Inscrição (clique no titulo da ação)
1. O DIÁRIO GRÁFICO: ferramenta didática promotora de criatividade no ensino da Área Artística e Tecnológica
Ação de Formação On-line
Apresentação/justificação:
Diário Gráfico, Diário de Viagem, Caderno de Esboços, Caderno de Campo, Caderno de procura Paciente, Carnet de Voyage ou Sketchbook, são diferentes designações para o mesmo conceito: um caderno de registos gráficos frequentes. Salavisa (2008), na obra “Diários de Viagem”, afirma que o Diário Gráfico – DG adquire grande importância para os alunos como um instrumento didático e um grande valor afetivo como objeto pessoal. Efetivamente, o uso do DG não só permite o desenvolvimento da destreza manual do aluno, como permite traçar e revisitar os processos e progressos dos trabalhos realizados caraterizadores da identidade do sua própria identidade.
A utilização do DG como instrumento pedagógico promotor da criatividade possibilita o desenvolvimento dos vários domínios das Aprendizagens Essenciais para as Artes Visuais na medida que induz a um processo de aprendizagem autónomo com foco na resolução de problemas, em que os alunos são autores e promotores de aprendizagens significativas.
Assim, pretende-se dar a conhecer aos formandos formas de aplicação do DG na sala de aula, sendo enfatizado diferentes abordagens didáticas e diversas experimentações técnicas e materiais.
Conteúdos:
– Explicitação dos objetivos de um diário gráfico
– Abordagem a diferentes autores
– UrbanSketchers
– Formatos de cadernos
– Materiais necessários
– Conteúdos programáticos – Aprendizagens Essenciais;
– Construção de dois formatos de diário gráfico indutores de diferente abordagem didática;
– Personalização do diário gráfico;
– Visitas de estudo / trabalho de campo (desenho no exterior)
– Experimentação de técnicas e materiais de expressão: Exercícios para o desenvolvimento da criatividade; Desenho de Letra; Desenho de observação (corpo humano; objetos e elementos vegetais); Narrativa visual – Ilustração; Recorte e colagem; Pop-up; Carimbos e estampagem
Modalidade: Curso de Formação E-Learning – 25H
Calendarização:
25 de Janeiro e
1, 8, 15 de Fevereiro e 8 de Março 2022
3ª feira, 18:30/21:30hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H (15H)
Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H)
Destinatários: Professores dos grupos 240, 530 e 600
Formador: Carla Cardoso
Preço: Frequência com certificado: – Associado 35€; Não associado 65€;