APEVT

APEVT

Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Menu
  • APEVT
    • APEVT
    • Quem somos
    • Orgãos
  • Institucional
    • Plano de Atividades
    • Estatutos
    • Documentos
    • Protocolos e Parcerias
    • Arquivo Web
    • Encontros de Professores
    • NEWSLETTER
  • RECURSOS
    • 1.º CICLO – Expressão Plástica
    • 2.º CICLO – Educação Visual
    • 2.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 3.º CICLO – Educação Visual
    • 3.º CICLO – Educação Tecnológica
    • Ensino Secundário – Desenho (11.º ano)
    • 1.º 2.º 3.º CICLO – Portefólio
    • Ensino Secundário
  • Centro de Formação APEVT
  • APEVT Madeira
  • APEVT Açores
  • Associe-se à APEVT!

3.º CICLO – Educação Tecnológica

“O rapaz que prendeu o vento”

 

William Kamkwamba nasceu no Malawi, onde vivia na mais absoluta pobreza e, aos 13 anos, teve de abandonar a escola por falta de meios. Mas isso não refreou o seu otimismo nem a sua vontade de aprender e, graças a uma biblioteca escolar, continuou a acompanhar as matérias escolares.

Um dia descobriu um livro que mudaria por completo a sua vida e que explicava o funcionamento dos moinhos de vento. Utilizando materiais improvisados, muitas vezes recolhidos em sucatas, William conseguiu montar dois moinhos de vento e, assim, fornecer energia elétrica e água à sua pequena comunidade.

O seu feito tornou-se notícia em todo o mundo e é contado neste livro e em filme “O rapaz que prendeu o vento” que retrata os problemas que afligem o continente africano e sugere que as melhores soluções não partem necessariamente da ajuda dos países ricos.

A nossa sugestão de atividade para os professores ou pais proporem às crianças e jovens dois desafios:

DESAFIO 1

A. Após o visionamento do filme “O rapaz que prendeu o vento”. Tentar reflectir e dar resposta às seguintes questões:

  1. Qual a situação problema que o filme trata?
  2. Qual o princípio de funcionamento do protótipo realizado?
  3. Que transformações de energia permitiram por em ação o objeto técnico inventado?
  4. Que tipo de atitudes tecnológicas revelou William?

B. Seguindo as etapas do método de resolução de problemas (definição do problema, investigação de soluções), realiza graficamente, com esboços e indicações escritas sobre os materiais que utilizarias se fosses construir o teu próprio moinho de vento.

 

DESAFIO 2

O moinho de vento do William tinha por certo, um circuito eléctrico com uma fonte de energia (ar em movimento e as velas do moinho faziam rodar um gerador elétrico – dínamo da bicicleta); com condutores (fios eléctricos) e um receptor (a bomba de água que retirava água do poço) e um componente de controlo do circuito – interruptor.

Experimenta realizar um circuito, idêntico ao descrito e igual ao da figura ao lado, com uma pilha de 1,5 volts que acenda uma luz, (utiliza componentes a partir do reaproveitamento de materiais – lanternas e brinquedos velhos, por exemplo.)

Por fim podes fazer a análise do objeto construído, Para tal visualiza o video “Análise do Objeto Técnico” e a partir dos seus conhecimentos tenta elaborar uma grelha de análise.

 

Concurso  “Material para reciclagem tem vantagem”

DESAFIO 1

Tendo em vista criar hábitos de recolha seletiva de resíduos e tornar a escola mais limpa, os alunos de uma escola inventaram um concurso interturmas que consistia  num primeiro momento na – Idealização e construção de um eco contentor da turma” e num segundo momento na  – Recolha  seletiva de resíduos da turma e pesagem semanal.

Nas aulas de ET cada turma projeta e constrói, numa diversidade de formas e materiais,  o seu eco contentor, que uma vez realizado, iniciam a participação no Concurso  “Material para reciclagem tem vantagem“.

                

     “Regulamento do Concurso” 

  1. Cada turma constrói um eco contentor a colocar na sua sala, que deverá ter forma, dimensões, cor e símbolo adequado aos objetivos do concurso.
  2. Os alunos recolhem durante a semana a maior quantidade de resíduos sólidos, plásticos e papel.
  3.  Todas as semanas procedem à pesagem e armazenagem dos resíduos recolhidos  para constar no Mapa de Divulgação dos Resultados.
  4. As turmas ficam obrigadas a cumprir a politica dos 3Rs, assim como a criar materiais de divulgação e sensibilização do tema.
  5. No final do semestre faz-se a premiação das três melhores recolhas.

