Curso de Formação: Brinquedos Óticos no Pré-Escolar e 1º Ciclo

CURSO DE FORMAÇÃO:  VAMOS CONTAR HISTÓRIAS COM OS BRINQUEDOS ÓTICOS NO JARDIM DE INFÂNCIA E 1º CEB

Formador: Marco Taylor

Objetivos da Ação

Promover e divulgar junto dos professores e educadores a pertinência da abordagem aos princípios de animação de imagens em contextos educativos diversificados; Refletir sobre a importância da integração dos brinquedos óticos em contexto educativo; Produzir brinquedos óticos diversos e criar recursos educativos e pedagógicos para utilização posterior em contexto real; Experimentar e realizar construções de diversos brinquedos óticos, explorando as suas capacidades criativas, lúdicas e expressivas; Utilizar diferentes áreas do saber e mobilizá-las para este contexto específico de aplicação; Criar projetos de intervenção educativa, utilizando os brinquedos óticos e a sua componente lúdica; Partilhar experiências e construir mecanismos de troca de conhecimentos neste domínio específico, utilizando e prevendo contextos diversos de aplicação; Realizar brinquedos óticos diversos, discutindo paralelamente os seus princípios de funcionamento e seu contexto de aplicação e de integração das diversas áreas do conhecimento.

Conteúdos da Ação

INTRODUÇÃO À ACÇÃO DE FORMAÇÃO (2 Horas): Conteúdos, objetivos e finalidades da ação; Planificação do trabalho a desenvolver; Modalidades de avaliação da ação e apresentação e discussão sobre a temática.

OS PRINCIPIOS DE ANIMAÇÃO DE IMAGENS (4 Horas): Surgimento e evolução histórica dos brinquedos óticos; O efeito da persistência retiniana das imagens; O que é a animação de imagens; O thaumatrope como brinquedo ótico que demonstra este principio (realização prática do brinquedo); Exemplo de uma animação simples, utilizando a animação de duas imagens (realização prática deste brinquedo ótico).

BRINQUEDOS ÓPTICOS E PERCEPÇÃO DO MOVIMENTO (4 Horas); A animação de várias imagens – princípios físicos, óticos e históricos; A animação em ciclo e a sua demonstração com o phenakistiscope: princípios de funcionamento do brinquedo ótico e sua construção.

O MOVIMENTO CONTÍNUO E APLICAÇÃO AOS BRINQUEDOS ÓPTICOS  (4 Horas): O zootrope como aparelho de ilusão ótica que permite ver uma animação contínua – princípios históricos e de realização; Construção de várias tiras animadas para a realização e visionamento deste brinquedo ótico; Evolução histórica deste brinquedo ótico e origem do subsequente: o praxinoscópio.

PROJECTOS DE ANIMAÇÃO (5 Horas): Realização de animações complexas; O storyboard e a estruturação de um argumento para uma história a contar no brinquedo ótico “flip-book”; Princípios de realização de um “flip-book” e visionamento de exemplos; Construção do brinquedo ótico.

APLICAÇÃO DOS BRINQUEDOS ÓPTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR (6 Horas): A aplicação dos brinquedos óticos em contexto escolar, de forma lúdica – teorias e princípios fundamentais; Exemplos de projetos de intervenção comunitária nesta área; Discussão e partilha de experiências diversificadas; Criação de modelos de intervenção em contexto real; Realização de trabalhos individuais e de grupo, planificando e organizando atividades pedagógicas/lúdicas/didáticas na área dos brinquedos óticos e de intervenção na comunidade educativa (realização dos trabalhos finais da ação).

Local de Realização:

Agrupamento de Escolas de Ferreiras/ALBUFEIRA

Calendarização:

SÁBADOS – MARÇO – DIAS – 18, 25 – DAS 09.30/13.00HRS E DAS 14.00/17.30HRS
ABRIL – DIA 22 – DAS 09.00/13.00HRS, DIA 29 – DAS 09.30/13.00HRS E DAS 14.00/17.30HRS

Destinatários:

Educadores de Infância

Professores do 1º. CEB

25 HORAS

CRÉDITOS: 1,0

Para os efeitos previstos no artº.5º,do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores este CURSO releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 240 do 2º Ciclo e dos Grupos 530 e 600 do 3º CEB.

Para efeitos de aplicação do nº 3 do artº.14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores este CURSO releva para a progressão na carreira de Professores do Grupo 240 do 2º Ciclo e dos Grupos 530 e 600 do 3º CEB (dimensão científica e pedagógica).

Valor de inscrição/donativo:

40,00€ para os docentes do Agrupamento de Escolas Santos Simões e Associados da APEVT.

60,00€ para não Associados da APEVT e docentes de outras escolas.

Inscrições aqui: Ações de Formação APEVT – Alentejo e Algarve.