ANO LETIVO 2021 / 2022
PLANO DE FORMAÇÃO 2021/2022
MISSÃO E OBJETIVOS
Do Plano de Atividades de Formação para o ano 2021/2022 constam, entre outros, os seguintes objetivos de intervenção.
- Contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores, centrando a formação na escola e desenvolvendo-a em torno do aprofundamento dos conhecimentos científico pedagógicos e da reflexão sobre as próprias práticas.
- Elaborar e disponibilizar modalidades de formação em contexto sala de aula, em resposta aos problemas identificados pelos professores nas suas práticas pedagógicas e formação.
- Constituir redes de parceria com associações congéneres, associações de escolas e instituições de ensino superior, tendo em vista a diversidade e qualidade da oferta formativa.
Apesar das vicissitudes e do clima de insegurança decorrente da crise pandémica, prosseguimos com as ações de formação que resultam do interesse pessoal dos professores e das suas necessidades educativas e que estimulem o aperfeiçoamento das práticas e competências nos domínios de desempenho do ensino da expressão plástica, da educação visual, da educação tecnológica e das artes visuais.
Neste contexto, optou-se pela oferta semestral privilegiando ações On-line e ações presenciais com trabalho autónomo em contexto, (oficinas, trabalho prático e experimental), programadas de acordo com a situação pandémica e em conformidade com o período excecional de reconversão de cursos presenciais em regime a distância, por determinação da Carta Circular do Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua, CCPFC
Este ano, verificou-se mais um significativo aumento na procura e consequente oferta de ações de formação, em diferentes modalidades decorrente das necessidades apuradas, com incidência nas temáticas das Didáticas Especificas e da Flexibilidade Curricular, vid. Gráfico.
Apesar da crise epidemiológica o número de formandos na totalidade das ações foi cerca de setecentos e cinquenta, distribuídos pelas diferentes modalidades de formação, vid. gráfico.
Merece, também, referencia a diversidade, cada vez maior, de formandos oriundos dos grupos de docência dos diversos ciclos de estudo da área artística e tecnológica.
Apesar das vicissitudes e do clima de insegurança propomos para o ano 2021/2022 prosseguir com as ações de formação que resultem do interesse pessoal dos associados e das necessidades emergentes das mudanças educativas do sistema, que estimulem o aperfeiçoamento das práticas e competências nos domínios de desempenho do ensino da expressão plástica, da educação visual, da educação tecnológica e das artes visuais.
Neste sentido a oferta será semestral privilegiando ações On-line e ações presenciais com trabalho autónomo em contexto, (oficinas. trabalho prático e experimental). O segundo semestre, entre março e julho, será programado de acordo com a situação pandémica e da extensão do período excecional de reconversão de cursos presenciais em sessões on-line, declarado pelo CCPFC.
AÇÕES DE FORMAÇÃO
Da oferta de formação do Plano Anual de Atividades do Centro de Formação, assinala-se as ações acreditadas pelo CCPFC e realizadas e desenvolvidas nas modalidades de Curso de formação e Oficinas de formação nas áreas e domínios:
A – Ciências da Especialidades, (A135, A126, A127);
B – Ensino da Educação e das Ciências da Educação, (B106 científico pedagógica);
C – Práticas Pedagógico Didáticas, (C106 didáticas especificas).
