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inFORMAR 35 e 36
EDITORIAL
Colegas,
Neste final de ano letivo voltamos com mais uma edição da nossa revista inFORMAR,
uma edição dupla, a 35 e 36.
Nestas breves linhas que me incumbe preencher no editorial de cada edição na nossa revista, são nesta edição, mais do que nunca, muito poucas para expressar aquilo que é o nosso sentir sobre a situação atual que se vive na Educação, no nosso país.
A recente extinção da disciplina de EVT do currículo e a sua substituição pelas áreas de EV e ET, com prejuízo efetivo para os alunos e docentes, veio criar uma grande instabilidade docente gerando inúmeras dificuldades de gestão do currículo
nas escolas, desmotivação nos professores e alunos e, ainda, um acréscimo do desrespeito pelos docentes que durante muitos anos lecionaram a disciplina e, sendo contratados jamais conseguiram um lugar para lecionar enquanto outros, dos quadros, foram atirados para a mobilidade por ausência de componente letiva. Depois de vencida a luta pela manutenção do par pedagógico na disciplina de EVT, somos agora confrontados com situações bem piores que muitos pensariam não poder acontecer. Aliás, aconteceram por desconhecimento, ausência de estudos que fundamentassem as opções tomadas. Veja-se o exemplo das metas de aprendizagem que, mesmo antes de uma avaliação da sua aplicação e resultados foram substituídas
por metas curriculares que, ao que tudo indica, serão alvo de uma avaliação da sua implementação por parte do Conselho Nacional de Educação já no próximo ano letivo.
Esta edição dupla da inFORMAR abre com dois artigos decorrentes de trabalhos de investigação na área das Artes Visuais seguindo-se outros dois, também decorrentes
de investigações, no caso na produção de livros e álbuns ilustrados para públicos adultos e infantis, do mestrado em ilustração e animação do IPCA.
Abordamos também num artigo a formação realizada este ano letivo a partir do livro Analisa, Explora & Cria, um projeto de investigação no qual participámos e que culminará na publicação deste recurso que estará nas livrarias em Setembro de 2014. Realizamos uma pequena análise sobre as formações de diários gráficos em contexto educativo e as recentes parcerias institucionais recentemente criadas com o CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho e com o 7º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira, uma iniciativa desta Junta de Freguesia.
Não me querendo estender muito mais, alerto para uma consulta atenta e atualizada
de todas as notícias, planos de formação e outros assuntos na nossa página da Internet (em www.apevt.pt) e Facebook (em https://www.facebook.com/APEVT).
Lembramos que esta revista é dos associados e todos quantos queiram participar podem enviar para o email da APEVT ou editores da revista as suas propostas de artigos.
Colegas, um abraço especial, com votos de bom descanso na pausa de verão de 2014!
José Alberto Rodrigues
SUMÁRIO
3 |
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Editorial |
4 |
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O Pensamento Crítico no Ensino das Artes Visuais |
14 |
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Promover competências Empreendedoras através das Artes Visuais? |
18 |
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Novas possibilidades do livro impresso: Um estudo de caso |
31 |
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“Uma boca cheia de palavras” |
44 |
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O Diário Gráfico em Contexto Educativo - Formação APEVT |
48 |
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O livro Analisa, Explora & Cria em contexto de formação de professores |
60 |
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Parcerias APEVT |
63 |
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Sumário |
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