EU SOU MOVIMENTO

Inscrição (clique no titulo):

Eu sou Movimento: Projeto Criativo de dança e artes plásticas

 

Curso de Formação presencial

(cumpre todos protocolos sanitários)

 

Apresentação/justificação

Esta ação pretende sublinhar a dimensão da corporeidade nos processos pedagógicos ligados às artes, a importância do corpo no desenvolvimento do trabalho colaborativo e na dimensão criativa que deve configurar as aprendizagens. Realça-se a multiplicidade de ferramentas pedagógicas das Artes Plásticas e da Dança e suas interações criativas, baseadas na corporeidade dos processos cognitivos e emocionais que, para além de veículos de aprendizagem, propiciam aos alunos e aos professores, o desenvolvimento da expressividade, do sentido crítico e da sensibilidade estético. Nesta ação, os professores são desafiados a criarem as suas próprias  interações entre as artes plásticas e a dança através do trabalho colaborativo, perspetivado em termos de projeto.

Do ponto de vista curricular:
Esta ação estrutura-se no âmbito da promoção de projetos de integração nas disciplinas curriculares da Área Artística e Tecnológica do Ensino Básico. A sua relevância consubstancia-se na mobilização de literacias diversas e de múltiplas competências teóricas e práticas, através da “integração das Artes” (fator de redução de abandono escolar e da elevação das aspirações educacionais dos alunos e desenvolvimento de habilidades de pensamento e ação).
Do ponto de vista da organização do ensino aprendizagem:
Esta ação é uma oportunidade de experimentação plástica e sensorial  de recriação de espaços que desenvolvem capacidades em percepção espacial,  espaço/temporal e da relação do corpo com o espaço e o movimento. O gesto livre e expressivo do ser humano através do corpo, da mão …, diretamente ou não, pode transmitir o modo a tornar visível a emoção, o pensamento e a imaginação, trata-se, pois, da mobilização de competências prescritas nas  orientações do ensino das disciplinas de Artes Visuais e da Educação Visual e Tecnlógica).

Conteúdos:

Componentes principais do movimento: espaço, corpo, dinâmicas e relações. Descrição, sistematização e exploração da proposta de Laban de modo a fornecer uma base conceptual ao nível da análise de movimento.

Processo criativo: estímulo, contexto e colaboração. Análise de métodos e processos de criação artística na sua relação com o movimento. Discussão de aspetos éticos e estéticos inerentes ao processo de criação artística no espetro de relação professor-aluno.

Planificação e simulação de um projeto a implementar em contexto de sala de aula. Adaptação dos conteúdos específicos da análise de movimento e da criação artística ao contexto de sala de aula.
Discussão sobre a implementação do projeto e da sua relação com o processo de ensino-aprendizagem.

Modalidade: Curso de Formação – 15 horas presenciais

Destinatários: Professores 1º CEB, grupo  de docência 110; professores de Educação Visual e Tecnológica, grupo de docência 240

Formadores: Ângelo Cid Neto e Paula Pinto

Calendarização: 19 e 20 de junho – Sábado 7,5hrs e Domingo 7,5hrs (9.30-13.00hrs e das 14.00-18.00hrs) – 15 horas

Local:   Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda (escola sede), Calçada da Tapada, 152, (Alcântara)1300 Lisboa

Preços: Frequência com certificado: – Associado 20€; Não associado 40€; Professor do agrupamento onde se realiza a ação 30€.

 

_____________________________________________________________________________________

 Ação promovida pela APEVT em parceria com a Associação sentidosilimitados