São as seguintes ações de formação:
PLANO DE FORMAÇÃO
2.º S E M E S T R E – JAN/JUN 2021/2022
Formação ON-LINE 2º Semestre Jan/Jun |
Conteúdo
|
Datas/Horários |
Formador
|
|
1. “O DIÁRIO GRÁFICO: ferramenta didática promotora de criatividade no ensino da Área Artística e Tecnológica” – 25H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-109035/20 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600 |
– Abordagem a diferentes autores – Urban Sketchers – Materiais necessários – Conteúdos programáticos – Aprendizagens Essenciais; – Construção de diário gráfico indutores de diferente abordagem didática; – Personalização do diário gráfico; – Visitas de estudo / trabalho de campo (desenho no exterior) – Experimentação de técnicas e materiais de expressão: |
25 de Janeiro e 1, 8, 15 de Fevereiro e 8 de Março
3ª feira, 18:30/21:30hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Carla Cardoso |
|
2. “A ILUSTRAÇÃO: a interação textual-icónica na narrativa visual – 25H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-109025/20 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600 |
– Definição e contextualização histórica/prática da Ilustração. – Géneros de ilustração, articulação texto/imagem. – Análise do trabalho de alguns ilustradores – O caso do livro-imagem; – A criação de narrativas visuais sem texto – A articulação texto/imagem; – Expressão gráfica relação a palavra com a imagem; – Produção gráfica (digital, serigráfica, pop-up, colagem, etc. |
29 de Janeiro, 12, 26 de Fevereiro e 26, Março
Sábado, 9:00/13:00hrs
Síncronas: 4H, 4H, 4H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Marco Taylor
|
|
3. ILUSTRAÇÃO DIGITAL: as TIC no desenvolvimento de qualidades comunicacionais e expressivas para as práticas pedagógicas” – 25H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-107908/20 Modalidade: Curso de Formação, Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600 |
– Definição e funções da ilustração, enquanto arte, serviço e componente. – A transição de técnicas tradicionais para técnicas digitais nos diferentes géneros de ilustração. – Exploração prática em contexto educativo: experiências de aprendizagem. – Exploração de softwares educativos (Adobe Photoshop). |
19, 26 de Fevereiro e 5, 19 de Março
Sábado, 9:30/13:30hrs
Síncronas: 4H, 3H, 4H, 4H, (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Sónia Guedes
|
|
4. “A IMAGEM ANIMADA como forma de comunicação” – 25H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-109033/20 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600
|
– Introdução aos princípios básicos da imagem em movimento. As técnicas de cinema de animação, os softwares e restantes materiais necessários – As técnicas: rotoscopia, pixilação, animação com areia, recortes, plasticina. Programas de captura e de edição áudio e vídeo; tipos de ficheiros; problemas e soluções; – Realização de um filme de animação, com utilização de softwares gratuitos. Realização de storyboards e montagem do vídeo |
8, 15, 22, 29 de Março e 19 de Abril
Terça-feira, 18:30/21:30hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
João Católico |
|
5. “A CRIATIVIDADE na Área Artística e Tecnológica: métodos e técnicas promotoras de pensamento criativo em ação” – 25H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-109034/20 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600
|
– Conceito de Criatividade: Breve evolução do conceito; – Perspetiva de “pequeno C” da Criatividade. – Características e necessidades da sociedade atual, as 4Cs; Interseções entre Criatividade e Educação; – Desenvolvimento das capacidades criativas nas crianças e jovens. Bloqueio e potencialidades; – O papel dos professores neste processo. Análise sistémica da criatividade. – Técnicas e estratégias do pensamento criativo. |
5, 12, 19, 26 de Março e 2 Abril
Sábado, 10:00/13:00hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Carla Pereira |
|
6. ARTE e EDUCAÇÃO: metodologias de observação da obra de arte -30H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-101452/18 Modalidade: Oficina de Formação Destinado a: Professores dos grupos 110, 240 |
– Análise da obra de arte segundo alguns autores. – Visita ao museu, (físico ou virtual), reflexão sobre a aprendizagem artística que suscita uma abordagem interdisciplinar. Construção de recursos pedagógicos. – Releitura das obras de arte: Expressão, comunicação e representação visual. – Experiências de exploração e manipulação de técnicas e materiais. – Gestão da operacionalização do projeto a concretizar em contexto de sala de aula. |
24, 31 de Março, 21, 28 de Abril e 19, 26 de Maio
5ª feira, 17:00 e 18:00/20:00hrs
Síncronas: 2H, 3H, 2H, 3H, 2H, 3H (15H) Trabalho autónomo: (15H) |
Carmo Afonso |
|
7. “ANIMAÇÃO em STOP MOTION” – 25H
Registo: CCPFC/ACC Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600 |
– Noções básicas da linguagem de animação – Construção de um flipbook – Introdução à técnica de Stop Motion Aplicativos para realizar animações com a técnica de Stop Motion – Como usar o aplicativo Studio Stop Motion no smartphone – Desenvolvimento de exercícios de animação com diferentes materiais – Criação de um projeto de animação: seleção do tema/história, storyboard, personagens, cenário e edição de imagem. |
26 de Abril e 3,10,17 de Maio e 7 Junho
3ª feira, 18:30/21:30hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Carla Cardoso |
|
8. “O LIVRO COMO OBJETO DE ARTE”- 25H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-109028/20 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600 |
– A construção de um livro em contexto escolar. – Perspetiva histórica. O livro de artista. Anatomia de um livro. – Análise das várias tipologias de livros: pop-up, álbum ilustrado, livro sem palavras/livro-imagem, perfurados, com abas, etc. – A importância da narrativa: ficção, não ficção, poesia, fábula, informativos, foto livro, entre outros. – A ilustração, estilos e a relação entre o texto e a imagem. – Métodos de reprodução, impressão e encadernação
|
30 de Abril e 7, 14, 21 de Maio
Sábados. 9:00/13:00hrs
Síncronas: 4H, 3H, 4H, 4H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Elisabete Brás |
|
Formação PRESENCIAL 2º Semestre Jan/Jun. |
Conteúdo
|
LOCAL Datas/Horários |
Formador
|
|
9. Expressão Plástica no Pré-Escolar e 1.º CEB – 26H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-104709/19 Nº de horas acreditadas: 26hrs (13hrs autónomas) Modalidade: Oficina de Formação Destinatários. Professores dos grupos 100, 110
|
– Oferta individual de materiais de desenho e pintura, (parceria Apevt / Faber Castell ).