DESAFIO 2

Quando se enuncia um problema a resolver procedemos às várias etapas do trabalho de fabricação. As atividades de investigação dos materiais decorrem da necessidade de saber  se determinado material é adequado para o produto que idealizámos, se é a melhor escolha. Por exemplo, no caso da recolha de cartão, qual o grau de absorção do papelão recolhido mais adequado ao contentor ou, se a forma das superfícies que projetámos são as que conferem mais resistência ao contentor.

             

“Construção de um protótipo – cancela ou porta“

DESAFIO 1

Foi lançado o desafio para os alunos construíssem um protótipo de um sistema (eletromecânico) que permitisse abrir e fechar uma cancela ou uma porta. Para tal, foram apresentadas duas representações de ideias (perspectiva do mecanismo e esquema elétrico), uma com comando manual e outra semiautomático.

Os alunos, após a escolha da solução, selecionaram os materiais para a MONTAGEM dos elementos estruturais que irão servir de suporte à cancela ou porta, do conjunto de dispositivos para a montagem do mecanismo e do sistema elétrico.

 

 

Plano de Organização de Ensino Aprendizagem – Planificação 

Ano de escolaridade: Turma: Semestre: 1º

2º

Data: Disciplina: Educação Tecnológica ( 15 aulas )

Competências

Gerais:

Ø  Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

Ø  Usar adequadamente linguagens da área do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.

Ø  Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados;

Ø  Pesquisar, seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento mobilizável;

Ø  Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

Ø  Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Projecto

de

Trabalho :

 

CONSTRUIR O PROTÓTIPO DE UMA PONTE (SEMI AUTOMÁTICA) QUE FUNCIONE A PARTIR DE UM MOTOR ELÉCTRICO C.C.

 

 

 

Competências Específicas  

Actividade

     
Aquisição de conhecimentos Operacionalização / Estratégias Recursos Tempo Avaliação
 

PROCESSOS TECNOLÓGICOS

 

Exprimir o pensamento e as propostas técnicas através de um esboço e esquemas gráficos;

 

Aptidão para efectuar e relacionar medidas de grandezas.

 

Valorizar o sentido de rigor e precisão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Compreender que a natureza e evolução da tecnologia resultam do processo histórico;

Analisar os efeitos culturais, sociais, económicos, ecológicos e políticos da tecnologia e as mudanças que ela vai operando no Mundo;

 

 

 

 

 

CONCEITOS, PRINCÍPIOS E OPERADORES TECNOLOGICOS

Identificar a presença de uma grande variedade de estruturas resistentes no meio envolvente;

 

Construir estruturas simples, respondendo a especificações e necessidades concretas;

Aptidão para identificar as partes fixas e as partes moveis de um objecto ou sistema técnico;

Reconhecer alguns mecanismos elementares que transformam ou transmitem o movimento;

 

Explicitação da actividade e do objectivo do projecto.

Apresentação em PowerPoint sobre o “Desenho Técnico” – Método Europeu de Projeção, Axonometrias, Escala e Cotagem.

 

Construção, em papel, um sistema de planos de projeção:

– dobram uma folha A3 ao meio, horizontalmente e verticalmente;

– cortam a folha até ao centro pela divisão vertical e levantam a folha pelas dobras.

 

Representação, em tripla projeção ortogonal de um sólido

à mão levantada:

– distribuição, individual, de sólidos geométricos simples, para colocação no interior dos planos;

– utilização de  uma lanterna para projetar a sombra do objeto contra os planos .

 

 

Representação, em tripla projeção ortogonal  de um sólido

em desenho rigoroso:

– com base nos resultados da experiência, representam, as projeções ortogonais  do mesmo sólido  rigorosamente.;

– ao mesmo tempo a professora vai representando as projeções passo a passo no quadro;

– distribuição de  um novo sólido mais complexo. Os alunos terão de representar este novo sólido, autonomamente, pelas suas três projecções ortogonais.

