NÃO SE ENCONTRA EM OFERTA
INCRIÇÕES (clique no titulo em baixo)
MTEP: Materiais e Técnicas de Expressão Plástica | Objetos Escultóricos
Registo: CCPFC/ACC-120577/23 e CCPFC/ACC- 117430/22
Nº de horas acreditadas: 25
Modalidade: Curso de Formação Presencial,
Destinado a: Professores dos grupos 100,110 e 240,530,600
Estado: C/ Despacho – Acreditado
Válidas até: 26-06-2026 – 19/09/2025
Formador:
Apresentação
A ação decorre das transformações curriculares da “Área de Educação Artística”, com enfoque nas novas Orientações Curriculares e no atual Perfil dos Alunos e na reconfiguração das matrizes curriculares no âmbito do projeto de “Autonomia e Flexibilidade Curricular”. Estas opções, obrigam a uma maior responsabilização dos professores na adequação, gestão e organização do ensino aprendizagem e na integração das componentes técnicas, estéticas e científicas da expressão plástica.
Neste contexto, propõe-se um curso que promova uma linguagem plástica que não se limite à representação gráfica bidimensional mas à sua sequente transposição para a criação de produtos tridimensionais, com novas implicações na exigência de manipulação dos materiais, na exigência de aplicação de conhecimentos técnicos. Que enquadre os aspetos psicopedagógicos decorrentes da adequação das atividades propostas aos alunos ao seu estádio de desenvolvimento gráfico cognitivo e, por outro, promova uma pluralidade de processos criativos, instrumentos e linguagens visuais e tecnológicos através da estruturação de atividades que permitam que sensações, sentimentos e ideias tomem formas visíveis e palpáveis através de materiais; que a variedade destes materiais abra um leque de alternativas para a resolução de problemas; que sentir o seu comportamento solicite o domínio da sua técnica, levando-a assim e só assim, a tornar-se meio de expressão. .
Conteúdos
- Orientações curriculares e metodológicas:
- Aspetos sócio – pedagógicos – (componentes estruturantes das disciplinas de Área Expressões, Ed. Visual e Ed. Tecnológica);
- Tendências da ação pedagógica nas áreas artísticas e aplicação de processos criativos;
- Desenvolvimento progressivo das aprendizagens – (como tratar os conteúdos utilizados nas atividades com os alunos).
- Exercícios de exploração plástica tridimensional:
- Exercícios de expressão, comunicação e representação visual: – Elaboração de um “Diário de Memória” como registo gráfico de ideias de partida que permitam as montagens objetais e as construções tridimensionais
- Realização de exercícios de montagens objetais e construções tridimensionais
- Desenvolvimento de um projeto: Conceitos e técnicas chave, (no desenvolvimento dos projetos); Elementos da expressão e comunicação visual na exploração plástica tridimensional dos produtos escultóricos; Elementos definidores da forma e sua utilização expressiva (plano, volume, textura, cor, estrutura); Organização/composição de espaços tridimensionais; Materiais como meio de expressão – tintas (acrílico), colagem e revestimento das estruturas com aplicação de papeis, pastas, plásticos resinas, fibras sintéticas, tintas de exterior plásticas, reaproveitamento de materiais naturais e artificiais para a construção de estruturas (tubos de cartão, embalagens de papelão), todo o tipo de desperdícios.
Calendarização:
Distribuição de horas: Nº de horas presenciais conjuntas: 25horas (4X6hrs)
Local:
Regime de avaliação dos formandos:
Avaliação contínua tem por base:
- Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
- Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
- Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%)
- Qualidade do Relatório (20%)
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.
_____________________________________
Preços
Frequência com certificado: Associado 35€; Não associado 65€