DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

 

 

DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO PARA O SÉC. XXI: aprendizagens essenciais para a área de Educação Artística/Artes Visuais  

 

INSCRIÇÕES no Departamento Educação da Câmara Municipal Oeiras

Esta Oficina vai ser realizada para professores do Concelho de Oeiras no âmbito da  parceria entre a APEVT e o  projeto “Mochila Leve”.

 

INSCRIÇÕES no Centro de Associação de Escolas de Portimão e Monchique

Esta Oficina vai ser realizada para professores do Algarve no âmbito da parceria entre a APEVT e o CFAEPortimão

Oficina de Formação B-Learning

Apresentação/justificação

Consciente dos desafios que a escola enfrenta o governo estabeleceu, como prioritário na área da educação, entre outros, os seguintes objetivos:

– Criar condições para que as escolas e agrupamentos possam gerir o currículo nacional de forma flexível e contextualizada, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos que se revelarem mais adequados para que todos os alunos possam aprender;

– Desenvolver ações para garantir que as aprendizagens dos alunos constituam o cerne dos projetos educativos das escolas e dos agrupamentos, considerando as salas de aula como espaços privilegiados para aprender a descobrir, a analisar e a interpretar fenómenos científicos, sociais, artísticos, ambientais e tecnológicos.

Com vista à consecução destes objetivos, o Ministério da Educação desenvolveu medidas, entre as quais, o “Perfil de competências após 12 anos de escolaridade” e as “Aprendizagens Essenciais, por área disciplinar/disciplina”. Neste contexto, a oficina de formação pretende envolver os professores na implementação destas medidas através da aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, da organização e planificação do ensino em contextos diversificados e da estruturação de projetos que desenvolvam explorações plásticas que integrem os domínios artísticos, técnicos e científicos, potenciem a integração de conhecimentos, capacidades e atitudes comuns das várias áreas do saber.

Considera-se fundamental o papel do docente na avaliação e na reflexão sobre as opções curriculares tomadas, na sua exequibilidade, pertinência e adequação aos contextos de cada comunidade escolar, de cada turma, tornando os documentos curriculares num efetivo instrumento de promoção do sucesso escolar de todos os alunos.

 

Conteúdos:

MÓDULO 1 – Gestão curricular e aprendizagens essenciais.

  • Mudanças da Sociedade Atual – 4 Cs século XXI; O Perfil dos Alunos
  • Articulação entre as aprendizagens essenciais e os restantes documentos curriculares em vigor. O currículo nacional e a seleção dos conteúdos.
  • Análise crítica de documentos curriculares com vista ao estabelecimento da sua articulação horizontal.

MÓDULO 2 –Integração curricular e flexibilidade

  • O trabalho docente no processo de ensino e de aprendizagem:
  • Identificação de ações dos professores e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação;
  • Identificação de potencialidades, desafios e estratégias no âmbito do trabalho cooperativo entre alunos, (resolução de problemas, trabalho por projetos, entre outras);
  • Conceção e monitorização de projetos curriculares de turma, num trabalho de natureza colaborativa, DAC.

MÓDULO 3 – Metodologias ativas e trabalho projeto

  • Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em contextos de aprendizagem diversificados, (exemplos)
  • Apropriação de um conjunto de dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, suscetíveis de aprofundar domínios operativos, reflexivos e didáticos que possibilitem:
  • a utilização adequada e criativa de diferentes metodologias ajustadas às metodologias ativas;
  • a apropriação das linguagens especificas da educação artística;
  • o fomento pelo gosto do trabalho projeto.

Trabalho autónomo efetuado em contexto sala de aula através de aprendizagens ativas, com a mobilização dos recursos decorrentes das análises e partilhas das sessões presenciais.

 

Destinatários: Professores do grupo 240, 600

 

Modalidade: Oficina de Formação B-Learning

 

Calendarização (propostas):

 

Oeiras – “Mochila Leve”

Outubro 8  Novembro 3, 5  Dezembro 1, 3 Janeiro 5 – 17.00/19.30H  ……Síncronas: 2.30H, 2.30H, 2.30H, 2.30H, 2.30H, 2.30H (15H)

Outubro 6  Janeiro 7 – 15.00/20.00H …………………………………………………Presencial: 5.00H, 5.00H (local a definir)                       (10H)

Trabalho autónomo em contexto sala aula: (25H)

Portimão – CFAEPM
Outubro 2, 3 sábado, 3hrs e 7 hrs  ………………………………Presenciais (10H)
Outubro 30 Novembro 17  – 2.30hrs e 2.30hrs ……………..Síncronas (5)
Dezembro dias 4 sexta e 5 sábado, 3hrs e 7 hrs ………….Presenciais(10H)

Trabalho autónomo em contexto sala aula: (25H)

Formadoras:Carlos Gomes, Rita Viana