APEVT

APEVT

Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Menu
  • APEVT
  • Institucional
    • APEVT
    • Plano de Atividades
    • Orgãos
    • Estatutos
    • Documentos
    • Protocolos e Parcerias
    • Arquivo Web
    • Histórico de Atividades
    • Revista inFormar
  • RECURSOS
    • 1.º CICLO – Expressão Plástica
    • 2.º CICLO – Educação Visual
    • 2.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 3.º CICLO – Educação Visual
    • 3.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 1.º 2.º 3.º CICLO – Portefólio
    • FEEDBACK
  • Centro de Formação APEVT
  • APEVT Madeira
  • APEVT Açores
  • Associe-se à APEVT!

CURRICULO PARA O SÉCULO XXI

Desenvolvimento de um Currículo para o Século XXI | Aprendizagens Essenciais

para a Educação Artística / Artes Visuais – Grupos 100, 110

para as disciplinas de Educação Visual e Tecnológica e Educação Visual – Grupos 240, 600

 

Apresentação/justificação:

Consciente dos desafios que a escola enfrenta na criação de condições para que os professores sejam agentes ativos na gestão do currículo nacional de forma flexível e contextualizada, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos que se revelarem mais adequados para que todos os alunos possam aprender.

Assim, a oficina de formação pretende fomentar a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, da organização e planificação do ensino em contextos diversificados e da estruturação de projetos que desenvolvam explorações plásticas que integrem os domínios artísticos, técnicos e científicos, potenciem a integração de conhecimentos, capacidades e atitudes comuns das várias áreas do saber. Pretende-se também, desenvolver hábitos de trabalho de aprendizagens baseadas em projetos perseguindo  as áreas de competência do “Perfil de Alunos” e das “Aprendizagens Essenciais”.

Considera-se fundamental o papel do docente na avaliação e na reflexão sobre as opções curriculares tomadas, na sua exequibilidade, pertinência e adequação aos contextos de cada comunidade escolar, de cada turma, tornando os documentos curriculares num efetivo instrumento de promoção do sucesso escolar de todos os alunos.

Conteúdos 

O trabalho presencial será efetuado em sessões presenciais. 25H

MÓDULO 1 – Gestão curricular e aprendizagens essenciais.

  • Mudanças da Sociedade Atual – 4 Cs século XXI; O Perfil dos Alunos
  • Articulação entre as aprendizagens essenciais e os restantes documentos curriculares em vigor. O currículo nacional e a seleção dos conteúdos.
  • Análise crítica de documentos curriculares com vista ao estabelecimento da sua articulação horizontal.

MÓDULO 2 –Integração curricular e flexibilidade

  • O trabalho docente na organização do ensino aprendizagem:
  • Identificação de ações dos professores e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação;
  • Identificação de potencialidades, desafios e estratégias no âmbito do trabalho cooperativo entre alunos, (resolução de problemas, trabalho por projetos, entre outras);
  • Conceção e monitorização de projetos curriculares de turma, num trabalho de natureza Colaborativa

MÓDULO 3 – Metodologias ativas

  • Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em contextos de aprendizagem diversificados, (exemplos)
  • Apropriação de um conjunto de dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, suscetíveis de aprofundar domínios operativos, reflexivos e didáticos que possibilitem: – a utilização adequada e criativa de diferentes metodologias ajustadas às metodologias ativas; – a apropriação das linguagens especificas da educação artística; – o fomento pelo gosto a resolução criativa de soluções do trabalho projeto.

O trabalho autónomo será efetuado em sala de aula através de aprendizagens ativas – Inquiry-based, com a mobilização dos recursos decorrentes das análises e partilhas das sessões presenciais e do acompanhamento online do formador. O formador faz o acompanhamento as atividades produzidas pelos formandos por plataforma digital. 25H

Modalidade:

Oficina de Formação presencial e de trabalho autónoma – 50hrs (25 presenciais; 25 autónomas).

Calendarização:  

Local: 

Destinatários;

  • para a Educação Artística / Artes Visuais – Grupos 100, 110
  • para as disciplinas de Educação Visual e Tecnológica e Educação Visual – Grupos 240, 600

Formadores:

  • Carlos Gomes, Iva Neves e Rita Viana

Preços:

  • Oficina Formação – sócios 40€,  não sócios 70€, professores do agrupamento/escola onde se realize a ação 50€

Contatos

APEVT
Conjunto Habitacional Monte Crasto
Sala 7
Rua Padre Augusto Maia, s/n - S. Cosme
4420-245 Gondomar

Tel/Fax: 225107244
Telemóvel: 912355500
e-mail: info@apevt.pt

APEVT | Redes Sociais

TwitterFacebook

Artigos

  • ENSINO A DISTÂNCIA NAS ESCOLAS – 3.ªVAGA
  • NEWS LETTER 7
  • PLANO DE FORMAÇÃO CF-APEVT 2º semestre
  • ANO NOVO – NOVA FORMAÇÃO
  • ESTUDO EM CASA 2020/21- POSIÇÃO APEVT

APEVT 2021 | Powered by WordPress.