APEVT

APEVT

Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Menu
  • APEVT
    • APEVT
  • Institucional
    • Plano de Atividades
    • Orgãos
    • Estatutos
    • Documentos
    • Protocolos e Parcerias
    • Arquivo Web
    • Histórico de Atividades
    • NEWSLETTER
  • RECURSOS
    • 1.º CICLO – Expressão Plástica
    • 2.º CICLO – Educação Visual
    • 2.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 3.º CICLO – Educação Visual
    • 3.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 1.º 2.º 3.º CICLO – Portefólio
    • FEEDBACK
  • Centro de Formação APEVT
  • APEVT Madeira
  • APEVT Açores
  • Associe-se à APEVT!
  • 2022Quem somos

ARTMAT

Só disponível para professores no “Projeto Mochila Leve”,

                                                                      Parceria APEVT/CMO

16. ArtMat | Interligações entre a Matemática e as Artes Visuais

OFICINA DE FORMAÇÃO – PRESENCIAL

 

Registo: CCPFC/ACC-113743/22,
Nº de horas acreditadas: 36,
Modalidade: Oficina de Formação,
Destinado a: Professores dos grupos 110, 230 e 240
Estado: C/ Despacho – Acreditado
Válida até: 10-01-2025

Apresentação

A continuada resistência às práticas interdisciplinar exige um investimento formativo por forma a incentivar os professores para uma atitude pedagógica capaz de flexibilizar o currículo e conciliar a aprendizagem com a criação de um espaço pedagógico criativo e interativo.

A partir da convicção que a matemática e a arte nunca estiveram em campos antagónicos, pois desde sempre caminharam juntas, aliando razão e sensibilidade e que a “Arte é a representação, a Ciência a explicação da mesma realidade.” (Reis, 2003, p. 41), esta ação de formação pretende criar um espaço entre os domínios do saber da Matemática e da Arte, tendo como foco de reflexão/ação a apreciação e produção de obras de arte e o desenvolvimento dos conceitos matemáticos (e.g., geométricos).  Este espaço e processo de aprendizagem deverá ser potenciado a partir do trabalho desenvolvido no 1.º ciclo, onde os alunos necessitam de experiências que lhes potenciem o desenvolvimento de conceitos geométricos de visualização e raciocínio espacial e, continuado nos ciclos subsequentes.

A atividade formativa aqui apresentada projeta-se nos desafios do sistema educativo, nomeadamente nos atuais referenciais curriculares,  Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais.

Objetivos

Familiarizar os formandos com metodologias de ensino com base em estratégias ativas passíveis de implementação na sala de aula que articulem aprendizagens de matemática e artes visuais;

Promover o recurso a metodologias de ensino ativas que motivem a os alunos para a realização de  tarefas que desenvolvam capacidades de raciocínio e de pensamento crítico e criativo;

Proporcionar aos professores momentos de exploração e apropriação de técnicas/materiais, visando a realização de práticas expressivas transversais aos conteúdos disciplinares;

Desenvolver uma autonomia pessoal, alicerçada na aprendizagem técnica/artística da arte plástica, de modo a adaptá-la aos diferentes graus de aprendizagem;

Analisar características e propriedades de formas geométricas bi e tridimensionais e desenvolver argumentos matemáticos acerca de relações geométricas;

Usar a visualização, o raciocínio espacial e a modelação geométrica para resolver problemas

Conteúdos

As sessões desenvolvem-se segundo a seguinte estrutura:

  1. Reflexão entre referenciais curriculares e as práticas da docência nos domínios da Arte e da Matemática (2 hrs)
  2. Os triângulos de Kandinsky , Wassily (3 hrs)
  3. A manta de retalhos geométricos de Cargaleiro, Manuel (3 hrs)
  4. Os retângulos de Mondrian, Piet (3 hrs)
  5. As tesselações de Escher, Maurits (3 hrs)
  6. Apresentação do Trabalho Projeto desenvolvido em sala de aula (4 hrs)

Calendarização:

24, 31 JAN , 28 FEV, 07, 20 MAR e 26 ABR

Terça-feira, 18:30/21:30hrs

Local: EBI São Bruno . Oeiras

Escola a designar – Oeiras

Formadoras:

Carlos Gomes (APEVT) e Renata Carvalho (APM)

______________________________________________________________

Preço: Associados APEVT e APM 38€; Não associados 68€; Professores da escola onde se realiza a ação 48

Archives

  • Novembro 2023
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023
  • Agosto 2023
  • Junho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Março 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Dezembro 2020
  • Novembro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Junho 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Dezembro 2018
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016

Meta

  • Iniciar sessão

APEVT 2023 | Powered by WordPress.