ENSINO A DISTÂNCIA NAS ESCOLAS – 3.ªVAGA


CONTRIBUTOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA NAS ESCOLAS | Apoio às Escolas

SUMÁRIO
– Roteiro – 8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino a Distância …
– Orientações para o trabalho das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação …
– Princípios Orientadores para uma Avaliação Pedagógica em Ensino a Distância (E@…
– A Biblioteca Escolar no Plano de E@D …
– 9 Princípios Orientadores para acompanhamento dos alunos que recorrem ao#EstudoEmCasa
– Orientações para utilização de tecnologias de suporte ao ensino à distância

MODO SÍNCRONO EM VIDEOCONFERÊNCIA OU CHAT

Sugestões metodológicas

Planear sessões curtas, por exemplo, 20 a 30 minutos, sendo possível dividir a turma em pequenos grupos e com horários
desfasados para cada grupo.
Dar indicações objetivas sobre as atividades previstas, no início da
sessão e esclarecer as dúvidas imediatas, seguindo-se um tempo
para realização das tarefas de forma autónoma, individualmente
ou em grupo, e apresentação do trabalho no final da sessão.
Definir regras intransigíveis de segurança:
– não gravar som, áudio ou imagens sem autorização expressa
do professor;
– não divulgar o endereço da ligação (link) das reuniões.
Prever um sistema de registo de progresso para os alunos
utilizarem idêntico ou análogo ao do professor