Inscrição (clique no titulo):
3. A ILUSTRAÇÃO: a interação textual e icónica na narrativa visual
Curso de Formação On-Line
Apresentação/justificação:
A ilustração, na sua multiplicidade de funções (crítica, explicativa, informativa, estética, etc.), é um dos principais elementos para-textuais. Faz a ponte entre o texto e o leitor. É da interdependência do texto e da ilustração que dependerá, em grande parte, o sucesso de qualquer livro ilustrado.
Fundamental nos livros infantojuvenis, a ilustração deixou de ser um elemento complementar para passar a ser um elemento necessário.
A problemática sócio-educativa curricular da “Ilustração” como conteúdo temático e como área de exploração disciplinar é ainda mais pertinente num período em que assume especial relevo dentro do Plano Nacional de Leitura e do projeto Ler+, preenchendo assim uma parte muito importante da experiência visual dos nossos alunos.
Formar um leitor visual é de extrema importância para termos uma sociedade crítica. A formação de cidadãos autónomos, críticos e reflexivos também pode ser alcançada com o trabalho com ilustrações (CAMARGO, 1995). A polissemia da imagem é inquestionavelmente maior do que a da palavra.
Conteúdos:
– Definição e contextualização histórica/prática da Ilustração.
– Géneros de ilustração, articulação texto/imagem.
– A expressão individual;
– Análise do trabalho de alguns ilustradores
– O caso do livro-imagem;
– A criação de narrativas visuais sem texto
– A articulação texto/imagem;
– Expressão gráfica relação a palavra com a imagem;
– Produção gráfica (digital, serigráfica, pop-up, colagem, entre outras).
Modalidade: Curso de Formação E-Learning – 25H
Calendário: 20 de Fevereiro, 6, 20 de Março e 10 de Abril
Sábados, 9:00/13:00hrs
Síncronas: 4H, 4H, 4H, 3H (15H)
Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H)
Destinatários: Professores dos grupos 240, 530, 600
Formador: Marco Taylor
Preço: Frequência com certificado: Associado 35€; Não associado 65€.