APEVT

APEVT

Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Menu
  • APEVT
    • APEVT
  • Institucional
    • Plano de Atividades
    • Orgãos
    • Estatutos
    • Documentos
    • Protocolos e Parcerias
    • Arquivo Web
    • Histórico de Atividades
    • NEWSLETTER
  • RECURSOS
    • 1.º CICLO – Expressão Plástica
    • 2.º CICLO – Educação Visual
    • 2.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 3.º CICLO – Educação Visual
    • 3.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 1.º 2.º 3.º CICLO – Portefólio
    • FEEDBACK
  • Centro de Formação APEVT
  • APEVT Madeira
  • APEVT Açores
  • Associe-se à APEVT!
  • 2022Quem somos

3.º CICLO – Educação Tecnológica

“O rapaz que prendeu o vento”

 

William Kamkwamba nasceu no Malawi, onde vivia na mais absoluta pobreza e, aos 13 anos, teve de abandonar a escola por falta de meios. Mas isso não refreou o seu otimismo nem a sua vontade de aprender e, graças a uma biblioteca escolar, continuou a acompanhar as matérias escolares.

Um dia descobriu um livro que mudaria por completo a sua vida e que explicava o funcionamento dos moinhos de vento. Utilizando materiais improvisados, muitas vezes recolhidos em sucatas, William conseguiu montar dois moinhos de vento e, assim, fornecer energia elétrica e água à sua pequena comunidade.

O seu feito tornou-se notícia em todo o mundo e é contado neste livro e em filme “O rapaz que prendeu o vento” que retrata os problemas que afligem o continente africano e sugere que as melhores soluções não partem necessariamente da ajuda dos países ricos.

A nossa sugestão de atividade para os professores ou pais proporem às crianças e jovens dois desafios:

DESAFIO 1

A. Após o visionamento do filme “O rapaz que prendeu o vento”. Tentar reflectir e dar resposta às seguintes questões:

  1. Qual a situação problema que o filme trata?
  2. Qual o princípio de funcionamento do protótipo realizado?
  3. Que transformações de energia permitiram por em ação o objeto técnico inventado?
  4. Que tipo de atitudes tecnológicas revelou William?

B. Seguindo as etapas do método de resolução de problemas (definição do problema, investigação de soluções), realiza graficamente, com esboços e indicações escritas sobre os materiais que utilizarias se fosses construir o teu próprio moinho de vento.

 

DESAFIO 2

O moinho de vento do William tinha por certo, um circuito eléctrico com uma fonte de energia (ar em movimento e as velas do moinho faziam rodar um gerador elétrico – dínamo da bicicleta); com condutores (fios eléctricos) e um receptor (a bomba de água que retirava água do poço) e um componente de controlo do circuito – interruptor.

Experimenta realizar um circuito, idêntico ao descrito e igual ao da figura ao lado, com uma pilha de 1,5 volts que acenda uma luz, (utiliza componentes a partir do reaproveitamento de materiais – lanternas e brinquedos velhos, por exemplo.)

 

 

Por fim podes fazer a análise do objeto construído, Para tal visualiza o video “Análise do Objeto Técnico” e a partir dos seus conhecimentos tenta elaborar uma grelha de análise.

 

Para podermos divulgar trabalhos e interagir com os alunos, professores e famílias, podem enviar fotografias de alguns dos produtos resultantes para  https://webmail.apevt.pt ou por wetransfer;, google drive ou ainda por via postal em formato digital ou analógico para a nossa morada Conjunto Habitacional Monte Crasto – Sala 7, Rua Padre Augusto Maia s/n – S. Cosme, 4420-245 Gondomar. Nós prometemos divulgar a partir de uma exposição.

__________________________________________________________________________

 

Archives

  • Novembro 2023
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023
  • Agosto 2023
  • Junho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Março 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Dezembro 2020
  • Novembro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Junho 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Dezembro 2018
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016

Meta

  • Iniciar sessão

APEVT 2023 | Powered by WordPress.