CF.APEVT Plano de Formação 2018-2019


P L A N O    F O R M A Ç Ã O

Ano letivo 2018/2019

Caracterização

Em 2017/18 verificou-se um ressurgimento na procura de ações de formação em ações com incidência nas temáticas da Avaliação Aferida, Didáticas Especificas e da Flexibilidade Curricular, para os diferentes ciclos de estudo.

Registou-se no primeiro semestre do plano de formação a realização de dois cursos com duração de 15 horas, “Diário Gráfico em Contexto Educativo”, uma oficina de formação com 30 horas “Expressões D’Arte – interligações entre o Português e a Expressão Plástica”, três cursos de duração com 25 horas “Ilustração Digital”, “MTEPII Objetos Escultóricos” e MTEP Materiais e técnicas de expressão para professores do pré-escolar e 1º CEB. Realizaram-se também cinco Seminários com duração 3 horas sobre “Avaliação Externa – Provas de Aferição para Educação Artística, EVT e EV”, (Funchal, Porto, Coimbra, Algarve e Setúbal), reconhecidos pelo Centro de Formação da APEVT.

Estava previsto iniciar-se quatro oficinas de formação, para formação de formadores “Desenvolvimento de um Currículo para o Século XXI – Aprendizagens Essenciais para a área e disciplinas de EXPRESSÃO PLÁSTICA e EDUCAÇÃO VISUAL. E EDUACAÇÂO TECNOLÓGICA” em protocolo com a DGE nas várias regiões do país a realizar com fundos do Projeto 2020, que foram adiadas pela DGE.

Realizou-se o 1º Encontro da Rede Interdisciplinar, (APEVT, APM, APP, APEM), “Interdisciplinaridade – projetos e desafios”, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e o Encontro Nacional APEVT na Escola Secundária Garcia de Orta, Porto a 14 abril 2018, com o tema integrador “Educação Artística e Tecnológica, uma nova possibilidade de aprender”. Encontro foi reconhecido pelo Centro de Formação da Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica, na modalidade de Ação de Formação de Curta Duração relacionada com o exercício profissional, com a duração de 6 horas.

Objetivos de intervenção para 2018/2019

– Promover mecanismos de identificação das prioridades de formação de curto e médio prazo dos associados e de outros professores que se identifiquem igualmente com a ação cientifica-pedagógica da APEVT;

– Assegurar o apoio aos associados na implementação dos curricula e na concretização de projetos específicos;

– Construir redes de parceria com associações congéneres e instituições de ensino superior, tendo em vista a adequação e a qualidade da oferta formativa;

– Articular a oferta de formação com as Delegações Regionais da Associação;

– Desenvolver o Plano de Formação visando a convergência das inscrições dos professores apenas nessas ações evitando a sua dispersão.

– Elaborar ações de formação em modalidade de oficina e cursos e disponibilizar ações de curta duração – 6 horas, nomeadamente em escolas inscritas no Concurso Projetos Criativos, organizado pela APEVT, no Projeto Academias do Conhecimento Gulbenkian em que a APEVT participa em parceria com a Ordem dos Arquitetos e nas Escolas foco no âmbito da Autonomia e Flexibilização Curricular visando o seu acompanhamento e recolha de dados.

Oferta de Ações de Formação

As propostas de Ações de Formação que se seguem estão todas confirmadas, havendo ainda duas em fase de acreditação e outras que se efetuarão a partir da solicitação de professores/escolas:

Ações de curta duração (4):

Encontros Regionais de Professores: 4 de maio 2019, Porto; 11 de maio 2019, P. Delgada; 18 de maio 2019, Funchal; Lisboa, 25 maio 2019.

Workshops por solicitação das escolas e ou de professores: “Aprendizagens Essenciais | Projetos em artes Visuais”, “Aprendizagens Essenciais | Projetos Tecnológicos”, “Flexibilidade Curricular | Projetos Interdisciplinares”

Cursos de 15 horas (4):

“A Criatividade na adaptação à sociedade contemporânea │Técnicas de agilização do Pensamento Criativo”;

“Ilustração| Qualidades comunicacionais e expressivas para a prática pedagógica”;

“O Diário Gráfico em contexto educativo”;

“Eu sou Movimento | Projeto Criativo de dança e artes plásticas”;

Cursos de 25 horas (6):

“O Desenho da Criança – Educação visual e a expressão plástica na infância “;

“Materiais e Técnicas de Expressão Plástica”;

“MTEP – Materiais e Técnicas de Expressão Plástica pré e 1º ciclo”,

“ Arte e Movimento”,

“Da Impressão ao Livro | Desenvolvimento de competências ao nível das Artes e Expressões”,

“Ilustração digital | As TIC no desenvolvimento de qualidades comunicacionais e expressivas para a prática pedagógica.”

Oficinas de 30 horas (2):

“Expressões D’Arte: o Português e a Expressão Plástica”;

“Arte e Educação: metodologias de observação da obra de arte”

Plano por Regiões