APEVT reuniu o seu Conselho Nacional em Lisboa


A 12 de Novembro, reuniu em Lisboa o Conselho Nacional da APEVT para debater o convite do Sr. Secretário de Estado da Educação, João Costa. A proposta assenta na concretização de uma proposta por parte desta associação, em trabalho colaborativo com o ME e as restantes associações profissionais de professores, no sentido de ajudar a definir um futuro currículo nos vários ciclos de ensino obrigatório para os 12 anos de escolaridade obrigatórios.

Este trabalho pretende ajudar a estabelecer linhas orientadoras para estabelecer o perfil do aluno para os 12 anos de escolaridade obrigatória, trabalho que está a ser realizado por uma equipa de especialistas liderada pelo Dr. Gilherme Oliveira Martins, que tem por objetivo traçar o perfil do aluno do séc. XXI no plano nacional, de acordo com indicadores europeu e as melhores práticas em diversos países pertencentes à OCDE.

Desta forma, a APEVT reuniu para debater o desafio lançado pelo Sr. Secretário de Estado da Educação, nomeadamente a definição de perfis de competências essenciais para as áreas afetas a esta associação. Assim, ficou decidido que esta associação apresentará propostas para as áreas artísticas e para as áreas tecnológicas relativas ao ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e ainda para a áreas de oficinas e tecnologias no ensino secundário (ensino artístico especializado).

Na reunião, ficou ainda decidido, em conformidade com a linha orientadora seguida pela direção em funções, que é de fundamental importância a defesa dos interesses dos professores associados perante as mudanças que se possam adivinhar para um futuro breve, nomeadamente uma possível alteração da matriz curricular ou mesmo de uma alteração de currículo, sendo que a colaboração desta associação com o ME se deve reger pela participação ativa e colaborativa nestas mudanças, assegurando-se que qualquer alteração possa ser discutida com a APEVT de forma interventiva e significativa, num natural reconhecimento institucional.