
A propósito do II ENCONTRO STEAM …
A sigla STEAM é um acrónimo resultante da união das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Por meio desta abordagem é possível desenvolver a interdisciplinaridade em que, de um modo prático, os estudantes são estimulados a pensar fora de uma estrutura, muitas vezes, estanque de disciplinas que são lecionadas isoladamente, surgem propostas que buscam como foco o trabalho colaborativo de inclusão curricular.
A abordagem STEAM é oriunda da abordagem STEM, a inserção da Arte contribuiu decisivamente para a evolução, tanto da parte das atividades como dos resultados finais, desta abordagem. Pesquisadores chamam a este moderno movimento de “From STEM to STEAM” (Do STEM para o STEAM).
As Artes na educação STEM foram integradas a partir do Design e na argumentação que a criatividade e o pensamento artístico são essenciais para a inovação tecnológica e científica, certamente influenciou decisores políticos, educadores e investigadores a adotarem o STEAM como um modelo educativo mais completo. Impulsionada internacionalmente por muitos outros fatores e a crescente valorização da criatividade no mercado de trabalho e nos currículos escolares.
A abordagem “STEAM” desafia o Professor para o cruzamento e a complementaridade de saberes, integrando a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e a Matemática, para a pesquisa e partilha constantes do conhecimento, incentivando o trabalho interdisciplinar e orientando o ensino para a resolução de problemas, enquanto promove o desenvolvimento do espírito crítico e uma compreensão integrada e criativa das diversas áreas do saber.
No I Encontro de Professores STEAM, realizado em 18 de novembro de 2023, em Coimbra, foram lançadas as bases para a realização regular de encontros de Professores de várias áreas disciplinares, o que só por si já seria excelente. O II Encontro de Professores STEAM, este ano com a responsabilidade organizativa da APM, representa uma atualização importante em relação ao primeiro encontro, uma vez que todas as suas sessões práticas foram preparadas entre as oito Associações de Professores participantes (APM, APEM, APEVT, APECV, APEI, APPBG, APPFQ, APROGED), traduzindo assim, o trabalho e o espírito STEAM.
Convidamos todos a participar neste excelente dia, cujas experiências serão certamente enriquecedoras!