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Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

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CURRICULO PARA O SÉCULO XXI

NÃO DISPONIVEL

Inscrição

 Desenvolvimento de um Currículo para o Século XXI | Aprendizagens Essenciais para a Educação Artística / Artes Visuais – Grupos 100, 110

Registo: CCPFC/ACC-120576/23, Nº de horas acreditadas: 50, Válida até: 26-06-2026
Modalidade: Oficina de Formação Presencial, Destinado a: Professores dos grupos 100 e 110
Estado: C/ Despacho – Acreditado

 

Desenvolvimento de um Currículo para o Século XXI | Aprendizagens Essenciais para as disciplinas  de Educação Visual e Tecnológica e Educação Visual – Grupos 240, 600

Registo: CCPFC/ACC-120482/23, Nº de horas acreditadas: 50, Válida até: 14-06-2026
Modalidade: Oficina de Formação Presencial, Destinado a: Professores dos grupos 240 e 600
Estado: C/ Despacho – Acreditado

 

Apresentação/justificação:

Consciente dos desafios que a escola enfrenta na criação de condições para que os professores sejam agentes ativos na gestão do currículo nacional de forma flexível e contextualizada, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos que se revelarem mais adequados para que todos os alunos possam aprender.

Assim, a oficina de formação pretende fomentar a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, da organização e planificação do ensino em contextos diversificados e da estruturação de projetos que desenvolvam explorações plásticas que integrem os domínios artísticos, técnicos e científicos, potenciem a integração de conhecimentos, capacidades e atitudes comuns das várias áreas do saber. Pretende-se também, desenvolver hábitos de trabalho de aprendizagens baseadas em projetos perseguindo  as áreas de competência do “Perfil de Alunos” e das “Aprendizagens Essenciais”.

Considera-se fundamental o papel do docente na avaliação e na reflexão sobre as opções curriculares tomadas, na sua exequibilidade, pertinência e adequação aos contextos de cada comunidade escolar, de cada turma, tornando os documentos curriculares num efetivo instrumento de promoção do sucesso escolar de todos os alunos.

Conteúdos 

O trabalho presencial será efetuado em sessões presenciais. 25H

MÓDULO 1 – Gestão curricular e aprendizagens essenciais.

  • Mudanças da Sociedade Atual:

– 4 Cs século XXI;

– O Perfil dos Alunos à Saída da escolaridade Obrigatória.

  • Articulação entre as aprendizagens essenciais e os restantes documentos curriculares em vigor. O currículo nacional e a seleção dos conteúdos.
  • Análise crítica de documentos curriculares com vista ao estabelecimento da sua articulação horizontal.

MÓDULO 2 – Integração curricular e flexibilidade

  • O trabalho docente na organização do ensino aprendizagem:
  • Identificação de ações dos professores e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação;
  • Identificação de potencialidades, desafios e estratégias no âmbito do trabalho cooperativo entre alunos, (resolução de problemas, trabalho por projetos, entre outras);
  • Conceção e monitorização de projetos curriculares de turma, num trabalho de natureza Colaborativa

MÓDULO 3 – Metodologias ativas

  • Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em contextos de aprendizagem diversificados, (exemplos)
  • Apropriação de um conjunto de dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, suscetíveis de aprofundar domínios operativos, reflexivos e didáticos que possibilitem:

          – a utilização adequada e criativa de diferentes metodologias ajustadas às metodologias ativas;

         – a apropriação das linguagens especificas da educação artística;

         – o fomento pelo gosto a resolução criativa de soluções do trabalho projeto.

O trabalho autónomo será efetuado em sala de aula através de aprendizagens ativas – Inquiry-based, com a mobilização dos recursos decorrentes das análises e partilhas das sessões presenciais e do acompanhamento online do formador. O formador faz o acompanhamento as atividades produzidas pelos formandos por plataforma digital. 25H

Modalidade:

Oficina de Formação presencial e de trabalho autónoma – 50hrs (25 presenciais; 25 autónomas).

Calendarização:  

Local: 

Destinatários;

  • para a Educação Artística / Artes Visuais – Grupos 100, 110
  • para as disciplinas de Educação Visual e Tecnológica e Educação Visual – Grupos 240, 600

Formadores:

  • Carlos Gomes, Iva Neves e Rita Viana

Regime de avaliação dos formandos:

Avaliação contínua tem por base:

  1. Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
  2. Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
  3. Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%)
  4. Qualidade do Relatório (20%)

Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.  A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.

 

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  • Oficina Formação – sócios 40€,  não sócios 70€, professores do agrupamento/escola onde se realize a ação 50€

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