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Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

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ArtMat | Interligações entre a Matemática e as Artes Visuais  

 

Registo: CCPFC/ACC-113743/22,
Nº de horas acreditadas: 36horas
Modalidade: Oficina de Formação Presencial (e B-Learning)
Destinado a: Professores dos grupos 110, 230 e 240 (500 e 600 Funchal)
Estado: C/ Despacho – Acreditado
Válida até: 10-01-2025

Apresentação

A continuada resistência às práticas interdisciplinar exige um investimento formativo por forma a incentivar os professores para uma atitude pedagógica capaz de flexibilizar o currículo e conciliar a aprendizagem com a criação de um espaço pedagógico criativo e interativo.

A partir da convicção que a matemática e a arte nunca estiveram em campos antagónicos, pois desde sempre caminharam juntas, aliando razão e sensibilidade e que a “Arte é a representação, a Ciência a explicação da mesma realidade.” (Reis, 2003, p. 41), esta ação de formação pretende criar um espaço entre os domínios do saber da Matemática e da Arte, tendo como foco de reflexão/ação a apreciação e produção de obras de arte e o desenvolvimento dos conceitos matemáticos (e.g., geométricos).  Este espaço e processo de aprendizagem deverá ser potenciado a partir do trabalho desenvolvido no 1.º ciclo, onde os alunos necessitam de experiências que lhes potenciem o desenvolvimento de conceitos geométricos de visualização e raciocínio espacial e, continuado nos ciclos subsequentes.

A atividade formativa aqui apresentada projeta-se nos desafios do sistema educativo, nomeadamente nos atuais referenciais curriculares,  Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais.

Objetivos

Familiarizar os formandos com metodologias de ensino com base em estratégias ativas passíveis de implementação na sala de aula que articulem aprendizagens de matemática e artes visuais;

Promover o recurso a metodologias de ensino ativas que motivem a os alunos para a realização de  tarefas que desenvolvam capacidades de raciocínio e de pensamento crítico e criativo;

Proporcionar aos professores momentos de exploração e apropriação de técnicas/materiais, visando a realização de práticas expressivas transversais aos conteúdos disciplinares;

Desenvolver uma autonomia pessoal, alicerçada na aprendizagem técnica/artística da arte plástica, de modo a adaptá-la aos diferentes graus de aprendizagem;

Analisar características e propriedades de formas geométricas bi e tridimensionais e desenvolver argumentos matemáticos acerca de relações geométricas;

Usar a visualização, o raciocínio espacial e a modelação geométrica para resolver problemas

Conteúdos

As sessões desenvolvem-se segundo a seguinte estrutura:

  1. Reflexão entre referenciais curriculares e as práticas da docência nos domínios da Arte e da Matemática (2 hrs)
  2. Os triângulos de Kandinsky , Wassily (3 hrs)
  3. A manta de retalhos geométricos de Cargaleiro, Manuel (3 hrs)
  4. Os retângulos de Mondrian, Piet (3 hrs)
  5. As tesselações de Escher, Maurits (3 hrs)
  6. Apresentação do Trabalho Projeto desenvolvido em sala de aula (4 hrs)

 

Calendarização: Distribuição de horas:

N.º de horas presenciais conjuntas: 18horas

N.º horas por sessão: 7hrs + 7hrs + (4hrs)

N.º horas trabalho autónomo: 18 horas

 

Local:  

Formadoras: Carlos Gomes (APEVT) e Renata Carvalho (APM)

Regime de avaliação dos formandos:

Avaliação contínua tem por base:

  1. Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
  2. Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
  3. Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%)
  4. Qualidade do Relatório (20%)

Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.  A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.

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Preço: O valor da ação para sócios e não sócios serão referenciados pela APEVT Madeira

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