APEVT

APEVT

Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Menu
  • APEVT
    • APEVT
    • Quem somos
    • Orgãos
  • Institucional
    • Plano de Atividades
    • Estatutos
    • Documentos
    • Protocolos e Parcerias
    • Arquivo Web
    • Encontros de Professores
    • NEWSLETTER
  • RECURSOS
    • 1.º CICLO – Expressão Plástica
    • 2.º CICLO – Educação Visual
    • 2.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 3.º CICLO – Educação Visual
    • 3.º CICLO – Educação Tecnológica
    • Ensino Secundário – Desenho (11.º ano)
    • 1.º 2.º 3.º CICLO – Portefólio
    • Ensino Secundário
  • Centro de Formação APEVT
  • APEVT Madeira
  • APEVT Açores
  • Associe-se à APEVT!

E A T no 2.º e 3.º CEB

 


 Educação Artística e Tecnológica no 2.º e 3.º CEB – GUIMARÃES

 Educação Artística e Tecnológica no 2.º e 3.º CEB – SÃO JOÃO DA MADEIRA

 Educação Artística e Tecnológica no 2.º e 3.º CEB – LISBOA

Educação Artística e Tecnológica no 2.º e 3.º CEB – PORTO

 

Parceria APEVT/FABER-CASTELL

                                                                 

Registo: CCPFC/ACC-134842/25
Nº de horas acreditadas: 26
Modalidade: Oficina de Formação Presencial
Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600
Estado: C/ Despacho – Acreditado
Válida até: 24-03-2028

Apresentação/justificação:

A Educação Artística situa-se nos domínios concretos da expressão Plástica e do Desenho, entendido como escrita visual de uma linguagem específica das artes plásticas.
Esta ação de formação pretende dotar os professores de conceitos e técnicas que lhes permitam desenvolver com os seus alunos, atividades práticas através da observação, da pesquisa, do registo sistemático e de utilização de meios materiais diferenciados, visando uma melhor interligação da teoria e prática sobre educação artística. Esta ação procura responder às necessidades de atualização das competências dos docentes no âmbito da utilização de materiais ligados às expressões plástica, de forma a promover a concretização das Aprendizagens Essenciais no domínio da educação estética.

Conteúdos: 

– Oferta individual de materiais de desenho e pintura.
– Orientações Curriculares. Aspetos pedagógicos e metodológicos.
– Etapas de evolução do desenho na criança.
– Expressão, comunicação e representação visual.
– Realização de Desafios de desenho e exploração materiais com abordagens criativas (técnicas surrealistas e de pensamento divergente).
– Características, e modos de utilização, de materiais (de desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, grafite e corantes), presentes nos pastéis, lápis e aguarelas.
– Desafios em diferentes suportes, monotípia / simetria / técnicas de impressão e raspagem, etc.
– Manipulação de materiais inovadores e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc…
– Proposta de trabalho autónomo em contexto de sala de aula.
– Partilha e apresentação do projeto realizado.

Modalidade: Oficina  de Formação 26hrs (13 presenciais; 13 autónomas)

Consideramos três fases de implementação da componente presencial da ação:
Fase 1 (SPC 6 h): Reflexão e debate sobre Orientações curriculares. Exploração do primeiro grupo de técnicas e materiais.
Fase 2 (SPC 4 h): Apresentação e debate de práticas. Exploração do segundo grupo de técnicas e materiais.
Fase 3 (SPC 3 h): Partilha de práticas. Avaliação dos formandos e da ação

As atividades a realizar no âmbito do trabalho autónomo visam promover junto dos alunos atividades exploratórias das técnicas e materiais abordados na componente presencial.  Desenvolvimento ou adaptação dos materiais a diferentes contextos de intervenção.  Elaboração de um relatório sumário e do portfólio de materiais. Sistematização da avaliação e respetivas conclusões.

Calendarização:  

10 de JAN e 14 de MAR 2026 Sábados 10:00/17:00hrs

  • Local: PORTO – Sede APEVT – Gondomar
  • Local: GUIMARÃES – Agrupamento de Escolas João de Meira, Guimarães
  • Local: SÃO JOÃO DA MADERIA – Escola  designar
  • Local: LISBOA – Agrupamento Escolas Francisco de Arruda, Alcântara

Distribuição de horas:

N.º de horas presenciais conjuntas: 13 horas

N.º horas trabalho autónomo: 13 horas

 

Destinatários: Grupos 240, 530 e 600

Formadores: Carlos Gomes, Carla Cardoso, Carlo Gordinho, Catarina Coelho, Manuela Pina, Iva Neves e Sónia Santos

Regime de avaliação dos formandos:

Avaliação contínua tem por base:

  1. Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
  2. Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
  3. Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%)
  4. Qualidade do Relatório (20%)

Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.  A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.

_______________________________________________________________________

Preços:

Tratando-se de uma ação em parceria com a Faber Castell existe um desconto  no custo de inscrição, ou seja, sócios 20€,  não sócios 40€ escola onde se realize a ação 30€

 

 

 

 

Archives

  • Outubro 2025
  • Agosto 2025
  • Junho 2025
  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Janeiro 2025
  • Dezembro 2024
  • Novembro 2024
  • Agosto 2024
  • Julho 2024
  • Junho 2024
  • Maio 2024
  • Abril 2024
  • Março 2024
  • Fevereiro 2024
  • Janeiro 2024
  • Dezembro 2023
  • Novembro 2023
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023
  • Agosto 2023
  • Junho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Março 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Dezembro 2020
  • Novembro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Junho 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Dezembro 2018
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016

Meta

  • Iniciar sessão

APEVT 2025 | Powered by WordPress.