
Vamos realizar o 2.º momento formativo on-line da edição 2024/2025 no dia 05 de março, quarta-feira, entre as 18h00 e as 20h00. Neste segundo WEBINAR DESAFIOS D’ARTE, com o tema “Linguagens e processos da arte contemporânea: testemunho do trabalho da artista .”, com a artista plástica Joana Gomes*. Vamos, mais uma vez, poder compartilhar com a artista alguns exemplos práticos da sua produção artística.
Este projeto considera o professor da Educação Visual e de Artes Visuais um mediador de Saberes Históricos e Culturais que entende o papel cultural das diversas manifestações artísticas a oferecer aos alunos. Neste contexto, o projeto convida artistas plásticos para abordarem o seu percurso e processos artísticos. Joana Gomes descreve o seu percurso artístico, como “… um corpo de trabalho que pretende contar histórias. Histórias embebidas em referências literárias, cinematográficas, filosóficas e pessoais. Realizam-se por meio de uma narrativa desconstruída, apresentada como uma espécie de arqueologia da memória onde se fundem memórias reais, símbolos do museu imaginário e experiência coletiva, memórias ficcionadas e o sonho. Numa constante procura da compreensão de relações humanas, sobretudo sediadas no amour fou e no amor de família e as suas disfuncionalidades até à própria relação do homem com o universo. Assim, tenho recorrido a conceitos da psicanálise e filosofia como a inquietante estranheza, o duplo, a multiplicidade, o outro, a coisa e as realidades alternativas. Existe ainda uma tentativa de contextualizar estas histórias no mundo contemporâneo, seja por integração na realidade social, económica e cultural, seja pela abordagem à própria questão da imagem…”
__________________________________
(*) BIO | JOANA GOMES
Nasceu em Lisboa, em 1986, onde vive e trabalha. Partilha estúdio com o Atelier Contencioso no Hangar – Centro de Investigação, na Graça. Foi co-fundadora do Colectivo Tempos de Vista, no ativo entre 2009-2016.Realizou a Licenciatura e o Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Paralelamente ao seu percurso artístico tem desenvolvido uma carreira na área da gestão, programação e mediação cultural e da formação artística.Expõe nacional e internacionalmente desde 2008. Exposições [selecção]: 2023 | Metamorphosis, Eritage Art Projects, Lisboa, 2022 | This walls can tall, Galeria Belo-Galsterer, Lisboa; Battle Royale, Banco das Artes, Leiria; 2021 | Sufoco, Cisterna Galeria, Lisboa; Prémio a Arte Chegou ao Colombo, Museu Coleção Berardo, Lisboa; 2020 | 0°20’7″Norte 6°43’5″Este, Portugal; 2019 | Double Poetics, Curadoria Inês Valle, Galeria Belo-Galsterer, Lisboa; 2018 | Early Summer, Casa da Cultura da Comporta, Comporta; The Absence of Awareness: Fluor, Concrete, Lava, Wozen, Lisboa; 2016 | Joana Gomes -Desafogar, Palácio Chiado, Lisboa; Intervalos da Imagem, Teatro-Estúdio António Assunção, Almada; 2015 |Tempos de Vista – Circuitos de Repetição, Fábrica da Viarco e Oliva Creative Factory, São João da Madeira; 2014 | Art Stabs Power, que se vayan todos!, Curadoria Inês Valle, Bermondsey Project, Londres; Estado de Sítio, Plataforma Revólver; 2013 | 7.ª Bienal de São Tomé e Príncipe, Fundação Carlos Delfim Neves e CACAU, São Tomé; 2011 | O Espaço em Paralaxe, Observatório Astronómico de Lisboa; 2010 | Casa Grabada, Sala Aljibe, Granada; Goldener Kentaur, Casa de Artistas de Munique, Munique.Recebeu bolsas e apoios de diversas fundações e instituições, nomeadamente, da Fundação Calouste Gulbenkian, 2011, 2012, 2013 e 2015, e o Prémio PEA – Portuguese Emergent Art, com o Atelier ContenciosoEncontra-se representada em diversas coleções privadas como PLMJ, PWC, Museu da Carris e Viarco.