DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO PARA O SÉC. XXI: aprendizagens essenciais para a área de Educação Artística/Artes Visuais
INSCRIÇÕES no Departamento Educação da Câmara Municipal Oeiras
Esta Oficina vai ser realizada para professores do Concelho de Oeiras no âmbito da parceria entre a APEVT e o projeto “Mochila Leve”.
INSCRIÇÕES no Centro de Associação de Escolas de Portimão e Monchique
Esta Oficina vai ser realizada para professores do Algarve no âmbito da parceria entre a APEVT e o CFAEPortimão
Oficina de Formação B-Learning
Apresentação/justificação
Consciente dos desafios que a escola enfrenta o governo estabeleceu, como prioritário na área da educação, entre outros, os seguintes objetivos:
– Criar condições para que as escolas e agrupamentos possam gerir o currículo nacional de forma flexível e contextualizada, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos que se revelarem mais adequados para que todos os alunos possam aprender;
– Desenvolver ações para garantir que as aprendizagens dos alunos constituam o cerne dos projetos educativos das escolas e dos agrupamentos, considerando as salas de aula como espaços privilegiados para aprender a descobrir, a analisar e a interpretar fenómenos científicos, sociais, artísticos, ambientais e tecnológicos.
Com vista à consecução destes objetivos, o Ministério da Educação desenvolveu medidas, entre as quais, o “Perfil de competências após 12 anos de escolaridade” e as “Aprendizagens Essenciais, por área disciplinar/disciplina”. Neste contexto, a oficina de formação pretende envolver os professores na implementação destas medidas através da aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, da organização e planificação do ensino em contextos diversificados e da estruturação de projetos que desenvolvam explorações plásticas que integrem os domínios artísticos, técnicos e científicos, potenciem a integração de conhecimentos, capacidades e atitudes comuns das várias áreas do saber.
Considera-se fundamental o papel do docente na avaliação e na reflexão sobre as opções curriculares tomadas, na sua exequibilidade, pertinência e adequação aos contextos de cada comunidade escolar, de cada turma, tornando os documentos curriculares num efetivo instrumento de promoção do sucesso escolar de todos os alunos.
Conteúdos:
MÓDULO 1 – Gestão curricular e aprendizagens essenciais.
- Mudanças da Sociedade Atual – 4 Cs século XXI; O Perfil dos Alunos
- Articulação entre as aprendizagens essenciais e os restantes documentos curriculares em vigor. O currículo nacional e a seleção dos conteúdos.
- Análise crítica de documentos curriculares com vista ao estabelecimento da sua articulação horizontal.
MÓDULO 2 –Integração curricular e flexibilidade
- O trabalho docente no processo de ensino e de aprendizagem:
- Identificação de ações dos professores e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação;
- Identificação de potencialidades, desafios e estratégias no âmbito do trabalho cooperativo entre alunos, (resolução de problemas, trabalho por projetos, entre outras);
- Conceção e monitorização de projetos curriculares de turma, num trabalho de natureza colaborativa, DAC.
MÓDULO 3 – Metodologias ativas e trabalho projeto
- Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em contextos de aprendizagem diversificados, (exemplos)
- Apropriação de um conjunto de dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, suscetíveis de aprofundar domínios operativos, reflexivos e didáticos que possibilitem:
- a utilização adequada e criativa de diferentes metodologias ajustadas às metodologias ativas;
- a apropriação das linguagens especificas da educação artística;
- o fomento pelo gosto do trabalho projeto.
Trabalho autónomo efetuado em contexto sala de aula através de aprendizagens ativas, com a mobilização dos recursos decorrentes das análises e partilhas das sessões presenciais.
Destinatários: Professores do grupo 240, 600
Modalidade: Oficina de Formação B-Learning
Calendarização (propostas):
Oeiras – “Mochila Leve”
Outubro 8 Novembro 3, 5 Dezembro 1, 3 Janeiro 5 – 17.00/19.30H ……Síncronas: 2.30H, 2.30H, 2.30H, 2.30H, 2.30H, 2.30H (15H)
Outubro 6 Janeiro 7 – 15.00/20.00H …………………………………………………Presencial: 5.00H, 5.00H (local a definir) (10H)
Trabalho autónomo em contexto sala aula: (25H)
Trabalho autónomo em contexto sala aula: (25H)
Formadoras:Carlos Gomes, Rita Viana