APEVT | Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica | www.apevt.pt | info@apevt.pt

 

inFORMAR 20

 

SUMÁRIO

3

 

Editorial

4

 

Kidpad

MÁRCIA AZEVEDO

14

 

Brinquedos Ópticos e Animatrope

JOSÉ ALBERTO RODRIGUES

25

 

Criação Uma Poética

JOÃO CAETANO

35

 

Notícias

39

 

Plano de Formação

40

 

Acções de Formação

56

 

Ensino/Aprendizagem pela Imagem

JOSÉ ALBERTO LENCASTRE

 

EDITORIAL

Amigos Associados:

Aqui nos encontramos em mais um inFormar e prontos para mais um ano que, desde já, esperamos seja muito próspero e, sobretudo, muito produtivo e criativo na disciplina que leccionam. Em mais uma edição, a número 20, poderão ver quase concluída a nova reformulação e imagem gráfica de toda a linha editorial inFormar e da APEVT, que dentro em breve chegará a vossa casa. Nesta edição podem conhecer melhor o trabalho de investigação e as práticas educativas que têm sido levadas a cabo na área da Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação Visual e Tecnológica. A didáctica da imagem em movimento e a expressão gráfica da criança são dois temas abordados. A abordagem de uma unidade tão particular como é o campo das imagens animadas é certamente cada vez mais utilizada como uma estratégia cognitiva e com profundas possibilidades de articulação disciplinar, e quando a isso aliamos uma abordagem multidisciplinar utilizando recursos e suportes tradicionais aos meios tecnológicos e às tecnologias da informação e comunicação suportadas num software educativo podemos, numa perspectiva construtivista, ir ao encontro das necessidades educativas actuais e dos alunos em si, criando-se, cada vez mais, estratégias cognitivas de aprendizagem. Também no artigo de Márcia Azevedo, em que se perspectiva a aprendizagem colaborativa em EVT, utilizando o software Kidpad, pretende-se delinear um estudo cujo objectivo é saber qual o alcance, as potencialidades, as dificuldades e, sobretudo, analisar a expressividade da linguagem da gramática visual nos desenhos elaborados nesta aplicação multimédia em situações de aprendizagem colaborativa/individualizada nas actividades de Expressão Plástica do Ensino Pré-Escolar e na aula de Educação Visual e Tecnológica, do 2º Ciclo do Ensino Básico.

A poética da criação é tema central da abordagem do professor e ilustrador João Caetano que, no seu artigo, foca e partilha connosco a sua interpretação e o seu mundo de professor e ilustrador e como estes dois mundos são muito próximos. Numa perspectiva muito pessoal, João Caetano percorre os mundos da arte, da ilustração e do ensino. O que os separa e o que os une. A reflectir e a descobrir novos percursos, certamente irá ser o que vão (re)descobrir.

Finalmente, José Lencastre escolhe como tema central da sua investigação o ensino e a aprendizagem da representação do espaço pela imagem e pela arte. Com este estudo, o autor procurou verificar a pertinência da utilização da imagem na abordagem da representação gráfica do espaço tridimensional em superfícies planas. O autor, com este trabalho, pretende ajudar a contrariar a forma demasiado convencional, pouco dinâmica e descontextualizada como o conteúdo por vezes é abordado e que é factor de algum desconforto por parte dos alunos.

Neste número podem ainda analisar e escolher o vosso plano de formação contínua dentro das possibilidades que o Centro de Formação da APEVT vos proporciona neste ano de 2004, bem como o plano de formação das acções de formação que são agora publicitadas. Por fim, a passagem pelas notícias breves e informações aos associados é de destacar pela pertinência dos temas abordados e que, por certo, serão do interesse de todos. A todos, um ano de 2004 pleno de sucesso pessoal e profissional.

José Alberto Rodrigues

 

Esta edição da inFORMAR tem uma edição em formato duplo: uma electrónica e outra em suporte papel. Caso pretenda obter esta revista gratuitamente torne-se associado da APEVT. CONTACTE-NOS

 

 

 

APEVT | Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

As imagens utilizadas no site da APEVT foram gentilmente cedidas pela Fábrica de Lápis VIARCO, sendo algumas delas do fotografo Rui Ferreira.