“O rapaz que prendeu o vento”
William Kamkwamba nasceu no Malawi, onde vivia na mais absoluta pobreza e, aos 13 anos, teve de abandonar a escola por falta de meios. Mas isso não refreou o seu otimismo nem a sua vontade de aprender e, graças a uma biblioteca escolar, continuou a acompanhar as matérias escolares.
Um dia descobriu um livro que mudaria por completo a sua vida e que explicava o funcionamento dos moinhos de vento. Utilizando materiais improvisados, muitas vezes recolhidos em sucatas, William conseguiu montar dois moinhos de vento e, assim, fornecer energia elétrica e água à sua pequena comunidade.
O seu feito tornou-se notícia em todo o mundo e é contado neste livro e em filme “O rapaz que prendeu o vento” que retrata os problemas que afligem o continente africano e sugere que as melhores soluções não partem necessariamente da ajuda dos países ricos.
A nossa sugestão de atividade para os professores ou pais proporem às crianças e jovens dois desafios:
DESAFIO 1
A. Após o visionamento do filme “O rapaz que prendeu o vento”. Tentar reflectir e dar resposta às seguintes questões:
- Qual a situação problema que o filme trata?
- Qual o princípio de funcionamento do protótipo realizado?
- Que transformações de energia permitiram por em ação o objeto técnico inventado?
- Que tipo de atitudes tecnológicas revelou William?
B. Seguindo as etapas do método de resolução de problemas (definição do problema, investigação de soluções), realiza graficamente, com esboços e indicações escritas sobre os materiais que utilizarias se fosses construir o teu próprio moinho de vento.
DESAFIO 2
O moinho de vento do William tinha por certo, um circuito eléctrico com uma fonte de energia (ar em movimento e as velas do moinho faziam rodar um gerador elétrico – dínamo da bicicleta); com condutores (fios eléctricos) e um receptor (a bomba de água que retirava água do poço) e um componente de controlo do circuito – interruptor.
Experimenta realizar um circuito, idêntico ao descrito e igual ao da figura ao lado, com uma pilha de 1,5 volts que acenda uma luz, (utiliza componentes a partir do reaproveitamento de materiais – lanternas e brinquedos velhos, por exemplo.)
Por fim podes fazer a análise do objeto construído, Para tal visualiza o video “Análise do Objeto Técnico” e a partir dos seus conhecimentos tenta elaborar uma grelha de análise.
Concurso “Material para reciclagem tem vantagem”
DESAFIO 1
Tendo em vista criar hábitos de recolha seletiva de resíduos e tornar a escola mais limpa, os alunos de uma escola inventaram um concurso interturmas que consistia num primeiro momento na – Idealização e construção de um eco contentor da turma” e num segundo momento na – Recolha seletiva de resíduos da turma e pesagem semanal.
Nas aulas de ET cada turma projeta e constrói, numa diversidade de formas e materiais, o seu eco contentor, que uma vez realizado, iniciam a participação no Concurso “Material para reciclagem tem vantagem“.
“Regulamento do Concurso”
- Cada turma constrói um eco contentor a colocar na sua sala, que deverá ter forma, dimensões, cor e símbolo adequado aos objetivos do concurso.
- Os alunos recolhem durante a semana a maior quantidade de resíduos sólidos, plásticos e papel.
- Todas as semanas procedem à pesagem e armazenagem dos resíduos recolhidos para constar no Mapa de Divulgação dos Resultados.
- As turmas ficam obrigadas a cumprir a politica dos 3Rs, assim como a criar materiais de divulgação e sensibilização do tema.
- No final do semestre faz-se a premiação das três melhores recolhas.
DESAFIO 2
Quando se enuncia um problema a resolver procedemos às várias etapas do trabalho de fabricação. As atividades de investigação dos materiais decorrem da necessidade de saber se determinado material é adequado para o produto que idealizámos, se é a melhor escolha. Por exemplo, no caso da recolha de cartão, qual o grau de absorção do papelão recolhido mais adequado ao contentor ou, se a forma das superfícies que projetámos são as que conferem mais resistência ao contentor.
“Construção de um protótipo – cancela ou porta“
DESAFIO 1
Foi lançado o desafio para os alunos construíssem um protótipo de um sistema (eletromecânico) que permitisse abrir e fechar uma cancela ou uma porta. Para tal, foram apresentadas duas representações de ideias (perspectiva do mecanismo e esquema elétrico), uma com comando manual e outra semiautomático.
Os alunos, após a escolha da solução, selecionaram os materiais para a MONTAGEM dos elementos estruturais que irão servir de suporte à cancela ou porta, do conjunto de dispositivos para a montagem do mecanismo e do sistema elétrico.
Plano de Organização de Ensino Aprendizagem – Planificação |
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Ano de escolaridade: | Turma: | Semestre: | 1º
2º |
Data: | Disciplina: | Educação Tecnológica ( 15 aulas ) | ||||
Competências Gerais: |
Ø Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
Ø Usar adequadamente linguagens da área do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar. Ø Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados; Ø Pesquisar, seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento mobilizável; Ø Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões; Ø Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa. |
Projecto de Trabalho : |
CONSTRUIR O PROTÓTIPO DE UMA PONTE (SEMI AUTOMÁTICA) QUE FUNCIONE A PARTIR DE UM MOTOR ELÉCTRICO C.C.