– Orientações Curriculares. Aspetos pedagógicos e metodológicos. – Etapas de evolução do desenho na criança. – Expressão, comunicação e representação visual.
– Realização de Desafios de desenho e exploração materiais com abordagens criativas (técnicas surrealistas e de pensamento divergente). – Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, grafite e corantes), presentes nos pastéis, lápis e aguarelas. – Desafios em diferentes suportes, monotípia / simetria / técnicas de impressão e raspagem, etc. Manipulação de materiais inovadores e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc…
– Proposta de trabalho autónomo em contexto de sala de aula. – Partilha e apresentação do projeto realizado.
|
AÇORES* (escola a designar)
AVEIRO (escola a designar)
BRAGA (escola a designar)
PORTO (escola a designar)
VISEU (escola a designar)
LISBOA EB Francisco de Arruda, Alcântara
FARO (escola a designar)
MADEIRA** (escola a designar)
|
15 de janeiro
2ªsessão (sábado, 10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
12 de Fevereiro e 12 de Março (sábado, 10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
« »
« »
« »
23 de Abril e 21 de Maio (sábado, 10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
12 de Março e 23 de Abril (sábado,10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
28 de Fevereiro e 2 de Março (sábado,10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
|
Iva Neves, Fátima Lopes e Filipa Alves
Sónia Santos
Manuela Bigote
Iva Neves
Carlos Gomes
Carlos Gomes
Marco Taylor
Adriana Xavier |
10.Educação Artística e Tecnológica no 2.º, 3.º CEB – 26H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-104708/19 Nº de horas acreditadas: 26hrs (13hrs autónomas) Modalidade: Oficina de Formação Destinatários. Professores dos grupos 240, 600 e 530
* Inscrições Delegação APEVT- Açores ** Inscrições Plataforma Agir – RAM |
Plano Formação APEVT-Madeira 2.ºSemestre
As inscrições das Ações de Formação e as Oficinas validadas pela DRE, são feitas na Plataforma Interagir, e atempadamente serão
divulgados os prazos de inscrição.
Acão de Formação Oficina de Formação |
Conteúdos |
Local |
Datas/Horários |
Formador
|
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA: PRÁTICAS INDUTORAS DE SUCESSO
Registo: ITG-1988.3164/21 – Plataforma Interagir RAM Modalidade: Oficina de Formação Destinatários. Professores dos grupos: 110, 240; 530; 600
Horas: 26Hrs (13Hrs presenciais + 13Hrs de trabalho em contexto de sala de aula)
Parcerias: APEVT & Faber Castell EB/PE S. António e Curral das Freiras Nota: Prof.s da EB/PE de S. António – 20 € Sócios da APEVT Madeira – 15 € Não sócios – 35 €
|
– Análise das orientações curriculares. – Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de escrita, desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, giz, grafite e corantes), presentes nos lápis e aguarelas. – Exercícios de aplicação em diferentes suportes. – Exercícios de monotipia / simetria. Técnicas de impressão e raspagem. – Proposta de trabalho em contexto de sala de aula. |
EB/PE S. António e Curral das Freiras
Sala 203 |
(Carnaval) 28 de Fevereiro 9h às 14.00h
2 de março 14h às 18.30h
30 de abril 9h às 12,30h
Presencial: 13Hrs (5hrs, 4,5hrs, 3,5hrs)
Trabalho autónomo em contexto sala aula: (13hrs)
|
Adriana Fernandes
Carmo Afonso |
ROBOTICANDO…
Registo: A aguardar validação da DRE Modalidade: Curso de Formação
Destinatários. Professores dos grupos: 100; 100.EE;110; 110.EE; 140; 240; 530; 600
Horas: 15Hrs Nota: Sócios: 15€ Não sócios: 35€ |
– Operadores tecnológicos: Operadores de regulação, correção e funcionamento; – Estruturas: Perfis e características mecânicas das estruturas resistentes; – Fabricação e construção: Uniões fixas, móveis e articuladas; – Acumulação e transformação de energia: Operadores elétricos; Transformações básicas entre as distintas formas de energia (mecânica, elétrica e química); – Design de produto: Interdisciplinaridade do design; A forma e a função no design de produto; Responsabilidade e design sustentável.
