Educação Artistica e Tecno – PBL

 

APRENDIZAGENS BASEADAS EM PROJETO

 

Esta ação de curta duração (WORKSHOP / WEBINAR  – On-line ou presencial pós laboral 3hrs+3hrs ou sábado 6hrs) pode ser realizada colaborativamente, através da  solicitação ao CF-APEVT, por Escolas ou  professores 

Apresentação/justificação:

As sociedades atuais debatem-se com questões como a imprevisibilidade do futuro e a sustentabilidade dos atuais padrões de desenvolvimento económico e social. Neste contexto a educação e a escola enfrentam novos desafios. Conscientes destes desafios, as atuais políticas institucionais criaram condições para que as escolas e agrupamentos possam gerir o currículo nacional de forma flexível e contextualizada, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos que se revelarem mais adequados para que todos os alunos possam aprender. Estas estratégias na qual se incluem o “Perfil de competências após 12 anos de escolaridade” e as Aprendizagens Essenciais, exigem uma reflexão sobre as opções assumidas para o desenho e a gestão do currículo.

A estruturação de projetos, que desenvolvam explorações plásticas que integrem os domínios artísticos, técnicos e científicos, potenciam, no atual contexto, a integração de conhecimentos, atitudes e valores comuns das várias áreas do saber. Assim, esta ação de curta duração tem como finalidade envolver os professores na implementação, com sucesso, desta medida política. e na avaliação e na reflexão sobre as opções curriculares tomadas por  cada comunidade escolar.

 

Conteúdos:

– Paradigmas de Flexibilidade Curricular.

– Aprendizagens Essenciais, metodologias ativas e processos criativos.

– Organização e gestão do ensino aprendizagem e o trabalho projeto – Planificação  (mapas mentais).

– Visita a práticas de aprendizagens baseadas em projeto em contexto sala de aula.

 

Modalidade: 

ACD: WORKSHOP / WEBINAR  – 6.00Hrs On-line ou presencial com metodologia World Café (pós laboral 3hrs+3hrs ou sábado 6hrs)

Local:

Calendarização:

Grupo destinatários: 100, 110, 240, OU 240,  530, 600

Formadores: a designar

 

____________________________________________________________________________________________