Com a realização dos eventos finais dos PROJETOS desenvolvidos este ano 2023/2024 pela APEVT e os seus parceiros, podemos fazer uma síntese do trabalho desenvolvido. Desde já, destacamos os resultados quantitativos alcançados nos três projetos, que superam todas as expetativas – 860 escolas envolvidas, 42.200 alunos e 1.630 trabalhos submetidos e uma onda gigante de participação nos eventos finais, cerca de 500 participantes.
PROJETO DESAFIOS D’ARTE
No ano 2023/2024 realizou-se a 2.ª edição do projeto Desafios d’Arte, com o alargamento do projeto a mais dois escalões: primeiro Ciclo e Secundário, ou seja: – 1º escalão (1ºciclo); – 2º escalão (2º ciclo); – 3º escalão (3º ciclo); – 4º escalão (Secundário). Outro elemento inovador foi a introdução de uma temática de referência “UM OLHAR SOBRE O LUGAR: Eu e o ambiente, a comunidade, o património …”. Manteve-se a opção de escolha por um estilo ou movimento artístico, o Desafio “à maneira de …” , mas com novas correntes e estilos artísticos e novos artistas. A formação de professores on-line com momentos formativos presenciais de experimentação e partilha, de pausa para reflexão e inspiração, aproximados aos pressupostos de uma “Residência artística” em quatro regiões do país. No primeiro momento on-line com a temática “Conceito e Finalidades dos Desafios d’Arte” estiveram presentes cerca de 180 professores numa sessão que não se reteve apenas nos procedimentos concursais, mas, pelo contrario, se focou nas abordagens pedagógicas e didáticas que o projeto suscita.
Após mais uma excelente participação, com a inscrição de cerca de 750 escolas, a mobilização de mais de 40.000 alunos, centenas de professores(as) selecionaram e enviaram cerca de 1300 obras de arte para o desafiante processo de apreciação/seleção de 42 trabalhos finalistas, presentes na exposição artística na GALA DESAFIOS D’ARTE.
Nota - Desafios d'Arte é uma marca registada pela APEVT e a IBEREX
EXPRESSÕES D’ARTE & DESENVOLVIMENTO- JIG 2.0
A 2.ª edição – 2023/2024 do projeto Expressões d’Arte & Desenvolvimento – Jovens Influencers Globais 2.0, uma parceria. APEVT Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica, ONGD ADRA Portugal e ONGD Par – Respostas Sociais, com versão alargada para alunos do 1.º, 2.º e 3.º CEB, mais do que um concurso para jovens, o projeto procura envolver tanto professores e alunos numa abordagem completa de transformação social, quer seja através:
- dos momentos formativos On-line para professores;
- do concurso artístico que trabalhará as competências criativas dos alunos e alunas, motivando-os a expressar em mensagens de consciencialização sobre os desafios que o mundo atravessa;
- dos workshops de intervenção social que procurarão mobilizar os e as jovens a terem vozes ativas nas mudanças que precisamos no mundo.
Este ano foram propostos os grupos temáticos Qualidade de Vida (ODS 1, 2, 3 e 6); Sociedade Justa (ODS 4, 5 e 10) e Mundo Justo (ODS 16 e 17). Realizou-se a CERIMÓNIA de Premiação, com o patrocínio da Faber Castell, e que encerra o segundo momento do projeto. Está em curso o terceiro momento do projeto com o circuito de exposições itinerantes dos trabalhos premiados e a dinamização de workshops de reflexão ação, sobre as temáticas do projeto e que se irão traduzir em mensagens escritas dos postais ilustrados, a realizar por regiões do país e escolas que o solicitem.