 

Representação de um sólido em axonometria isométrica, acompanhando a exposição do processo de desenho, passo a passo, pela professora no quadro. Após terem concluído a axonometria isométrica do primeiro sólido representam da mesma maneira o segundo sólido, autonomamente.

 

 

Apresentação de um PowerPoint, elucidando os alunos para o facto dos objetos técnicos serem o resultado da capacidade mental e técnica de homem, ilustrando a evolução dos objetos ao longo da história e consciencializando-os para o impacto social e ambiental dos objetos.

 

Realização de uma pequena pesquisa (em grupo)  tendo em vista a evolução histórica das pontes, a necessidade humana que está na base da sua existência e o seu impacto social e ambiental, (como trabalho de casa).

 

Exposição de alguns príncipios básicos de estruturas resistentes e tipos de esforços.

 

Apresentação de um Power Point sobre mecanismos elementares que transformam e transmitem movimento. Compreenção do mecanismo de uma ponte levadiça.

 

 

Construção de um mecanismo análogo ao de uma ponte levadiça:

– execução de uma estrutura resistente que suporte materiais de revestimento e o mecanismo;

– montagem de um mecanismo que efectue os movimentos desejados ( subir, parar, inverter sentido, descer, parar);

– montagem de um circuito electrico que accione o motor que imprime movimento ao mecanismo.

 

Escutam atentamente o professor

Visualizam uma apresentação em PowerPoint

 

 

 

Executam, em papel, um sistema de planos de projeção:

 

 

 

 

 

Desenham à mão levantada a sombra de um sólido geométrico nos planos.

Desenham à mão levantada a sombra do sólido nos planos.

Abrem a folha A3 de modo a que esta assuma a forma plana inicial. Verificam o resultado.

 

 

Representam, rigorosamente, em tripla projeção ortogonal um sólido simples.

 

 

 

 

 

 

 

 

Representam, em tripla projeção ortogonal e em axonometria isométrica, de um sólido composto resultante da simplificação geometria de uma ponte .

 

Analisam os desenhos do sólido mais complexo e com a ajuda da professora chegam à conclusão que se trata de um ponte geometrizada.

 

Escutam atentamente o professor

Visualizam uma apresentação em PowerPoint

 

Realizam um jogo de correspondências entre diferentes objetos técnicos, os seus efeitos esperados e efeitos secundários.

 

Apresentação oral da pesquisa efectuada, (como trabalho de casa).

 

 

 

Observam e analisam uma ponte do ponto de vista formal e funcional.

Investigam sobre a evolução histórica das pontes no mundo.

Analisam o impacto social e ambiental das pontes. Apresentação oral dos trabalhos.

 

 

Constroiem o prototipo de uma ponte levadiça

 

 

 

 

 

 

 

 

Análise formal e funcional do prototipo ou sistema tecnico..

 

 

PC e Projector Multimédia;

 

 

 

Folhas de

papel A3;

Lapis 2H ,HB e 2B;

 

 

Sólidos de madeira;

Lanterna;

 

 

 

 

 

Régua T;

Régua de escala;

Esquadro;

Compasso;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Internet;

BE-CRE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Kits com operadores e

componentes mecânicos e elétricos

 

 

1ªaula

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ªaula

 

 

3ªaula

 

4ªaula

 

 

 

 

 

 

 

5ªaula

 

6ªaula

 

 

 

 

 

7ªaula

 

 

 

 

 

 

8ª aula

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9ªaula

 

 

 

 

 

 

 

 

15ª

aula

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação formativa

Grelha de registo

de observação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação formativa

Ficha de registo de ocorrências

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação formativa sumativa

Ficha de auto e hétero avaliação

 

 

 

 

__________________________________________________________________________

 

Archives

  • Outubro 2025
  • Agosto 2025
  • Junho 2025
  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Janeiro 2025
  • Dezembro 2024
  • Novembro 2024
  • Agosto 2024
  • Julho 2024
  • Junho 2024
  • Maio 2024
  • Abril 2024
  • Março 2024
  • Fevereiro 2024
  • Janeiro 2024
  • Dezembro 2023
  • Novembro 2023
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023
  • Agosto 2023
  • Junho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Março 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Dezembro 2020
  • Novembro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Junho 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Dezembro 2018
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016

Meta

  • Iniciar sessão

APEVT 2025 | Powered by WordPress.