Seminário Provas de Aferição – Domínios e Descritores de Desempenho para EV e ET (Porto)


No dia 29 de novembro, entre as 15h e as 18h, irá decorrer no Porto o seminário Provas de Aferição – Domínios e Descritores de Desempenho para EV e ET, com o intuito de promover uma reflexão alargada em torno destas problemáticas, a APEVT convida todos os professores dos grupos de docência 240, 530 e 600 e demais interessados a participarem neste seminários. A participação neste evento é gratuita, relevando como ação de formação de curta duração. Os interessados poderão inscrever-se através do email info@aepvt.pt ou telefone 912355500, até ao dia 22 de novembro. O encontro irá decorrer na Escola Secundária Garcia de Orta, Rua de Pinho Leal, 4150-620 Porto.

O ano letivo de 2017-2018 marca uma nova experiência pedagógica no sistema educativo português, decorridos seis anos da última revisão da estrutura curricular do Ensino Básico. Pelo meio, as constantes transformações educativas trouxeram fortes implicações para o ensino aprendizagem da Educação Visual (EV) e da Educação Tecnológica (ET), fruto do hiato criado pelo anterior Ministro da Educação, Nuno Crato.

Pela primeira vez, a avaliação externa em Educação Visual e Educação Tecnológica (Provas de Aferição, 5º ano de escolaridade), previstas para maio de 2018, vem enaltecer a problemática em torno da coexistência de uma diversidade de referenciais curriculares e modelos disciplinares2 que carecem de uma análise aprofundada para que sejam ultrapassadas as falhas no sistema, pouco abonatórias à aferição de resultados que pretendem identificar preditores de insucesso, quando se pretende que a prova de aferição seja a mesma para os vários contextos divergentes. Para mais informações, consulte o folheto da ação.