PLANO DE FORMAÇÃO 2022
(CLIQUE PARA VER PLANO EM SWAY)
Descrição do Plano de Formação CF.APEVT e da APEVT.Madeira 2.º Semestre
Formação ON-LINE 2º Semestre Jan/Jun |
Conteúdo
|
Datas/Horários |
Formador
|
|
1. “O DIÁRIO GRÁFICO: ferramenta didática promotora de criatividade no ensino da Área Artística e Tecnológica” – 25H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-109035/20 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600 |
– Abordagem a diferentes autores – Urban Sketchers – Materiais necessários – Conteúdos programáticos – Aprendizagens Essenciais; – Construção de diário gráfico indutores de diferente abordagem didática; – Personalização do diário gráfico; – Visitas de estudo / trabalho de campo (desenho no exterior) – Experimentação de técnicas e materiais de expressão: |
25 de Janeiro e 1, 8, 15 de Fevereiro e 8 de Março
3ª feira, 18:30/21:30hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Carla Cardoso |
|
2. “A ILUSTRAÇÃO: a interação textual-icónica na narrativa visual – 25H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-109025/20 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600 |
– Definição e contextualização histórica/prática da Ilustração. – Géneros de ilustração, articulação texto/imagem. – Análise do trabalho de alguns ilustradores – O caso do livro-imagem; – A criação de narrativas visuais sem texto – A articulação texto/imagem; – Expressão gráfica relação a palavra com a imagem; – Produção gráfica (digital, serigráfica, pop-up, colagem, etc. |
29 de Janeiro, 12, 26 de Fevereiro e 26, Março
Sábado, 9:00/13:00hrs
Síncronas: 4H, 4H, 4H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Marco Taylor
|
|
3. ILUSTRAÇÃO DIGITAL: as TIC no desenvolvimento de qualidades comunicacionais e expressivas para as práticas pedagógicas” – 25H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-107908/20 Modalidade: Curso de Formação, Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600 |
– Definição e funções da ilustração, enquanto arte, serviço e componente. – A transição de técnicas tradicionais para técnicas digitais nos diferentes géneros de ilustração. – Exploração prática em contexto educativo: experiências de aprendizagem. – Exploração de softwares educativos (Adobe Photoshop). |
19, 26 de Fevereiro e 5, 19 de Março
Sábado, 9:30/13:30hrs
Síncronas: 4H, 3H, 4H, 4H, (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Sónia Guedes
|
|
4. “A IMAGEM ANIMADA como forma de comunicação” – 25H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-109033/20 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600
|
– Introdução aos princípios básicos da imagem em movimento. As técnicas de cinema de animação, os softwares e restantes materiais necessários – As técnicas: rotoscopia, pixilação, animação com areia, recortes, plasticina. Programas de captura e de edição áudio e vídeo; tipos de ficheiros; problemas e soluções; – Realização de um filme de animação, com utilização de softwares gratuitos. Realização de storyboards e montagem do vídeo |
8, 15, 22, 29 de Março e 19 de Abril
Terça-feira, 18:30/21:30hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
João Católico |
|
5. “A CRIATIVIDADE na Área Artística e Tecnológica: métodos e técnicas promotoras de pensamento criativo em ação” – 25H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-109034/20 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600
|
– Conceito de Criatividade: Breve evolução do conceito; – Perspetiva de “pequeno C” da Criatividade. – Características e necessidades da sociedade atual, as 4Cs; Interseções entre Criatividade e Educação; – Desenvolvimento das capacidades criativas nas crianças e jovens. Bloqueio e potencialidades; – O papel dos professores neste processo. Análise sistémica da criatividade. – Técnicas e estratégias do pensamento criativo. |
5, 12, 19, 26 de Março e 2 Abril
Sábado, 10:00/13:00hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Carla Pereira |
|
6. ARTE e EDUCAÇÃO: metodologias de observação da obra de arte -30H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-112787/21 Modalidade: Oficina de Formação Destinado a: Professores dos grupos 110, 240 |
