PLANO DE ATIVIDADES 2020/2021


 

A execução do Plano do ano corrente consolidou a cooperação da Direção e das Delegações Regionais, através da promoção das medidas adequadas à concretização dos objetivos da Associação a nível nacional e à implementação de novos projetos. Prosseguimos a colaboração institucional com a tutela e todos os parceiros educativos, salienta-se a resposta à solicitação colaborativa do ME/DGE apoio e supervisão dos blocos de produção para a Área Artística e a Educação Tecnológica do “Estudo Em Casa”. Tomamos posições, resultantes de solicitações cientifico-pedagógicas com parceiros institucionais, destaca-se, entre outras, a posição sobre as emissões das aulas da Educação Artística e da Educação Tecnológica no “Estudo Em Casa”, convicta da urgência de medidas para a superação da atual situação, por forma a garantir uma imagem publica operacionalização de um  ensino aprendizagem de qualidade nas nossas disciplinas. Tomou, ainda, posição sobre “Aulas em EVT através de  recomendações aos professores e às escolas sobre a especificidade de espaços e recursos indispensáveis para a lecionação das nossas disciplinas”.

A execução das atividades do Centro de Formação Contínua de Professores, apesar do clima de insegurança decorrente da crise pandémica,  confirmou mais um significativo aumento na procura e consequente oferta de ações de formação, em diferentes modalidades decorrente das necessidades apuradas, com incidência nas temáticas das Didáticas Especificas e da Flexibilidade Curricular, vid. Gráfico.

 

 

Da oferta de formação do Plano Anual de Atividades do Centro de Formação, destaca-se as ações acreditadas, reconvertidas (Cursos e Oficinas para On-Line, B-learning e presencial)  e desenvolvidas em dois semestres do plano num total de 35 ações, considerando as desenvolvidas em parceria com outros Centros de Formação.

Merece ainda referência a diversidade, cada vez maior, de formandos oriundos dos grupos de docência dos diversos ciclos de estudo da área artística e tecnológica.

 

 

1º SEMESTRE – Ações iniciadas em outubro/novembro

  1. A ILUSTRAÇÃO: a interação textual-icónica na narrativa visual – Curso 25H.
  2. A IMAGEM animada como forma de comunicação – Curso 25H.
  3. O DIÁRIO GRÁFICO: ferramenta didática promotora de criatividade no ensino da Área Artística e Tecnológica – Curso 25H, (2 turmas).
  4. A CRIATIVIDADE na Área Artística e Tecnológica: métodos e técnicas promotoras de pensamento criativo em ação – Curso 25H, (2 turmas).
  5. O CINEMA de ANIMAÇÃO vai à escola – Curso
  6. ILUSTRAÇÃO DIGITAL: as TIC no desenvolvimento de qualidades comunicacionais e expressivas para as práticas pedagógicas – Curso 25H, (2 turmas).
  7. EXPRESSÃO PLÁSTICA no Pré-Escolar e 1.º CEB – Oficina 26H.
  8. DESENVOLVIMENTO DE UM CURRICULO PARA O SÉC. XXI: aprendizagens essenciais para a área e   disciplinas de Artes Visuais; Educação Visual e Tecnológica; Educação Visual – Oficina 50H.
  9. ARTE e EDUCAÇÃO: metodologias de observação da obra de arte – Oficina 30H.
  10. EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA: práticas Indutoras de Sucesso – Oficina 26hrs – 13h presenciais.
  11. EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA: Aprendizagens Baseadas em Projetos – Oficina 26hrs – 13h presenciais.

2º SEMESTRE Ações iniciadas em março/abril/maio

  1. “O DIÁRIO GRÁFICO: ferramenta didática promotora de criatividade no ensino da Área Artística e Tecnológica” – Curso 25H.
  2. ILUSTRAÇÃO DIGITAL: as TIC no desenvolvimento de qualidades comunicacionais e expressivas para as práticas pedagógicas” – Curso 25H, (2 turmas).
  3. “A ILUSTRAÇÃO: a interação textual-icónica na narrativa visual – Curso 25H.
  4. “DA IMPRESSÃO AO LIVRO DO ARTÍSTA: desenvolvimento de competências ao nível das artes e expressões” – Curso 25H.
  5. “TÉCNICAS DE IMPRESSÃO GRÁFICA | materiais e processos em contexto de sala de aula”- Curso 25H.
  6. “ANIMAÇÃO em STOP MOTION” – Curso 25H.
  7. “A IMAGEM animada como forma de comunicação” – Curso 25H.
  8. “O DESENHO DA CRIANÇA” – Curso 25H.
  9. “O LIVRO COMO OBJETO DE ARTE”- Curso 25H.
  10. “VAMOS CONTAR HISTÓRIAS com os brinquedos óticos no jardim de infância e 1º CEB” – Curso 25H.
  11. “A CRIATIVIDADE na Área Artística e Tecnológica: métodos e técnicas promotoras de pensamento criativo em ação” – Curso 25H
  12. “EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: estratégias de aprendizagem com recurso às TIC”- Curso
  13. “MATERIAIS E TÉCNICAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA” – Curso 25H.
  14. “EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA no 2.º,3.º CEB” – Oficina 26hrs – 13h presenciais, (2 turmas).
  15. EXPRESSÃO PLÁSTICA NO PRÉ-ESCOLAR E 1.º CEB – Oficina 26hrs – 13h presenciais, (2 turmas).
  16. DESENVOLVIMENTO DE UM CURRICULO PARA O SÉC. XXI: aprendizagens essenciais para a área e   disciplinas de Artes Visuais; Educação Visual e Tecnológica; Educação Visual – Oficina 50H.
  17. MATERIAIS E TÉCNICAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA – MTEP – Curso 25H.
  18. EXPRESSÕES D’ARTE | O Português e a Expressão Plástica – Curso 30H.
  19. EU SOU MOVIMENTO: projeto criativo de dança e artes plásticas – Curso 15H.

Foram ainda realizadas ações de curta duração no âmbito de parcerias estabelecidas:

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA: Aprendizagens Baseadas em Projetos – ACD, Workshop 6H, integrado no X Colóquio “Autonomia e Flexibilidade Curricular: Da Organização à Avaliação das Aprendizagens”, do Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão.

DESENVOLVIMENTO DE UM CURRICULO PARA O SÉC. XXI: Aprendizagens Baseadas em Projetos – ACD, Workshop 6H, do Centro de Formação Associação de Escolas do Pombal.