INSCRIÇÃO por localidades
2º SEMESTRE Esgotado
(Clique sobre localidade)
Expressão Plástica no Pré-escolar e 1.º CEB – AMARANTE
Expressão Plástica no Pré-escolar e 1.º CEB – COIMBRA
Expressão Plástica no Pré-escolar e 1.º CEB – LAGOS
Expressão Plástica no Pré-escolar e 1.º CEB – LISBOA
Expressão Plástica no Pré-escolar e 1.º CEB – PORTO
Expressão Plástica no Pré-escolar e 1.º CEB – TOMAR
Parceria APEVT/FABER-CASTELL
Registo: CCPFC/ACC-114977/22,
Nº de horas acreditadas: 26,
Modalidade: Oficina de Formação Presencial
Destinado a: Professores dos Grupos 100 e 110
Estado: C/ Despacho – Acreditado
Válida até: 28-04-2025
Apresentação/justificação:
A expressão plástica tem uma especial importância na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico não apenas como promoção de valores estéticos e abordagens lúdicas, mas, fundamentalmente com desenvolvimento de competências ao nível da comunicação e de compreensão do mundo. Em particular, no pré-escolar, a expressão plástica assume ainda particular relevância no desenvolvimento do controlo da motricidade fina, condição necessária para a aprendizagem da escrita.
Esta ação procura responder às necessidades de atualização das competências dos docentes no âmbito da utilização de materiais ligados às expressões plástica, de forma a promover a concretização das Aprendizagens Essenciais no domínio da educação estética.
Conteúdos:
-Oferta individual de materiais de desenho e pintura.
– Orientações Curriculares. Aspetos pedagógicos e metodológicos.
– Etapas de evolução do desenho na criança.
– Expressão, comunicação e representação visual.
– Realização de DESAFIOS de desenho e exploração materiais com abordagens criativas (técnicas surrealistas e de pensamento divergente).
– Características, e modos de utilização, de materiais (de desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, grafite e corantes), presentes nos pastéis, lápis e aguarelas.
– Desafios em diferentes suportes, monotípia / simetria / técnicas de impressão e raspagem, etc.
– Manipulação de materiais inovadores e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc…
– Proposta de trabalho autónomo em contexto de sala de aula.
– Partilha e apresentação do projeto realizado.
Modalidade: Oficina de Formação 26hrs (13 presenciais; 13 autónomas)
Consideramos três fases de implementação da componente presencial da ação:
Fase 1 ( SPC 6 h): Reflexão e debate sobre Orientações curriculares. Exploração do primeiro grupo de técnicas e materiais.
Fase 2 (SPC 4 h): Apresentação e debate de práticas. Exploração do segundo grupo de técnicas e materiais.
Fase 3 (SPC 3 h): Partilha de práticas. Avaliação dos formandos e da ação
As atividades a realizar no âmbito do trabalho autónomo visam promover junto dos alunos atividades exploratórias das técnicas e materiais abordados na componente presencial. Desenvolvimento ou adaptação dos materiais a diferentes contextos de intervenção. Elaboração de um relatório sumário e do portfólio de materiais. Sistematização da avaliação e respetivas conclusões.
Calendarização / local:
11 de JAN e 15 de MAR 2025. Sábados 10:00/17:00hrs
- Local: GONDOMAR – Sede APEVT, rua Padre Augusto Maia, s/n – S. Cosme
- Local: AMARANTE – Agrupamento Teixeira de Pascoaes
- Local: COIMBRA – Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
- Local: LISBOA – Agrupamento Escolas Francisco de Arruda, Alcântara
18 de JAN e 22 de MAR 2025. Sábados 10:00/17:00hrs
- Local: TOMAR – Sala L-tour.ipt Convento de Cristo (Instituto Politécnico de Tomar)
- Local: LAGOS – E,B 2,3 Tecnopólis
Distribuição de horas:
Nº de horas presenciais conjuntas: 13 horas
N.º horas trabalho autónomo: 13 horas
Destinatários:
Grupos 100,110
Formadores:
Carlos Gomes, Carla Cardoso, Carlos Gordinho, Manuela Pina, Iva Neves e Sónia Santos
Regime de avaliação dos formandos:
Avaliação contínua tem por base:
- Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
- Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
- Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%)
- Qualidade do Relatório (20%)
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.
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Preços:
Tratando-se de uma ação em parceria com a Faber Castell existe um desconto no custo da inscrição, ou seja, sócios 20€, não sócios 40€ escola onde se realize a ação 30€