Currículo para o Século XXI: Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

Partilhamos a versão final do documento estruturante Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. São estas as áreas de competência que integram o perfil: linguagens e textos; informação e comunicação; raciocínio e resolução de problemas; pensamento crítico e pensamento criativo; desenvolvimento pessoal e autonomia; bem-estar e saúde; sensibilidade estética e artística; saber técnico e tecnologia; consciência e domínio do corpo. Destacamos as três últimas, por se inserirem no âmbito das áreas disciplinares que representamos e incorporarem a nossa filosofia criativa e experimental.

Conforme referiu o jornal Público na sua notícia de destaque sobre as Competências para o Século XXI,

“Não há mais, e há muito que as há, ciências ditas duras e ciências ditas moles, saberes essenciais e saberes dispensáveis, conhecimento material útil e cultura acessória inúntil”,disse o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, no final da sessão de apresentação do perfil de competência. O actual ministro demarcava-se assim, uma vez mais, das opções adoptadas pelo anterior titular da pasta, Nuno Crato, que elegeu um número reduzido de disciplinas como sendo “estruturantes”, entre elas o Português e Matemática. “Se tudo correr bem, no próximo ano lectivo, nos anos iniciais de ciclo, já se estará a trabalhar nesta base”, acrescentou.

Este documento estruturante representa uma mudança de paradigma educativo, atento e que responde aos desafios do mundo contemporâneo e futuro próximo. Para ajudar a transformar estes princípios em realidade educativa, está prevista formação aos docentes, para que no terreno possam adaptar as suas práticas e estimular nos alunos aprendizagens mais ricas, humanistas, críticas e tecnológicas, que os preparem não com blocos de conhecimento estanque mas com competências ativas que lhes permitirão ter posturas dinâmicas de resposta aos desafios inescrutáveis de um futuro incerto e em rápida mutação e desenvolvimento. Clique aqui para o consultar: Perfil dos Alunos à Saida da Escolaridade Obrigatória.