Brinquedos óticos

Inscrição


(clique no título da ação)

O PRÉ-CINEMA E OS BRINQUEDOS ÓTICOS

Curso de Formação  On-line

 

Registo: CCPFC/ACC- 121037/23
Nº de horas acreditadas: 25H
Modalidade: Curso de Formação – E-learning,
Destinado a: Professores dos Grupos 110, 240
Estado: C/ Despacho – acreditada
Válida até:29-08-2026

Apresentação/justificação

Todos reconhecemos que a escola é, cada vez mais, um espaço de descoberta partilha e muitas das vezes lúdico, como é o caso da animação de imagens e do contar histórias com recurso aos brinquedos óticos. Reconhecendo esta importância, a presente ação de formação visa dar resposta às sucessivas solicitações que temos tido para uma abordagem de múltiplas temáticas que possam ir ao encontro das expetativas e motivações dos alunos e que permitam aos professores competências multidisciplinares que os leve a desenvolver e implementar em contexto educativo projetos de animação de imagens nas suas atividades letivas, que possam proporcionar uma educação para a imagem e a compreensão do fenómeno da animação de imagens.

Sendo a área do Cinema de Animação e dos princípios de animação de imagens um pequeno mundo mágico para as crianças, esta ação de formação irá permitir aos educadores e professores um conhecimento aprofundado sobre os princípios de animação de imagens e a construção de brinquedos óticos, bem como a forma como eles podem ser integrados nas suas atividades letivas ou no desenvolvimento de projetos integrados.

Conteúdo:

– Princípios de animação de imagens
– Surgimento e evolução histórica dos brinquedos óticos;
– O efeito da persistência retiniana das imagens;
– O taumatrópio como brinquedo ótico que demonstra este princípio (realização prática do brinquedo);
– O movimento de vaivém e a aplicação aos brinquedos óticos: exemplo com foliscópio de apenas 2 imagens (realização prática do brinquedo). Brinquedos óticos e perceção do movimento
– A animação de várias imagens – princípios físicos, óticos e históricos;
– A animação em ciclo e a sua demonstração com o fenacistiscópio: princípios de funcionamento do brinquedo ótico (realização prática do brinquedo);
– O zootrópio como aparelho de ilusão ótica que permite ver uma animação contínua – princípios históricos (realização prática do brinquedo);
– Construção de várias tiras animadas para a realização e visionamento deste brinquedo ótico;
– Evolução histórica: o praxinoscópio e a lanterna mágica. Projetos de animação
– Realização de animações complexas;
– O storyboard e a estruturação de um argumento para uma história a contar num foliscópio;
– Princípios de realização de um foliscópio e visionamento de exemplos;
– Construção do brinquedo ótico. Aplicação dos brinquedos óticos em contexto escolar – apresentação de projetos

Calendarização: 

2º semestre:  03 de FEV, 09 de MAR e 20 de ABR

Sábado, 09:00/13:00hrs

Distribuição de horas
Nº de horas presenciais conjuntas: 0
Nº de horas online síncrono: 12 horas (3 sessões de 4H)
Nº de horas online assíncrono: 13 horas

Formador:  Marco Taylor

__________________________________________________

Preço: Frequência da ação com certificado: Associados APEVT 35€; Não associados 65€