– Análise da obra de arte segundo alguns autores. – Visita ao museu, (físico ou virtual), reflexão sobre a aprendizagem artística que suscita uma abordagem interdisciplinar. Construção de recursos pedagógicos. – Releitura das obras de arte: Expressão, comunicação e representação visual. – Experiências de exploração e manipulação de técnicas e materiais. – Gestão da operacionalização do projeto a concretizar em contexto de sala de aula. |
24, 31 de Março, 21, 28 de Abril e 19, 26 de Maio
5ª feira, 17:00 e 18:00/20:00hrs
Síncronas: 2H, 3H, 2H, 3H, 2H, 3H (15H) Trabalho autónomo: (15H) |
Carmo Afonso |
|
7. “ANIMAÇÃO em STOP MOTION” – 25H
Registo: CCPFC/ACC Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600 |
– Noções básicas da linguagem de animação – Construção de um flipbook – Introdução à técnica de Stop Motion Aplicativos para realizar animações com a técnica de Stop Motion – Como usar o aplicativo Studio Stop Motion no smartphone – Desenvolvimento de exercícios de animação com diferentes materiais – Criação de um projeto de animação: seleção do tema/história, storyboard, personagens, cenário e edição de imagem. |
26 de Abril e 3,10,17 de Maio e 7 Junho
3ª feira, 18:30/21:30hrs
Síncronas: 3H, 3H, 3H, 3H, 3H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Carla Cardoso |
|
8. “O LIVRO COMO OBJETO DE ARTE”- 25H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-109028/20 Modalidade: Curso de Formação Destinado a: Professores dos grupos 240, 530 e 600 |
– A construção de um livro em contexto escolar. – Perspetiva histórica. O livro de artista. Anatomia de um livro. – Análise das várias tipologias de livros: pop-up, álbum ilustrado, livro sem palavras/livro-imagem, perfurados, com abas, etc. – A importância da narrativa: ficção, não ficção, poesia, fábula, informativos, foto livro, entre outros. – A ilustração, estilos e a relação entre o texto e a imagem. – Métodos de reprodução, impressão e encadernação
|
30 de Abril e 7, 14, 21 de Maio
Sábados. 9:00/13:00hrs
Síncronas: 4H, 3H, 4H, 4H (15H) Assíncronas: 3H, 3H, 4H (10H) |
Elisabete Brás |
|
Formação PRESENCIAL 2º Semestre Jan/Jun. |
Conteúdo
|
LOCAL Datas/Horários |
Formador
|
|
9. Expressão Plástica no Pré-Escolar e 1.º CEB – 26H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-104709/19 Nº de horas acreditadas: 26hrs (13hrs autónomas) Modalidade: Oficina de Formação Destinatários. Professores dos grupos 100, 110
|
– Oferta individual de materiais de desenho e pintura, (parceria Apevt / Faber Castell ).
– Orientações Curriculares. Aspetos pedagógicos e metodológicos. – Etapas de evolução do desenho na criança. – Expressão, comunicação e representação visual. – Realização de Desafios de desenho e exploração materiais com abordagens criativas (técnicas surrealistas e de pensamento divergente). – Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, grafite e corantes), presentes nos pastéis, lápis e aguarelas. – Desafios em diferentes suportes, monotípia / simetria / técnicas de impressão e raspagem, etc. Manipulação de materiais inovadores e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc…
– Proposta de trabalho autónomo em contexto de sala de aula. – Partilha e apresentação do projeto realizado.
|
AÇORES*EBI Canto da Maia
AVEIRO (escola a designar)
BRAGA (EB Dr Francisco Sanches )
PORTO AE Padrão da Légua Matosinhos
VISEU (escola a designar)
LISBOA EB Francisco de Arruda, Alcântara
FARO EB 2,3 Dr. Joaquim Magalhães
MADEIRA** (escola a designar)
|
15 de janeiro
2ªsessão (sábado, 10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
12 de Fevereiro e 12 de Março (sábado, 10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
« »
« »
« »
23 de Abril e 21 de Maio (sábado, 10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
12 de Março e 23 de Abril (sábado,10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
28 de Fevereiro e 2 de Março (sábado,10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
|
Iva Neves,
Sónia Santos
Manuela Bigote
Iva Neves
Carlos Gomes
Carlos Gomes
Marco Taylor
Adriana Xavier |
10.Educação Artística e Tecnológica no 2.º, 3.º CEB – 26H acreditadas
Registo: CCPFC/ACC-104708/19 Nº de horas acreditadas: 26hrs (13hrs autónomas) Modalidade: Oficina de Formação Destinatários. Professores dos grupos 240, 600 e 530
* Inscrições Delegação APEVT- Açores ** Inscrições Plataforma Interagir – RAM |
||||
OUTRAS AÇÔES NESTE SEMESTRE (que, logo que possível, colocaremos em oferta)
|
WORKSHOP e WEBINAR (6H)
“TEMOS o Perfil dos Alunos, as Aprendizagens Essenciais E AGORA?”
