamente na elaboração das Aprendizagens Essenciais para a disciplinas de Imagem e Som A e B do 11.º e 12.º anos dos Cursos de Design da Comunicação, Design de Produto e Produção Artística.
- Intervenção sobre os aspetos concetuais e operacionais das matrizes curriculares base, (Dec. Lei55), nomeadamente no que concerne à introdução da disciplina das TIC na área artística do 2º 3º CEB e respetivas consequências na gestão e operacionalização das disciplinas desta área e na distribuição de serviço docente.
- Participação nos projetos em curso da Academia da Gulbenkian do Conhecimento, Ordem dos Arquitetos em parceria com a APEVT e a APG visando promover a cultura territorial dos jovens, através da implementação de medidas integradas na Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP).
FORMAÇÃO
Implementar o Plano Anual de Formação de acordo com a arquitetura da formação continua de professores, com as necessidades de formação decorrentes de medidas suscitados pelo sistema educativo e das prioridades emergentes do Plano Atividades da APEVT:
- Conceção e oferta de modalidades de formação em Oficina de Formação em contexto escolar e resposta a solicitações e necessidades pontuais de formação no campo das Didáticas Especificas através da realização de ações de curta duração.
- Celebração de novas parcerias entre o CF-APEVT e redes congéneres, nomeadamente, CFAEPM de Portimão e Monchique; CFAE de Arouca, Vale de Camara e Oliveira de Azeméis, CFRCA de Leiria).
- Implementação do novo Regulamento do Centro de Formação, alargando a bolsa de formadores interna e intensificando a oferta de formação quer no continente quer nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
- Participação e aprofundamento das iniciativas conjuntas da Rede Interdisciplinar – APEVT, APM, APEM e APP, nomeadamente na criação de protocolos de Acompanhamento de Escolas com trabalhos projeto em curso, visando apoio integrado na realização de atividades formativas e na organização do Encontro anual “Interdisciplinaridade | Projetos e desafios”, decorrente do trabalho realizado durante o ano escolar 2019/2020.
RECURSOS E PROJETOS
Produzir uma oferta diversificada de Recursos Educativos e Dinamizar projetos de pesquisa:
- Recensão do fundo documental e elaboração e difusão de produtos documentais e recursos educativos com formato analógico ou digital;
- Conceção de recursos formativos em B´Learning, nomeadamente sobre Trabalho Baseado em Projeto em elaboração conjunta entre as associações profissionais, (APPI, APP, APM, APH, APEVT, APG)
APEVT 2019