A APEVT deseja a todos os professores Boas Festas e um Próspero Ano Novo
No final de mais um ano das nossas vidas importa relembrar que, enquanto professores de EVT, a proposição sobre a relevância do desenvolvimento da área da Educação Artística e Tecnológica deve constituir uma componente relevante da educação, acessível a todos os alunos e que não podemos aceitar que esteja invariavelmente condicionada no curriculo à disponibilidade de recursos humanos ‘existentes’.
Para haver Educação Artística e Tecnológica é preciso, antes de mais, que as artes visuais, a tecnologia e oficios artisticos estejam assumidamente no currículo e sejam uma opção política coerente, de um desígnio de ideologia curricular.
Neste contexto, a APEVT ao desejar a todos os professores desta área Boas e merecidas Festas, relembra também que permanecem preocupações lesivas aos interesses pedagógicos dos alunos e sócioprofissionais dos professores sobre o que ainda se revela insuficiente no Dec. Lei 55/2018, nomeadamente nas suas matrizes curriculares base:
- A estruturação dos planos curriculares atendendo aos princípios de equilíbrio, coerência, integração e sequência nos diferentes ciclos de estudo;
- A valorização efetiva do papel e lugar da Educação Artística e Tecnológica nas matrizes curriculares, garantindo uma carga horária minima exigivel potenciadora de aprendizagens eficazes e de qualidade, em tudo contrária à atomização curricular;
- A concretização da coadjuvação no 1º ciclo nas diferentes áreas artísticas sem fazê-la depender dos escassos (ou inexistentes) recursos humanos disponíveis no sistema;
- A concretização da oferta obrigatória de Complemento à Educação Artística, tanto no 2º ciclo como no 3º ciclo, independentemente dos recursos humanos disponíveis no sistema;
- A fundamentação científica e pedagógica sobre o lugar e papel da disciplina TIC na área artística e tecnológica nos 2º e 3º ciclos.
Direção APEVT, 2018