
As evidências da execução das atividades do Plano 2022/23
APEVT, este ano letivo investiu em novos projetos que se desenvolveram numa vertente de intervenção educativa, isto é, que mobilizaram alunos, professores e escolas na procura de soluções para desafios artísticos e de intervenção social. Pretendemos ir muito além da competição saudável, valorizando a partilha do trabalho entre alunos e escolas, o contacto entre os professores e as oportunidades deixadas para debate sobre a valorização e o reconhecimento público da Expressão Plástica e da Educação Artística na escola.
O desenvolvimento destes projetos e concursos envolveram milhares de alunos de todo o território nacional.
Para além deste foco manteve outras atividades, nomeadamente a oferta de formação através do seu Centro de Formação.

Em jeito de balanço elencamos as evidências na EXECUÇÃO das atividades do Plano 2022/23:
– Aumento continuado de número de associados, (perto de meia centena de novos sócios);
– Aumento de pessoas alcançadas e interações nos meios digitais que a APEVT administra,
contactos e consultas pessoais realizadas (site, páginas face, instagram, email, telemóvel);
– Aumento na organização de projetos com associações e instituições congéneres;
– Aumento na produção de artigos de opinião e realização de colóquios sobre temáticas da área educativa (Aula aberta na ESEV, artigos de opinião no site e newsletter, entre outros);
– Aumento do trabalho colaborativo e do intercâmbio entre a Direção nacional, Formadores,
Dirigentes e Delegações regionais (Metting de quadros, e reuniões dos órgãos sociais, online);
– Aumento da oferta formativa remota de 220 horas, em cerca de 600 horas de formação e 700 formandos abrangidos;
– Maior diversidade de oferta e de modalidades de formação – remota e presencial (3 novas ofertas de cursos online e 3 oficinas presenciais);
– Maior oferta de recursos educativos de apoio às práticas docentes (material formativo e informativo disponibilizado aos professores inscritos nos projetos e concursos – Malas pedagógicas em diferentes formatos);
– Aumento de eventos presenciais de interação com territórios educativos – alunos, professores e encarregados de educação (cerca de 500 participantes presenciais e 280 em streaming)
– Aumento de parcerias com novos projetos de envolvimento das escolas, professores e alunos
(587 escolas envolvidas, 32 757 alunos e 1600 trabalhos submetidos).
– Organização e gestão do “Centro de Recursos Educativo da APEVT”, sedeado na Delegação Regional da Madeira, maximizando o aproveitamento do espólio existente (modelos didáticos,
produtos educativos, materiais motivacionais, etc.) proporcionando o apoio às práticas profissionais dos docentes.