|
EB 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia
Sala 116
|
23 abril 9h às 14h
30 abril 14h às 19h
7 maio 9h às 14.00h
|
Carla Quintião
Damasceno Pereira |
OS FIOS TEXTEIS E OS PERCURSOS ARTÍSTICOS
Registo: A aguardar validação da DRE Modalidade: Curso de Formação
Destinatários. Professores dos grupos: 100; 100.EE;110; 110.EE; 140; 240; 530; 600
Horas: 15Hrs Nota: Sócios: 15€ Não sócios: 35€
|
– Perspetiva histórica: a tapeçaria na história da arte – Mostra e experimentação de diferentes técnicas e instrumentos de transformação das fibras têxteis: o tecido artesanal, o industrial e o decorativo – Do fio ao tecido: tafetá, sarja e cetim: – A tapeçaria tecida como forma de arte decorativa – Análise, reinterpretação e/ou desconstrução de uma obra de arte – Entre linhas: artes visuais, artesanato e design – Pintura de cartões para aplicação do trabalho têxtil final. – Criação de uma tapeçaria como forma de arte.
|
EB 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia
Sala 117
|
14, 21 e 28 maio
9h às 14.00h
|
Adriana Fernandes
Paula Ferreira |
O LIVRO COMO OBJETO DE ARTE
Registo: A aguardar validação da DRE Modalidade: Curso de Formação
Destinatários. Professores dos grupos: 100; 100.EE;110; 110.EE; 140; 240; 530; 600
Horas: 25Hrs Nota: Sócios: 20€ Não sócios: 40€
|
– A construção de um livro em contexto escolar.
– Perspetiva histórica. Anatomia de um livro. – Análise das várias tipologias de livros: pop-up, álbum ilustrado, livro sem palavras/livro-imagem, perfurados, com abas, etc. – O livro de artista. – Da ideia à encadernação / Construção de um livro através de diferentes abordagens didáticas. – A ilustração, estilos e a relação entre o texto e a imagem. – Expressão, comunicação e representação visual, realização de exercícios de desenho e exploração plástica, conformação de materiais, aspetos estruturais e comunicacionais.
|
EB 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia
Sala 117
|
12, 13 e 14 julho
9hrs | 13.00h 14.00h | 17.00h
15 julho 9h às 13.00h
|
Dina Mendes
Carmo Afonso
|
PLANO DE FORMAÇÃO
1.º S E M E S T R E – SET/JAN 2021/2022
Ações de Formação | Conteúdos | Datas/Horários | Formador |
1. “O DIÁRIO GRÁFICO: ferramenta didática promotora de criatividade na Área Artística e Tecnológica” – 25H acreditadas, ON-LINE
Registo: CCPFC/ACC-109035/20 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600
|
– Abordagem a diferentes autores – Urban Sketchers – Materiais necessários – Conteúdos programáticos – Aprendizagens Essenciais; – Construção de diário gráfico indutores de diferente abordagem didática; – Personalização do diário gráfico; – Visitas de estudo / trabalho de campo (desenho no exterior) – Experimentação de técnicas e materiais de expressão: |
21, 28 de SETEMBRO,
12, 19 de outubro e 02 novembro 3ª feira, 18:30/21:30hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H)
|
Carla Cardoso |
2. “A ILUSTRAÇÃO: a interação textual-icónica na narrativa visual – 25H acreditadas, ON-LINE
Registo: CCPFC/ACC-109025/20, Nº de horas: 25 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600
|
– Definição e contextualização histórica/prática da Ilustração. – Géneros de ilustração, articulação texto/imagem. – Análise do trabalho de alguns ilustradores – O caso do livro-imagem; – A criação de narrativas visuais sem texto – A articulação texto/imagem; – Expressão gráfica relação a palavra com a imagem; – Produção gráfica (digital, serigráfica, pop-up, colagem, entre outras). |
25 de setembro
09, 23 de outubro e 06 de novembro Sábado, 9:00/13:00hrs
Síncronas: 4H, 4H, 4H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H)
|
Marco Taylor
|
3. “O LIVRO COMO OBJETO DE ARTE”- 25H acreditadas, ON-LINE
Registo: CCPFC/ACC-109028/20 Modalidade: Curso de Formação, Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600 |
– A construção de um livro em contexto escolar.