CURSO PRESENCIAL (25H)
“MTEP II: Materiais e Técnicas de Expressão Plástica – Objetos escultóricos “ Destinatários. Professores dos grupos 240, 600 e 530
OFICINAS PRESENCIAL (30H)
“EXPRESSÕES D’ARTE: interligações entre o português e a expressão plástica” Destinatários. Professores dos grupos 100, 110 e 240
“ARTMAT: interligações entre a matemática e a arte” – em processo de acreditação Destinatários. Professores dos grupos 110, 230 e 240
|
Plano de Formação da Delegação Regional RAM – 2.ºSemestre
As inscrições das Ações de Formação e as Oficinas validadas pela DRE, são feitas na Plataforma Interagir, e atempadamente serão divulgados os prazos de
inscrição em https://www.facebook.com/apevtmadeira
Acão de Formação Oficina de Formação |
Conteúdos |
Local |
Datas/Horários |
Formador
|
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA: PRÁTICAS INDUTORAS DE SUCESSO
Registo: ITG-1988.3164/21 – Plataforma Interagir RAM Modalidade: Oficina de Formação Destinatários. Professores dos grupos: 110, 240; 530; 600
Horas: 26Hrs (13Hrs presenciais + 13Hrs de trabalho em contexto de sala de aula)
Parcerias: APEVT & Faber Castell EB/PE S. António e Curral das Freiras Nota: Prof.s da EB/PE de S. António – 20 € Sócios da APEVT Madeira – 15 € Não sócios – 35 €
|
– Análise das orientações curriculares. – Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de escrita, desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, giz, grafite e corantes), presentes nos lápis e aguarelas. – Exercícios de aplicação em diferentes suportes. – Exercícios de monotipia / simetria. Técnicas de impressão e raspagem. – Proposta de trabalho em contexto de sala de aula. |
EB/PE S. António e Curral das Freiras
Sala 203 |
(Carnaval) 28 de Fevereiro 9h às 14.00h
2 de março 14h às 18.30h
30 de abril 9h às 12,30h
Presencial: 13Hrs (5hrs, 4,5hrs, 3,5hrs)
Trabalho autónomo em contexto sala aula: (13hrs)
|
Adriana Fernandes
Carmo Afonso |
ROBOTICANDO…
Registo: A aguardar validação da DRE Modalidade: Curso de Formação
Destinatários. Professores dos grupos: 100; 100.EE;110; 110.EE; 140; 240; 530; 600
Horas: 15Hrs Nota: Sócios: 15€ Não sócios: 35€ |
– Operadores tecnológicos: Operadores de regulação, correção e funcionamento; – Estruturas: Perfis e características mecânicas das estruturas resistentes; – Fabricação e construção: Uniões fixas, móveis e articuladas; – Acumulação e transformação de energia: Operadores elétricos; Transformações básicas entre as distintas formas de energia (mecânica, elétrica e química); – Design de produto: Interdisciplinaridade do design; A forma e a função no design de produto; Responsabilidade e design sustentável.
|
EB 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia
Sala 116
|
23 abril 9h às 14h
30 abril 14h às 19h
7 maio 9h às 14.00h
|
Carla Quintião
Damasceno Pereira |
OS FIOS TEXTEIS E OS PERCURSOS ARTÍSTICOS
Registo: A aguardar validação da DRE Modalidade: Curso de Formação
Destinatários. Professores dos grupos: 100; 100.EE;110; 110.EE; 140; 240; 530; 600
Horas: 15Hrs Nota: Sócios: 15€ Não sócios: 35€
|
– Perspectiva histórica: a tapeçaria na história da arte – Mostra e experimentação de diferentes técnicas e instrumentos de transformação das fibras têxteis: o tecido artesanal, o industrial e o decorativo – Do fio ao tecido: tafetá, sarja e cetim: – A tapeçaria tecida como forma de arte decorativa – Análise, reinterpretação e/ou desconstrução de uma obra de arte – Entre linhas: artes visuais, artesanato e design – Pintura de cartões para aplicação do trabalho têxtil final. – Criação de uma tapeçaria como forma de arte.
|
EB 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia
Sala 117
|
14, 21 e 28 maio
9h às 14.00h
|
Adriana Fernandes
Paula Ferreira |
O LIVRO COMO OBJETO DE ARTE
Registo: A aguardar validação da DRE Modalidade: Curso de Formação
Destinatários. Professores dos grupos: 100; 100.EE;110; 110.EE; 140; 240; 530; 600
Horas: 25Hrs Nota: Sócios: 20€ Não sócios: 40€
|
– A construção de um livro em contexto escolar.
– Perspetiva histórica. Anatomia de um livro. – Análise das várias tipologias de livros: pop-up, álbum ilustrado, livro sem palavras/livro-imagem, perfurados, com abas, etc. – O livro de artista. – Da ideia à encadernação / Construção de um livro através de diferentes abordagens didáticas. – A ilustração, estilos e a relação entre o texto e a imagem. – Expressão, comunicação e representação visual, realização de exercícios de desenho e exploração plástica, conformação de materiais, aspetos estruturais e comunicacionais.
|
EB 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia
Sala 117
|
12, 13 e 14 julho
9hrs | 13.00h 14.00h | 17.00h
15 julho 9h às 13.00h
|
Dina Mendes
Carmo Afonso
|