Encontro Nacional da APEVT: Educação Artística e Tecnológica, uma nova possibilidade de aprender


Perfil do Aluno; Flexibilização Curricular; Aprendizagens Essenciais; Avaliação educativa;
Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

Inscrições: Encontro Nacional da APEVT

Porto, 14 abril 2018 – Escola Secundária Garcia de Orta

Contexto

A APEVT realiza mais um Encontro Nacional que se projeta na especificidade das questões de caráter científico, pedagógico, cultural e profissional dos professores das áreas de ensino da expressão plástica, da educação visual, da educação tecnológica, da arte, design e tecnologias e na sua inserção interveniente no sistema educativo português.

Se na atualidade o sentido da educação é preparar os jovens para lidar com os problemas inerentes às sociedades multiculturais e tecnológicas como as nossas, num mundo globalizado e interligado, deve dotá-los de um domínio acrescido de competências emocionais, sociais, interculturais e de maior capacidade de adaptação e flexibilidade. É neste quadro que nos propomos tratar o tema, Educação Artística e Tecnológica, uma nova possibilidade de aprender, pondo em evidencia o papel da educação artística para a construção de um futuro sustentável com criatividade, inovação, pensamento crítico e de um entendimento sobre a capacidade que a educação tecnológica oferece para lidar com os desafios do futuro.

Por outro lado, a tutela optou por uma mudança não disruptiva promotora do sucesso centrada na autonomia das escolas visando a contextualização e flexibilização do currículo. Esta realidade permite explorar diferentes formas de organizar os currículos, no sentido da inversão do impacto negativo de currículos prescritivos, normativos e demasiado extensos, valorizando as escolas e os professores como garante de melhores aprendizagens e cria para os alunos uma nova possibilidade de aprender.

O tema geral integrador proporciona abordagens cientificas, pedagógicas e didáticas em diversos subtemas, com que alguns professores já contactaram este ano e que todos se verão confrontados no próximo ano.

Temáticas

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade: Visão, princípios, valores e áreas de competências para a escola, comunidade de aprendizagens. – Que constrangimentos e potencialidades?

Projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular: Aprendizagens Essenciais como referente da organização e operacionalização do ensino. – Intenções e realidades.

Promoção de competências na área de ensino artístico e tecnológico para os objetivos previstos na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável: Como satisfazer a emergência da literacia e comunicação visual e em tecnologia para lidar com o futuro?

Promoção das literacias artísticas e tecnológicas, consubstanciados em modelos disciplinares coerentes, integradores e sequenciais nos três ciclos de estudo. Que eixos prioritários de atuação?

Tecnologias digitais nas disciplinas da área do ensino artístico e tecnológico: aplicações práticas em contexto, problemáticas de implementação. Recursos didáticos para a educação tecnológica.

O Encontro tem um formato composto por Sessões plenárias com oradores convidados, e sessões paralelas para comunicações sobre as temáticas do Encontro, apresentações sobre projetos, experiências ou produtos desenvolvidos em contexto escolar e ou investigações pedagógicas.

Os interessados em apresentar comunicações/trabalhos deverão enviar um pequeno resumo e trabalho completo, (com titulo, filiação), para info@apevt.pt, até 1 de março. O resultado da seleção de propostas será anunciado, por email, até ao dia 17 de março de 2018.

Programa provisório:

Encontro Nacional da APEVT

08h30 – Receção

09h00 – Sessão de abertura | Contexto e finalidades do Encontro Nacional | Assembleia Geral eletiva dos órgãos sociais da APEVT.

09h30 – Sessão Plenária1: O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade – Visão, princípios, valores e competências para a escola portuguesa do século XXI.

10h30 – Coffee break/Exposição trabalhos.

11h00 – Sessão Plenária2: O Projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular – Aprendizagens Essenciais como referente da organização do ensino.

12h30 – Sessões Paralelas. Sala1 – Área artística e tecnológica – Aplicações práticas de tecnologias digitais em contexto, problemáticas de implementação. Sala2 – PAFC – Área artística e tecnológica e as matrizes curriculares base.

13h30 – Almoço.

15h00 – Sessões Paralelas. Sala1 – Avaliação Educativa – Provas de Aferição na Educação Visual e Educação Tecnológica. Sala2 – Recursos didáticos para a educação tecnológica.

16.00 – Sessão Plenária3: Promoção de competências na área artística e tecnológica para os objetivos e pressupostos previstos na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

17.30 – Sessão de encerramento| Assembleia Geral – resultados da votação nos órgãos sociais da APEVT para o triénio 2018/2021.

Inscrições: Encontro Nacional da APEVT

O preço da inscrição é gratuito para associados, 10 € para não associados e 5 € para professores do agrupamento onde se realiza o Encontro.

O Encontro é reconhecido pelo Centro de Formação da Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica, na modalidade de Ação de Formação de Curta Duração relacionada com o exercício profissional, realizada na Escola Secundária Garcia de Orta – Porto, em 29/11/2017, com a duração de 6 horas.