– Perspetiva histórica. O livro de artista. Anatomia de um livro. – Análise das várias tipologias de livros: pop-up, álbum ilustrado, livro sem palavras/livro-imagem, perfurados, com abas, etc. – A importância da narrativa: ficção, não ficção, poesia, fábula, informativos, foto livro, entre outros. – A ilustração, estilos e a relação entre o texto e a imagem. – Métodos de reprodução: fotocópia, digital, offset e rizografia. – Da ideia à impressão e à encadernação e os acabamentos.
|
25 de setembro09, 16, 23 de outubro
Sábado 9:00/13:00hrs
Síncronas: 4H, 3H, 4H, 4H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Elisabete Brás |
4. “DA IMPRESSÃO AO LIVRO DO ARTÍSTA: desenvolvimento de competências ao nível das artes” – 25H acreditadas, ON-LINE
Registo: CCPFC/ACC-101348/18 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600
|
– Introdução O Livro do Artista – Ilustração Perspetiva histórica; Mostra de diversos livros; – Registos gráficos diversos; Símbolos e narrativas; Relação texto-imagem; A noção da síntese; – Estilos próprios de expressão; Planificação (storyboard); Experimentação de técnicas e conceitos; Espaços vazios – texto\imagem; – Realização de uma prancha de ilustração. – Mostra diversas técnicas: Gravura , pop-up, encadernação, cianotipia.
|
07, 14, 21 de OUTUBRO e 4, 11, 25 novembro
5ª feira 18:30/21:00
Síncronas: 2.5H, 2.5H, 2.5H, 2.5H, 2.5H, 2.5(15H) Assíncronas: : 2.5H, 2.5H, 2.5H, 2.5H (10H) |
Manuela Bigote |
5. Expressão Plástica no Pré-Escolar e 1.º CEB – 26H acreditadas, PRESENCIAL
Registo: CCPFC/ACC-104709/19 Nº de horas acreditadas: 26hrs (13hrs autónomas) Modalidade: Oficina de Formação Destinatários. Professores dos grupos 100, 110
|
– Apresentação. Parceria Faber Castell
– Análise das orientações curriculares. – Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de escrita, desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, giz, grafite e corantes), presentes nos lápis e aguarelas. – Exercícios de aplicação em diferentes suportes. – Exercícios de monotipia / simetria. Técnicas de impressão e raspagem tinta-da-china. – Proposta de trabalho em contexto de sala de aula |
Lisboa (AE Francisco de Arruda)
Porto (AE São Pedro da Cova)
09 de Outubro Sábado 10.00/17.00hrs (6H) 06 de Novembro Sábado 10.00/18.00hrs (7H) |
Iva Neves e Sónia Santos |
6. Educação Artística e Tecnológica no 2.º, 3.º CEB – 26H acreditadas, PRESENCIAL
Registo: CCPFC/ACC-104708/19 Nº de horas acreditadas: 26hrs (13hrs autónomas) Modalidade: Oficina de Formação Destinatários. Professores dos grupos 240, 600 e 530 |
– Apresentação. Parceria Faber Castell
– Análise das orientações curriculares. – Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de escrita, desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, giz, grafite e corantes), presentes nos lápis e aguarelas. Exercícios de aplicação em diferentes suportes. – Exercícios de monotipia / simetria. Técnicas de impressão e raspagem tinta-da-china. Manipulação deste material inovador e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc… – Proposta de trabalho em contexto de sala de aula.
