Centro de Formação APEVT – Balanço das atividades de formação (1ºsemestre)

Verificou-se um ressurgimento na procura de ações de formação com incidência nas temáticas das  “Didáticas Especificas”,  “Avaliação Aferida” e da “Flexibilidade Curricular”, para os diferentes ciclos de estudo.  Regista-se que no primeiro semestre do plano de formação se tenha realizado as seguintes ações:

– “Ilustração Digital”: curso de formação – 25 horas presenciais – destinatários: professores dos Grupos 240, 530, 550 e 600, Guimarães.

– “Expressões D’Arte – interligações entre o Português e a Expressão Plástica”: oficina de formação – 15 horas presenciais, 15 autónomas – destinatários: educadores de infância e professores do 1º CEB (110), Porto.

– “Diário Gráfico em Contexto Educativo”: curso de formação – 15 horas presenciais – destinatários: Professores dos Grupos 240, 530 e 600, Almada e Setúbal.

– “MTEPII Objetos Escultóricos”: curso de formação – 25 horas presenciais – destinatários: professores dos grupos 240, 530 e 600, Porto.

Realizaram-se também, por solicitação dos agrupamentos de escolas, cinco seminários de curta duração sobre “Avaliação educativa – Provas Aferidas de Expressão Plástica, de Educação Visual e de Educação Tecnológica”, para professores dos grupos 110, 240 e 600, no Funchal, Porto, Coimbra, Faro e Setúbal.

No âmbito da Rede Interdisciplinar, constituída com as associações de professores de Português, Matemática, Educação Musical e de Educação Visual e Tecnológica, realizou-se o “1º Encontro Interdisciplinaridade – Projetos e desafios”, em parceria com Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, para professores dos grupos 110, 200, 230, 240, 250, 300, 500 e 600, Lisboa.

Foram elaboradas, acreditadas e programadas, em protocolo com a DGE, as ações para formação de formadores, “Desenvolvimento de um Currículo para o Século XXI – Aprendizagens Essenciais para a Expressão Plástica, Educação Visual e Educação Tecnológica, a realizar nas regiões do Norte, Centro e Sul do país, tendo sido adiadas pela DGE para o próximo ano letivo 2018/2019.

No âmbito do Encontro Nacional Professores foi promovido pelo Centro de Formação APEVT uma ação de curta duração, “Educação Artística e Tecnológicas, uma nova possibilidade de aprender”, com os subtemas “O Projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular | Aprendizagens Essenciais como referente da organização e operacionalização do ensino” e  “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade | Visão, princípios, valores e áreas de competências para a escola, comunidade de aprendizagens”, “Promoção de competências na área de ensino artístico e tecnológico |  Objetivos previstos na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, “Promoção das literacias artísticas e tecnológicas | Tecnologias digitais nas disciplinas da área do ensino artístico e tecnológico – Aplicações práticas em contexto, problemáticas de implementação – Recursos didáticos para a educação tecnológica”.

Por ùltimo, a pensar no próximo semestre, foram submetidas e acreditadas pelo CCFCP as ações de formação, “Materiais e Técnicas de Expressão Plástica para educadores de infância e professores do 1º CEB”, “Eu sou movimento – projeto criativo” e a oficina de formação “Expressões D’Arte: as metodologias de observação em artes” (processo pendente).