“O rapaz que prendeu o vento”
William Kamkwamba nasceu no Malawi, onde vivia na mais absoluta pobreza e, aos 13 anos, teve de abandonar a escola por falta de meios. Mas isso não refreou o seu otimismo nem a sua vontade de aprender e, graças a uma biblioteca escolar, continuou a acompanhar as matérias escolares.
Um dia descobriu um livro que mudaria por completo a sua vida e que explicava o funcionamento dos moinhos de vento. Utilizando materiais improvisados, muitas vezes recolhidos em sucatas, William conseguiu montar dois moinhos de vento e, assim, fornecer energia elétrica e água à sua pequena comunidade.
O seu feito tornou-se notícia em todo o mundo e é contado neste livro e em filme “O rapaz que prendeu o vento” que retrata os problemas que afligem o continente africano e sugere que as melhores soluções não partem necessariamente da ajuda dos países ricos.
A nossa sugestão de atividade para os professores ou pais proporem às crianças e jovens dois desafios:
DESAFIO 1
A. Após o visionamento do filme “O rapaz que prendeu o vento”. Tentar reflectir e dar resposta às seguintes questões:
- Qual a situação problema que o filme trata?
- Qual o princípio de funcionamento do protótipo realizado?
- Que transformações de energia permitiram por em ação o objeto técnico inventado?
- Que tipo de atitudes tecnológicas revelou William?
B. Seguindo as etapas do método de resolução de problemas (definição do problema, investigação de soluções), realiza graficamente, com esboços e indicações escritas sobre os materiais que utilizarias se fosses construir o teu próprio moinho de vento.
DESAFIO 2
O moinho de vento do William tinha por certo, um circuito eléctrico com uma fonte de energia (ar em movimento e as velas do moinho faziam rodar um gerador elétrico – dínamo da bicicleta); com condutores (fios eléctricos) e um receptor (a bomba de água que retirava água do poço) e um componente de controlo do circuito – interruptor.
Experimenta realizar um circuito, idêntico ao descrito e igual ao da figura ao lado, com uma pilha de 1,5 volts que acenda uma luz, (utiliza componentes a partir do reaproveitamento de materiais – lanternas e brinquedos velhos, por exemplo.)
Por fim podes fazer a análise do objeto construído, Para tal visualiza o video “Análise do Objeto Técnico” e a partir dos seus conhecimentos tenta elaborar uma grelha de análise.
Para podermos divulgar trabalhos e interagir com os alunos, professores e famílias, podem enviar fotografias de alguns dos produtos resultantes para https://webmail.apevt.pt ou por wetransfer;, google drive ou ainda por via postal em formato digital ou analógico para a nossa morada Conjunto Habitacional Monte Crasto – Sala 7, Rua Padre Augusto Maia s/n – S. Cosme, 4420-245 Gondomar. Nós prometemos divulgar a partir de uma exposição.
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