APEVT | Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica | www.apevt.pt | info@apevt.pt

 

inFORMAR 25

 

EDITORIAL

Colegas,

Voltamos com mais uma edição da inFORMAR.
As linhas que me incumbe preencher no editorial de cada edição na nossa revista são nesta edição mais do que nunca muito poucas para expressar aquilo que é o nosso sentir sobre a situação actual que se vive na Educação, no nosso país.
Legislação em catadupa, sobrecarga horária da componente não lectiva para realização de tarefas para outros fins que não aqueles que são verdadeiro sentido da mesma – preparação de aulas, processos avaliativos que acredito, desde há muito tempo, que os próprios responsáveis pelos mesmos nunca souberam cabalmente como poderiam ser operacionalizados… enfim, um sem número de situações que nos criam um mal estar que não se restringe só a um cansaço físico mas também a um desgaste mental elevado (quase nos fazendo não ter tempo para reflectir e discutir sobre toda esta problemática).
A recente legislação sobre os manuais escolares na disciplina de EVT poderá criar um vazio na nossa área. Porque deixa de haver manual em EVT? Será medida avulsa? O que esperar? A ubiquidade da informação por vários meios é isso mesmo: pluralidade e diversificação dos meios. O manual é também um deles.
E a prevista reorganização curricular? Qual o papel da EVT, das Artes, das Tecnologias no currículo? Esperemos que não queiram colocá-las como um mero lugar “passatempo”, jogando esta área curricular que integra tantos saberes diversificados para um simples complemento de horário dos nossos alunos.
Antevendo tempos que nos suscitaram uma forte capacidade de argumentação e defesa dos interesses dos alunos em prol também desta nossa área curricular, o ENCONTRO NACIONAL DA APEVT, em Maio próximo na cidade de Aveiro será o local para discutirmos toda esta problemática, ouvindo também o que dizem os especialistas nesta área do currículo e, mais ainda, qual o compromisso que cada partido político (com e através dos seus representantes na Comissão da Educação) assume relativamente a estas questões. A PRESENÇA DE TODOS É IMPORTANTE NESTE ENCONTRO (ver página 68 da inFORMAR).
Nesta edição apresentamos o Plano de Formação do nosso Centro de Formação com a diversidade possível a nível formativo e a possibilidade de realização de outros cursos (não submetidos a financiamento) para realização na modalidade de auto-financiados (custos para os formandos).
Não me querendo estender muito mais, alerto para uma consulta atenta da secção NOTÍCIAS, para a leitura dos artigos realizados pelos nossos colaboradores da edição 25 e, sobretudo, uma “passagem” assídua pelo nosso site (em www.apevt.pt) e a criação de uma conta de utilizador no Moodle da APEVT (em http://apevt-m.ccems.pt). Para o nosso Moodle, restrito aos associados, as chaves de inscrição em todas as disciplinas que forem criadas poderá ser consultada na revista - no editorial e nas notícias.
Colegas, um abraço especial. Não se esqueçam de enviar o vosso voto para as eleições e de, dias 23 e 24 de Maio estarem presentes connosco em Aveiro.

José Alberto Rodrigues

SUMÁRIO

3

 

Editorial

4

 

A Educação pela Arte e Artes na Educação

CARLA RIBEIRO | MANUEL DOMINGOS | SÉRGIO NOGUEIRA

14

 

A integração das TIC no contexto de EVT

RICARDO SILVA

27

 

Plano de Formação de Professores | APEVT 2008

40

 

Notícias

43

 

Arte Pública como Recurso Educativo

RICARDO REIS

54

 

O Ciclo do Lápis | ECOLÁPIS

FABER-CASTELL - IBEREX

60

 

Na sala de aula: o potencial educacional do Cinema de Animação

TÂNIA DUARTE | RAFAELA AROSO

66

 

I Jornadas da Educação Tecnológica | APEVT Madeira

68

 

ENCONTRO NACIONAL DA APEVT

 

Esta edição da inFORMAR tem apenas uma edição em formato electrónico - mini CD. Caso pretenda obter esta revista gratuitamente torne-se associado da APEVT. CONTACTE-NOS

 

 

 

 

APEVT | Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

As imagens utilizadas no site da APEVT foram gentilmente cedidas pela Fábrica de Lápis VIARCO, sendo algumas delas do fotografo Rui Ferreira.