EXPLORAÇÃO DE MEIOS E PROCESSOS da Expressão Plástica na escola do Pré-Escolar, 1.º CEB e Ed. Especial – LISBOA
EXPLORAÇÃO DE MEIOS E PROCESSOS da Expressão Plástica na escola do Pré-Escolar, 1.º CEB e Ed. Especial – PORTO
EXPLORAÇÃO DE MEIOS E PROCESSOS da Expressão Plástica na escola do Pré-Escolar, 1.º CEB e Ed. Especial – VISEU
EXPLORAÇÃO DE MEIOS E PROCESSOS da Expressão Plástica na escola do Pré-Escolar, 1.º CEB e Ed. Especial – FARO
EXPLORAÇÃO DE MEIOS E PROCESSOS da Expressão Plástica na escola do Pré-Escolar, 1.º CEB e Ed. Especial – TOMAR
(Nova oferta, uma parceria com a Edding)
Registo: CCPFC/ACC – (a aguardar acreditação)
N.º de horas acreditadas: 26, PRESENCIAL
Modalidade: OFICINA de Formação.
Destinado a: Prof. dos grupos 100, 110, 910
Estado: C/ Despacho – Acreditado
Válida até:
Apresentação/justificação:
“Exploração de meios e processos da Educação Artística” trata de pesquisar, experimentar e utilizar diferentes recursos (meios) e estratégias (processos) dentro do campo da Educação Artística.
Esta ação de formação pretende promover o aperfeiçoamento das competências profissionais dos professores no domínio das práticas pedagógico didáticas dos universos culturais, artísticos e
patrimoniais, através da exploração de meios e processos artísticos das artes visuais que desenvolvam, concomitantemente, os valores estéticos e as competências ao nível da comunicação,
da expressão plástica e do desenvolvimento gráfico cognitivo das crianças. Em particular, no pré-escolar, a expressão plástica e as abordagens lúdicas assumem ainda particular relevância no
desenvolvimento do controlo da motricidade fina. A Oficina procura também, responder às necessidades de atualização das competências dos docentes no âmbito da utilização de materiais
ligados às artes visuais, de forma a promover a concretização das Aprendizagens Essenciais no domínio da educação estética.
Pretende-se ainda, mobilizar os professores do pré-escolar, 1.º CEB e educação especial para novas propostas de criação artística e das suas possibilidades, propiciando um maior conhecimento dos materiais, das técnicas e dos suportes mobilizados pela arte contemporânea.
Conteúdos:
Gestão e organização do ensino aprendizagem: – Orientações curriculares das Artes Visuais na Educação Visual e Educação Tecnológica no Perfil dos Alunos e nas Aprendizagens Essenciais do pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico – Abordagem das Artes Visuais e a gestão curricular: organizadores das Aprendizagens Essenciais; meios e processos artísticos – Princípios e estratégias para a Criatividade (o estereotipo).
Desafios de interpretação, criação e apropriação de abordagens, técnicas e materiais em diferentes manifestações artísticas: – Conhecer a obra de alguns artistas contemporâneos como fonte de inspiração para explorações plástico visuais; – Experimentação dos efeitos expressivos dos materiais (suportes de papel, tecido, cerâmico, cartão, tela, etc.) e técnicas (desenhar, contornar, pintar, colagem, impressão, etc.); – Propriedades, características e potencialidades de materiais e modos de utilização de novos materiais; – Manipulação de materiais inovadores e sua correta aplicação em diferentes suportes; – Transposição didática dos desafios realizados – reflexão e partilha; – Etapas de evolução do desenho na criança e jovem (garatuja; realismo fortuito; realismo intelectual; realismo visual).
Trabalho em contexto de sala de aula – Organização de ensino aprendizagem: implementar desafios exploratórias com os alunos e adaptar os materiais a diferentes contextos de intervenção; – Explorar o poder expressivo dos materiais e das técnicas, nas explorações plásticas criativas no âmbito do trabalho autónomo, com o tema “Arte que se move entre nós “, criação de um painel coletivo (inspirados na obra do artista Keith Haring.) visando aplicar os desafios abordados na componente presencial.
Calendarização:
31 de JAN e 07 de MAR 2026, sábados. 10:00/17:00hrs
- Local: PORTO – Sede APEVT, Gondomar
- Local: LISBOA – Agrupamento Escolas Francisco de Arruda, Alcântara
- Local: VISEU – Escola a designar
- Local: FARO – Escola Básica Dr. Joaquim Magalhães Horta do Ferragial
- Local: TOMAR – Sala L-Tour Convento Cristo (parceria IPT)
Distribuição de horas:
N.º de horas presenciais conjuntas: 13 horas
N.º horas trabalho autónomo: 13 horas
Destinatários: Grupos 240, 530 e 600
Formadores: Carlos Gomes, Carla Cardoso, Carlo Gordinho, Catarina Coelho, Manuela Pina, Iva Neves e Sónia Santos
Regime de avaliação dos formandos:
Avaliação contínua tem por base:
- Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
- Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
- Qualidade de realização do Portfólio Documental ou Trabalho Final (40%)
- Qualidade do Relatório (20%)
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.
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Preços:
Tratando-se de uma ação em parceria com a Faber Castell existe um desconto no custo de inscrição, ou seja, sócios 20€, não sócios 40€ escola onde se realize a ação 30€