|
Lisboa (AE Francisco de Arruda)
Porto ( AE São Pedro da Cova)
09 de Outubro Sábado 10.00/17.00hrs (6H) 06 de Novembro Sábado 10.00/18.00hrs (7H)
|
Carlos Gomes e Manuela Pina |
7. ILUSTRAÇÃO DIGITAL: as TIC no desenvolvimento de qualidades comunicacionais para práticas pedagógicas” – 25H acreditadas, ON-LINE
Registo: CCPFC/ACC-107908/20 Modalidade: Curso de Formação, Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600
|
– Definição e funções da ilustração, enquanto arte, serviço e componente. – A transição de técnicas tradicionais para técnicas digitais nos diferentes géneros de ilustração. – Exploração prática em contexto educativo: experiências de aprendizagem. – Exploração de softwares educativos (Adobe Photoshop). |
23, 30 de outubro e 06, 13, 27 novembro
Sábado, 10:00/13:00hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3h, 3h (15H) Assíncronas: 2.5H, 2.5H, 2.5H, 2.5H (10H) |
Sónia Guedes
|
8. “A ANIMAÇÃO em STOP MOTION” – 25H acreditadas, ON-LINE
Registo: CCPFC/ACC – 110643/21 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600 |
– Noções básicas da linguagem de animação
– Construção de um flipbook – Introdução à técnica de Stop Motion – Aplicativos para realizar animações com a técnica de Stop Motion – Como usar o aplicativo Studio Stop Motion no smartphone – Desenvolvimento de exercícios de animação com diferentes materiais – Criação de um projeto de animação: seleção do tema/história, storyboard, personagens, cenário e edição de imagem.
|
16, 23, 30 de novembro
Sábado, 10:00/13:00hrs, 07 de dezembro e 11 de janeiro 3ª feira, 18:30/21:30hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H,4H (10H) |
Carla Cardoso |
9. “A IMAGEM animada como forma de comunicação” – 25H acreditadas, ON-LINE
Registo: CCPFC/ACC-109033/20 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600 |
– Introdução aos princípios básicos da imagem em movimento. As técnicas de cinema de animação, os softwares e restantes materiais necessários
– As técnicas: rotoscopia, pixilação, animação com areia, recortes, plasticina.; – Programas de captura e de edição áudio e vídeo; tipos de ficheiros; problemas e soluções; – Tripés, trucas, câmaras de vídeo, iluminação, etc. – Realização de um filme de animação, com utilização de softwares gratuitos – Realização de storyboards; construção de todos os elementos necessários; filmagem de todos os planos e sequências planificados, montagem do vídeo
|
18, 25 de novembro
02 de dezembro e 13, 20 de janeiro Quinta-feira, 18:30/21:30hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
João Católico |
10. “A CRIATIVIDADE na Área Artística e Tecnológica: métodos e técnicas promotoras de pensamento criativo em ação” – 25H acreditadas, ON-LINE
Registo: CCPFC/ACC-109034/20, Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600
|
– Conceito de Criatividade: Breve evolução do conceito;
– Perspetiva de “pequeno C” da Criatividade. – A pertinência da Criatividade na sociedade Contemporânea: Características e necessidades da sociedade atual, as 4Cs; Interseções entre Criatividade e Educação; – Desenvolvimento das capacidades criativas nas crianças e jovens. Bloqueio e potencialidades; – O papel dos professores neste processo. Análise sistémica da criatividade. – Estratégias de agilização do pensamento criativo:
|
26, 30 de NOVEMBRO
03 de dezembro e 04, 07 de janeiro
3ª feira e 6ª feira 17:30/20:30hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H (15H) Assíncronas: 2.5H, 2.5H, 2.5H, 2.5H, (10H)
|
Carla Pereira
|
11. “VAMOS CONTAR HISTÓRIAS com os brinquedos óticos no jardim de infância e 1º CEB” – 25H acreditadas, ON-LINE
Registo: CCPFC/ACC-106129/19, Modalidade: Curso de Formação, Destinado a: Professores do Pré e grupo 100 e 110
|
– Introdução à ação de formação – Os princípios de animação de imagens (surgimento e evolução histórica dos brinquedos óticos, o thaumatrope como brinquedo ótico que demonstra este princípio) – Brinquedos óticos e perceção do movimento – O movimento contínuo e aplicação aos brinquedos óticos – Projetos de animação
|
10, 12,14,17,19, 26 JANEIRO 2ª e 3ª feira, 18:00/20:30hrs
Síncronas: 2.5H, 2.5H, 2.5H, 2.5H , 2,5H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Marco Taylor |