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Competências Específicas |
Actividade |
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Aquisição de conhecimentos | Operacionalização / Estratégias | Recursos | Tempo | Avaliação | ||||
PROCESSOS TECNOLÓGICOS
Exprimir o pensamento e as propostas técnicas através de um esboço e esquemas gráficos;
Aptidão para efectuar e relacionar medidas de grandezas.
Valorizar o sentido de rigor e precisão.
TECNOLOGIA E SOCIEDADE Compreender que a natureza e evolução da tecnologia resultam do processo histórico; Analisar os efeitos culturais, sociais, económicos, ecológicos e políticos da tecnologia e as mudanças que ela vai operando no Mundo;
CONCEITOS, PRINCÍPIOS E OPERADORES TECNOLOGICOS Identificar a presença de uma grande variedade de estruturas resistentes no meio envolvente;
Construir estruturas simples, respondendo a especificações e necessidades concretas; Aptidão para identificar as partes fixas e as partes moveis de um objecto ou sistema técnico; Reconhecer alguns mecanismos elementares que transformam ou transmitem o movimento; |
Explicitação da actividade e do objectivo do projecto. Apresentação em PowerPoint sobre o “Desenho Técnico” – Método Europeu de Projeção, Axonometrias, Escala e Cotagem.
Construção, em papel, um sistema de planos de projeção: – dobram uma folha A3 ao meio, horizontalmente e verticalmente; – cortam a folha até ao centro pela divisão vertical e levantam a folha pelas dobras.
Representação, em tripla projeção ortogonal de um sólido à mão levantada: – distribuição, individual, de sólidos geométricos simples, para colocação no interior dos planos; – utilização de uma lanterna para projetar a sombra do objeto contra os planos .
Representação, em tripla projeção ortogonal de um sólido em desenho rigoroso: – com base nos resultados da experiência, representam, as projeções ortogonais do mesmo sólido rigorosamente.; – ao mesmo tempo a professora vai representando as projeções passo a passo no quadro; – distribuição de um novo sólido mais complexo. Os alunos terão de representar este novo sólido, autonomamente, pelas suas três projecções ortogonais.
Representação de um sólido em axonometria isométrica, acompanhando a exposição do processo de desenho, passo a passo, pela professora no quadro. Após terem concluído a axonometria isométrica do primeiro sólido representam da mesma maneira o segundo sólido, autonomamente.
Apresentação de um PowerPoint, elucidando os alunos para o facto dos objetos técnicos serem o resultado da capacidade mental e técnica de homem, ilustrando a evolução dos objetos ao longo da história e consciencializando-os para o impacto social e ambiental dos objetos.
Realização de uma pequena pesquisa (em grupo) tendo em vista a evolução histórica das pontes, a necessidade humana que está na base da sua existência e o seu impacto social e ambiental, (como trabalho de casa).
Exposição de alguns príncipios básicos de estruturas resistentes e tipos de esforços.
Apresentação de um Power Point sobre mecanismos elementares que transformam e transmitem movimento. Compreenção do mecanismo de uma ponte levadiça.
Construção de um mecanismo análogo ao de uma ponte levadiça: – execução de uma estrutura resistente que suporte materiais de revestimento e o mecanismo; – montagem de um mecanismo que efectue os movimentos desejados ( subir, parar, inverter sentido, descer, parar); – montagem de um circuito electrico que accione o motor que imprime movimento ao mecanismo. |
Escutam atentamente o professor Visualizam uma apresentação em PowerPoint
Executam, em papel, um sistema de planos de projeção:
Desenham à mão levantada a sombra de um sólido geométrico nos planos. Desenham à mão levantada a sombra do sólido nos planos. Abrem a folha A3 de modo a que esta assuma a forma plana inicial. Verificam o resultado.
Representam, rigorosamente, em tripla projeção ortogonal um sólido simples.
Representam, em tripla projeção ortogonal e em axonometria isométrica, de um sólido composto resultante da simplificação geometria de uma ponte .
Analisam os desenhos do sólido mais complexo e com a ajuda da professora chegam à conclusão que se trata de um ponte geometrizada.
Escutam atentamente o professor Visualizam uma apresentação em PowerPoint
Realizam um jogo de correspondências entre diferentes objetos técnicos, os seus efeitos esperados e efeitos secundários.
Apresentação oral da pesquisa efectuada, (como trabalho de casa).
Observam e analisam uma ponte do ponto de vista formal e funcional. Investigam sobre a evolução histórica das pontes no mundo. Analisam o impacto social e ambiental das pontes. Apresentação oral dos trabalhos.
Constroiem o prototipo de uma ponte levadiça
Análise formal e funcional do prototipo ou sistema tecnico..
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PC e Projector Multimédia;
Folhas de papel A3; Lapis 2H ,HB e 2B;
Sólidos de madeira; Lanterna;
Régua T; Régua de escala; Esquadro; Compasso;
Internet; BE-CRE
Kits com operadores e componentes mecânicos e elétricos |
1ªaula
2ªaula
3ªaula
4ªaula
5ªaula
6ªaula
7ªaula
8ª aula
9ªaula
15ª aula |
Avaliação formativa Grelha de registo de observação
Avaliação formativa Ficha de registo de ocorrências
Avaliação formativa sumativa Ficha de auto e hétero avaliação
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