PROJETO DICA


 

ULTIMA ETAPA DO PROJETO
Estamos a aproximar-nos do prazo limite para a submissão dos Projetos DICA.
Até dia 11 de maio, deverás submeter os projetos da(s) tua(s) equipa(s) na Área Reservada.
Para que o processo seja o mais ágil possível, preparámos algumas indicações que te poderão ajudar nesta etapa.
Projetos DICA | Formatos
Os projetos deverão ser submetidos nos seguintes formatos:

1º Escalão | A Grande Aventura – Estrelas do Amanhã
Apresentação interativa, entregue nas versões slide show (PowerPoint) mais recentes (Office 2007 – 2010)
2º Escalão | Partir à Descoberta – Tu és importante para a Comunidade
Videoclipe, em formato mp4, com uma resolução máxima de 1080p (FullHD) e duração entre 3 a 5 minutos.
3º Escalão | A Ação é o Coração do Projeto – Transformar o Mundo num lugar melhor
Vídeo-Reportagem, em formato mp4, com uma resolução máxima de 1080p (FullHD) e não deverá exceder 5 minutos.

Projetos DICA | Submissão
A submissão dos projetos é realizada na Área Reservada DICA, em Submissão de Projetos DICA. Aí, terás acesso ao Formulário de Submissão, onde poderás submeter até 10 equipas, num mesmo formulário.
Os projetos são submetidos através de link de partilha, sem validade. Sugerimos, para o efeito, a utilização da Google Drive (link partilhado), ou do Youtube (vídeo não listado). Disponibilizamos AQUI instruções de como o fazer, caso tenhas dúvidas.
Todos os projetos DICA deverão incluir a identificação da equipa (Nomes, idades, escola), quer sejam submetidos em vídeo ou apresentação interativa.
Projetos DICA | Encontro Nacional
Entre 11 e 18 de maio o júri procede à pré-seleção das nove equipas finalistas para que no dia 14 de junho, no ENCONTRO NACIONAL DICA, apresentarem e defenderem o seu projeto perante um júri alargado que premiará as três equipas vencedoras dos três escalões/ciclos de estudo.

Entramos na última etapa do projeto DICA, não é demais relembrar quem somos.

O que é

A partir de aprendizagens desencadeadas no âmbito de projetos de integração curricular em contexto STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes & Matemática, os alunos iniciam uma aventura criativa de procura de ideias e soluções originais.
Os Desafios de Ideias Criativas em Ação vão proporcionar, através de trabalho colaborativo, uma experiência estimulante na criação de produtos que solicitem e desenvolvam Aprendizagens Essenciais e áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Deseja-se que os produtos mobilizem diferentes manifestações artísticas, técnicas e científicas (pintura, desenho, escultura, fotografia, assemblage, colagem, fotografia, instalação, prototipagem, entre outros).
A apresentação/divulgação dos produtos finais, com a demonstração das várias etapas do processo de realização do projeto, apelam à utilização de tecnologias de produção multimédia, tais com apresentações interativas, videogramas e podcasts.
Os participantes, consoante o seu escalão, serão confrontados com DESAFIOS que desenvolvam ações de intervenção na COMUNIDADE, com ideias e soluções originais, sustentáveis e promotoras de qualidade de vida.

Público-Alvo
Alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, da rede pública ou privada, em território nacional e para as escolas dos países de língua oficial portuguesa.
Professores do 1º ciclo, em contexto letivo ou de enriquecimento curricular.
Professores de Expressão Plástica, Artes Visuais, Educação Visual, Educação Tecnológica e Desenho no âmbito das suas disciplinas, ou estes com professores de outras disciplinas curriculares integrados num projeto curricular.

Objetivos
DICA tem como objetivo o desenvolvimento de processos criativos em contexto escolar que promovam o pensamento crítico e criativo, o conhecimento, a valorização pelas aprendizagens interdisciplinares e a troca de experiências entre alunos, numa vasta diversidade de territórios educativos.
Caberá a cada equipa a identificação, desenvolvimento e execução de um projeto com vista a solucionar a questão de partida, mobilizando as várias etapas do processo artístico (pesquisa, investigação, criação e reflexão), assim como, processos e recursos tecnológicos que mobilizem a resolução de problemas (conceção, transformação, produção e avaliação) na realização de produções artísticas e tecnológicas.

Local & Duração
A 1ª edição do DICA decorre ao longo do ano letivo 2021/22, em qualquer instituição de ensino inscrita, da rede pública ou privada, em território nacional e para as escolas dos países de língua oficial portuguesa.  https://youtu.be/J6XZPqQn7Vs

Parabéns a todas as Equipas DICA!