2.º Encontro “Interdisciplinaridade: Projetos e desafios”

O desafio da interdisciplinaridade convida-nos a olhar para as aprendizagens dos nossos alunos de uma forma mais integrada — como a própria vida e o modo como dela nos tornamos protagonistas — dando passos no sentido de ultrapassar currículos demasiado espartilhados, prescritivos, receituários de soluções desajustadas à construção do saber e do saber fazer. Convida-nos também a olhar para a nossa prática e para a nossa “disciplina” de uma forma menos autossuficiente, isolada, sequencial, mais humilde e mais relacional. Por isso mais exigente para professores e alunos.

Na sequência do 1.º Encontro Interdisciplinaridade: projetos e desafios, realizado a 3 de março de 2018 e organizado pela APEM, a APEVT, a APM e a APP, em colaboração com o IE-UL, estas mesmas entidades propõem-se dar continuidade a essa iniciativa e realizar o 2.º encontro sobre a mesma temática da interdisciplinaridade, dirigido aos professores do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Música, Educação Visual e Educação Tecnológica.

Neste Encontro pretendemos oferecer elementos de reflexão e aprofundamento, através das conferências com temáticas enquadradoras, proporcionar o debate sobre projetos e experiências e refletir em conjunto nos desafios que podemos encontrar no quotidiano escolar.

Pretendemos assim, alcançar, entre outros, os seguintes objetivos:

  • valorizar a gestão da articulação horizontal do currículo e a mobilização do conhecimento;
  • promover o trabalho interdisciplinar como dinâmica centrada no papel dos alunos enquanto autores;
  • fortalecer o espírito de grupo, a capacidade para interagir socialmente e para praticar a interdisciplinaridade.

O 2.º Encontro Interdisciplinaridade: Projetos e desafios realiza-se no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa no dia 23 de fevereiro de 2019 e será certificado como ação de curta duração (Despacho n.º 5741/2015 Artigo 3.º).

INSCRIÇÕES EM https://goo.gl/forms/1wi9pJbl00R0nBRC3