RUBRICAS DE AVALIAÇÃO


A avaliação das aprendizagens não pode ser um bicho de sete cabeças, burocrático e psicométrico.

Afinal avaliar é um ato espontâneo e constante na nossa vida. Todos temos valores que avaliamos a partir da formulação de critérios que construímos (muitos critérios …), para nós e os outros, através de evidências que observamos e até nivelamos.

A avaliação educativa assemelha-se aquilo que fazemos quotidianamente. Sem feedback de qualidade não há lugar a mudança, daí a importância da avaliação formativa descontraída e descomplicada (uma vez estudada e praticada).

Deixamos um vídeo Como formular juizos de valor? Rubricas de Avaliação , esperamos que vos seja útil!

Há cerca de meio século, escreveu Paulo Freire:
(…)a avaliação educativa não é o ato pelo qual A avalia B. É o ato por meio do qual A e B avaliam juntos uma prática, seu desenvolvimento, os obstáculos encontrados ou os erros e equívocos porventura cometidos. Daí seu caráter dialógico. (…) Neste sentido, em lugar de ser um instrumento de fiscalização, a avaliação é a problematização da própria ação.”