Expressões D’Arte

NÃO DISPONIVEL NESTE SEMESTRE

Inscrições

                                                              (clique sobre o titulo da ação)

Expressões D’Arte: o Português e a Expressão Plástica

Oficina de formação presencial

Registo: CCPFC/ACC-110463/21,
Nº de horas acreditadas: 30,
Modalidade: Oficina de Formação,
Destinado a: Professores dos grupos 100 e 110
Estado: C/ Despacho – Acreditado
Válida até: 11-01-2024

Apresentação/justificação:

A convivência e observação diária entre dois mundos educativos, o Pré-escolar e o 1º Ciclo, permitem-nos constatar um conjunto de situações suscetíveis de reflexão/ação sobre o papel da Expressão Plástica, na criação de sentidos semânticos, nas aulas de Português.

A existência de uma certa desvalorização e de uma falta de investimento nesta área, apesar da comunicação da criança e do ser humano iniciar-se pelo traço, exige um investimento formativo por forma a incentivar os profissionais da educação para uma atitude pedagógica diferente, centrada nas necessidades expressivas da criança. Por sua vez, a aprendizagem da leitura e da escrita inicia-se antes da entrada formal na escola e prolonga-se nos primeiros anos de escolaridade, sendo essencial o desenvolvimento pelas crianças de um conjunto de conhecimentos e capacidades que lhes possibilitem estas aquisições com o maior sucesso. Os estudos realizados nos últimos anos, (Morais, Sim-Sim, entre outros) ajudaram a clarificar a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever, evidenciando o importante papel que os educadores e professores podem desempenhar,

A atividade formativa projeta-se nos atuais desafios do sistema educativo, no enfoque das Aprendizagens Essenciais, patente no atual Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, e na configuração que é dada à área de Expressão Plástica através do processo de autonomia das escolas, permitido pelo Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Conteúdos:

Sessão n.º 1 (2h)

  • Abertura e apresentação da oficina de formação: objetivos; cronograma e critérios de avaliação.
  • Reflexão sobre as práticas expressivas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) tendo em conta os documentos legais para a prática da docência.
  • Levantamento de possíveis relações entre o Português e a Expressão Plástica.

Sessão nº 2 (2h 30m)

  • Expressão, comunicação e representação visual;
  • Leitura de um texto; Estratégias de compreensão textual.
  • Realização de exercícios de desenho e exploração plástica para a ilustração do texto.
  • Partilha e atualização de práticas pedagógicas.

Sessão nº 3 (2h 30m)

  • Leitura de um texto e estratégias de compreensão leitora.
  • Ilustração do texto através de técnica mista;
  • Experiências de exploração e manipulação de materiais;
  • Partilha e atualização de práticas pedagógicas.

Sessão nº 4 (2h 30m)

  • Expressões Criativas – Planificação de uma unidade didática.
  • Construção de recursos pedagógicos recorrendo a técnicas mistas.
  • A escrita criativa.
  • Partilha e atualização de práticas pedagógicas.

Sessão nº 5 (2h 30m)

  • O trabalho de projeto;
  • Apoio na seleção dos projetos a concretizar em contexto de sala de aula e das destrezas dos níveis de ensino a trabalhar;
  • Partilha e atualização de práticas pedagógicas.

Sessão nº 6 (3h)

  • Apresentação do Trabalho Grupo Final (TGF).

Calendarização:

Destinatários: Professores Educação Pré-Escolar, 1º CEB Código(s): 100, 110, Educação Especial Código(s): 910

Formadoras: Rita Alves e Carlos Gomes

__________________________________________________________

Preço: Associados APEVT 35€; Não associados 65€