APEVT

APEVT

Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Menu
  • APEVT
  • Institucional
    • APEVT
    • Plano de Atividades
    • Orgãos
    • Estatutos
    • Documentos
    • Protocolos e Parcerias
    • Arquivo Web
    • Histórico de Atividades
    • Revista inFormar
  • RECURSOS
    • 1.º CICLO – Expressão Plástica
    • 2.º CICLO – Educação Visual
    • 2.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 3.º CICLO – Educação Visual
    • 3.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 1.º 2.º 3.º CICLO – Portefólio
    • FEEDBACK
  • Centro de Formação APEVT
  • APEVT Madeira
  • APEVT Açores
  • Associe-se à APEVT!

3.º CICLO – Educação Tecnológica

“O rapaz que prendeu o vento”

 

William Kamkwamba nasceu no Malawi, onde vivia na mais absoluta pobreza e, aos 13 anos, teve de abandonar a escola por falta de meios. Mas isso não refreou o seu otimismo nem a sua vontade de aprender e, graças a uma biblioteca escolar, continuou a acompanhar as matérias escolares.

Um dia descobriu um livro que mudaria por completo a sua vida e que explicava o funcionamento dos moinhos de vento. Utilizando materiais improvisados, muitas vezes recolhidos em sucatas, William conseguiu montar dois moinhos de vento e, assim, fornecer energia elétrica e água à sua pequena comunidade.

O seu feito tornou-se notícia em todo o mundo e é contado neste livro e em filme “O rapaz que prendeu o vento” que retrata os problemas que afligem o continente africano e sugere que as melhores soluções não partem necessariamente da ajuda dos países ricos.

A nossa sugestão de atividade para os professores ou pais proporem às crianças e jovens dois desafios:

DESAFIO 1

A. Após o visionamento do filme “O rapaz que prendeu o vento”. Tentar reflectir e dar resposta às seguintes questões:

  1. Qual a situação problema que o filme trata?
  2. Qual o princípio de funcionamento do protótipo realizado?
  3. Que transformações de energia permitiram por em ação o objeto técnico inventado?
  4. Que tipo de atitudes tecnológicas revelou William?

B. Seguindo as etapas do método de resolução de problemas (definição do problema, investigação de soluções), realiza graficamente, com esboços e indicações escritas sobre os materiais que utilizarias se fosses construir o teu próprio moinho de vento.

 

DESAFIO 2

O moinho de vento do William tinha por certo, um circuito eléctrico com uma fonte de energia (ar em movimento e as velas do moinho faziam rodar um gerador elétrico – dínamo da bicicleta); com condutores (fios eléctricos) e um receptor (a bomba de água que retirava água do poço) e um componente de controlo do circuito – interruptor.

Experimenta realizar um circuito, idêntico ao descrito e igual ao da figura ao lado, com uma pilha de 1,5 volts que acenda uma luz, (utiliza componentes a partir do reaproveitamento de materiais – lanternas e brinquedos velhos, por exemplo.)

 

 

Por fim podes fazer a análise do objeto construído, Para tal visualiza o video “Análise do Objeto Técnico” e a partir dos seus conhecimentos tenta elaborar uma grelha de análise.

 

Para podermos divulgar trabalhos e interagir com os alunos, professores e famílias, podem enviar fotografias de alguns dos produtos resultantes para  https://webmail.apevt.pt ou por wetransfer;, google drive ou ainda por via postal em formato digital ou analógico para a nossa morada Conjunto Habitacional Monte Crasto – Sala 7, Rua Padre Augusto Maia s/n – S. Cosme, 4420-245 Gondomar. Nós prometemos divulgar a partir de uma exposição.

__________________________________________________________________________

 

Contatos

APEVT
Conjunto Habitacional Monte Crasto
Sala 7
Rua Padre Augusto Maia, s/n - S. Cosme
4420-245 Gondomar

Tel/Fax: 225107244
Telemóvel: 912355500
e-mail: info@apevt.pt

APEVT | Redes Sociais

TwitterFacebook

Artigos

  • NEWS LETTER 7
  • PLANO DE FORMAÇÃO CF-APEVT 2º semestre
  • ANO NOVO – NOVA FORMAÇÃO
  • ESTUDO EM CASA 2020/21- POSIÇÃO APEVT
  • RECOMENDAÇÕES APEVT

APEVT 2021 | Powered by WordPress.