INSCRIÇÃO por localidades
9. Expressão Plástica pré e 1º CEB – AVEIRO
9. Expressão Plástica pré e 1º CEB – BRAGA
9. Expressão Plástica pré e 1º CEB – FARO
9. Expressão Plástica pré e 1º CEB – LISBOA
9. Expressão Plástica pré e 1º CEB – PORTO
9. Expressão Plástica pré e 1º CEB – VISEU
Curso de Formação presencial e de trabalho autónoma.
Uma parceria APEVT / FABER-CASTELL com desconto de 50% no custo de inscrição.
Apresentação/justificação:
A expressão plástica tem uma especial importância na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico não apenas como promoção de valores estéticos e abordagens lúdicas mas, fundamentalmente com desenvolvimento de competências ao nível da comunicação e de compreensão do mundo. Em particular, no pré-escolar, a expressão plástica assume ainda particular relevância no desenvolvimento do controlo da motricidade fina, condição necessária para a aprendizagem da escrita.
Esta ação procura responder às necessidades de atualização das competências dos docentes no âmbito da utilização de materiais ligados às expressões plástica, de forma a promover a concretização das Aprendizagens Essenciais no domínio da educação estética.
Conteúdos:
– Análise das orientações curriculares e análise de abordagens disciplinares de aprendizagens ativas na expressão plástica.
– Desafios de aplicação em diferentes manifestações artísticas com diferentes abordagens, técnicas e materiais:
Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de escrita, desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, giz, grafite e corantes), presentes nos lápis e aguarelas. – Exercícios de monotipia/simetria. Técnicas de impressão e raspagem. Exercícios de aplicação em papel, tecidos ou tela. Fantasia e inovação: potencialidades e modos de utilização de novos materiais. Manipulação deste material inovador e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc…
– Proposta de trabalho em contexto de sala de aula “A árvore dos meus sonhos à maneira de Esher”
Modalidade: Oficina de Formação 26hrs (13 presenciais; 13 autónomas)
Consideramos três fases de implementação da componente presencial da ação:
Fase 1 ( SPC 6 h): Reflexão e debate sobre os documentos orientadores das aprendizagens no 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Exploração do primeiro grupo de técnicas e materiais.
Fase 2 (SPC 4 h): Apresentação e debate de práticas. Exploração do segundo grupo de técnicas e materiais.
Fase 3 (SPC 3 h): Partilha de práticas. Avaliação dos formandos e da ação
As atividades a realizar no âmbito do trabalho autónomo visam promover junto dos alunos atividades exploratórias das técnicas e materiais abordados na componente presencial. Desenvolvimento ou adaptação dos materiais a diferentes contextos de intervenção. Elaboração de um relatório sumário e do portfólio de materiais. Sistematização da avaliação e respetivas conclusões.~~
Calendarização/local, (componente presencial):
AVEIRO – a designar
BRAGA – EB Dr Francisco Sanches, Travessa do Taxa – 4710 449 – Braga – Telefone 253 609120
- 12 de Fevereiro e
- 12 de Março
(sábado, 10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
PORTO – Agrupamento de Escolas Padrão da Légua, Travessa D. Frei Luís de Távora, 80 4465-334 Leça do Balio
- 12 de Fevereiro e
- 12 de Março
(sábado, 10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
VISEU – a designar
LISBOA – EB 2,3 Francisco de Arruda, Calçada da Tapada, 152, 1200 Lisboa
- 23 de Abril e
- 21 de Maio
(sábado, 10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
FARO – EB 2,3 Dr. Joaquim Magalhães, Horta do Ferragial – Faro
- 12 de Março e
- 23 de Abril
(sábado,10:00/13:00hrs-14.00/17.30hrs)
Destinatários:
Grupos 100, 110
Formadores:
Carlos Gomes , Manuela Pina, Iva Neves e Sónia Santos
Preços:
Tratando-se de uma ação em parceria com a Faber Castell existe um desconto de 50% no custo da inscrição, ou seja, sócios 20€, não sócios 35€ escola onde se realize a ação 25€
___________________________________________________________________________________