ORGANIZAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM 2022/23


NESTA ÉPOCA as escolas organizam-se para preparar materiais pedagógico didáticos para o próximo ano.
 Embora os professores sempre tenham sido determinantes na gestão do currículo, a verdade é que hoje é preciso atribuir explicitamente  ao professor e à coordenação pedagógica uma muito maior autonomia e flexibilidade relativamente aos modos de organizar e conduzir os processos de ensino aprendizagem, que não se compatibiliza com planificações formais para todo o ano,  igual para todos os alunos, por vontade dos diretores e para “inglês ver”…
Os professores não são “correias de transmissão” entre programas ou manuais “prontos a usar”, são antes, profissionais que identificam e interpretam problemas educativos e procuram soluções para esses problemas, no quadro de orientações curriculares nacionais.
A  APEVT procura apoiar os professores da sua área educativa com materiais que sejam instrumentos para a ação, que sejam verdadeiramente materiais de apoio às práticas profissionais.
Nesse sentido, recordamos que podem consultar documentos sobre Organização e Gestão do Ensino Aprendizagem neste site htt://apepsvt.pt/recursos-2/

Recursos índice

  • Propostas de RECURSOS organizadas por ciclos de estudo
  • BLOCO D´IDEIAS  – “Desafios ideias criativas em Arte & Tecnologia
  • Organização e gestão do ENSINO APRENDIZAGEM
    • DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
  • PROPOSTAS DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PARA O ANO LETIVO 2022/23
    • Planificação global anual
    • Planificação especifica de unidade de trabalho
    • Avaliação dos alunos ( exemplo segundo as Aprendizagens Essenciais)