PROJETOS | APEVT com as comunidades escolares


 

Com a realização dos eventos finais dos PROJETOS desenvolvidos este ano 2023/2024 pela APEVT e os seus parceiros, podemos fazer uma síntese do trabalho desenvolvido. Desde já, destacamos os resultados quantitativos alcançados nos três projetos, que superam todas as expetativas – 860 escolas envolvidas, 42.200 alunos e 1.630 trabalhos submetidos e uma onda gigante de participação nos eventos finais, cerca de 500 participantes.

PROJETO DESAFIOS D’ARTE

No ano 2023/2024 realizou-se a 2.ª edição do projeto Desafios d’Arte, com o alargamento do projeto a mais dois escalões: primeiro Ciclo e Secundário, ou seja: – 1º escalão (1ºciclo); – 2º escalão (2º ciclo); – 3º escalão (3º ciclo); – 4º escalão (Secundário). Outro elemento inovador foi a introdução de uma temática de referência “UM OLHAR SOBRE O LUGAR: Eu e o ambiente, a comunidade, o património …”. Manteve-se a opção de escolha por um estilo ou movimento artístico, o Desafio “à maneira de …” , mas com novas correntes e estilos artísticos e novos artistas. A formação de professores on-line com momentos formativos presenciais de experimentação e partilha, de pausa para reflexão e inspiração, aproximados aos pressupostos de uma “Residência artística” em quatro regiões do país. No  primeiro momento on-line com a temática  “Conceito e Finalidades dos Desafios d’Arte” estiveram presentes cerca de 180 professores numa sessão que não se reteve apenas nos procedimentos concursais, mas, pelo contrario, se focou nas abordagens pedagógicas e didáticas que o projeto suscita.

Após mais uma excelente participação, com a inscrição de cerca de 750 escolas, a mobilização de mais de 40.000 alunos, centenas de professores(as) selecionaram e enviaram cerca de 1300 obras de arte para o desafiante processo de apreciação/seleção de 42 trabalhos finalistas, presentes na exposição artística na GALA DESAFIOS D’ARTE.

 

Nota - Desafios d'Arte é uma marca registada pela APEVT e a IBEREX

 

EXPRESSÕES D’ARTE & DESENVOLVIMENTO- JIG 2.0

A 2.ª edição – 2023/2024 do projeto Expressões d’Arte & Desenvolvimento – Jovens Influencers Globais 2.0, uma parceria. APEVT Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica, ONGD ADRA Portugal e ONGD Par – Respostas Sociais, com versão alargada para alunos do 1.º, 2.º e 3.º CEB, mais do que um concurso para jovens, o projeto procura envolver tanto professores e alunos numa abordagem completa de transformação social, quer seja através:

  • dos momentos formativos On-line para professores;
  • do concurso artístico que trabalhará as competências criativas dos alunos e alunas, motivando-os a expressar em mensagens de consciencialização sobre os desafios que o mundo atravessa;
  • dos workshops de intervenção social que procurarão mobilizar os e as jovens a terem vozes ativas nas mudanças que precisamos no mundo.

Este ano foram propostos os grupos temáticos Qualidade de Vida (ODS 1, 2, 3 e 6); Sociedade Justa (ODS 4, 5 e 10) e Mundo Justo (ODS 16 e 17). Realizou-se  a CERIMÓNIA de Premiação, com o patrocínio da Faber Castell, e que encerra o segundo momento do projeto. Está em curso o terceiro momento do projeto com o circuito  de exposições itinerantes dos trabalhos premiados e a dinamização de workshops de reflexão ação, sobre as temáticas do projeto e que se irão traduzir em mensagens escritas dos postais ilustrados, a realizar por regiões do país e escolas que o solicitem.

SER CID@D@O | Jornal escolar digital”
Num tempo de guerras, é absolutamente necessário desenvolver nos nossos alunos as competências para a cidadania, tolerância, liberdade e direitos humanos. Neste contexto e atendendo aos dois eventos comemorativos neste ano letivo, 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, surgiu mais um projeto em  parceria entre  o Instituto Multimédia – IM, a Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica – APEVT, a Associação de professores de Português – APP, a Rede de Bibliotecas Escolares – RBE e a CONFAP.
“SER CID@D@O | Jornal escolar digital”, que pretende proporcionar uma experiência estimulante na coprodução de um jornal escolar digital. Os trabalhos/conteúdos foram apresentados através de  textos, ilustrações, fotos ou vídeos em suporte digital, em formato de mensagens, entrevistas, pequenas histórias, imagens, ilustrações, fotos, com exemplos de cidadania ativa, testemunhos sobre vivências sociais anteriores e posteriores ao 25 de abril de 1974, os ideais dos Direitos Humanos, etc.
Os trabalhos submetidos integraram a 1ª edição do jornal escolar digital SER CID@D@O, produzido por uma equipa editorial, na plataforma WordPress, constituída por elementos da entidade organizadora e que foi difundido durante o mês de abril de 2024. 
De entre a totalidade dos trabalhos submetidos, foram atribuídos prémios para os melhores trabalhos em texto, ilustração, fotografia, vídeo e conteúdo multimídia, com o patrocínio da Faber Castell.