Só disponível para professores no “Projeto Mochila Leve”,
Parceria APEVT/CMO
16. ArtMat | Interligações entre a Matemática e as Artes Visuais
OFICINA DE FORMAÇÃO – PRESENCIAL
Registo: CCPFC/ACC-113743/22,
Nº de horas acreditadas: 36,
Modalidade: Oficina de Formação,
Destinado a: Professores dos grupos 110, 230 e 240
Estado: C/ Despacho – Acreditado
Válida até: 10-01-2025
Apresentação
A continuada resistência às práticas interdisciplinar exige um investimento formativo por forma a incentivar os professores para uma atitude pedagógica capaz de flexibilizar o currículo e conciliar a aprendizagem com a criação de um espaço pedagógico criativo e interativo.
A partir da convicção que a matemática e a arte nunca estiveram em campos antagónicos, pois desde sempre caminharam juntas, aliando razão e sensibilidade e que a “Arte é a representação, a Ciência a explicação da mesma realidade.” (Reis, 2003, p. 41), esta ação de formação pretende criar um espaço entre os domínios do saber da Matemática e da Arte, tendo como foco de reflexão/ação a apreciação e produção de obras de arte e o desenvolvimento dos conceitos matemáticos (e.g., geométricos). Este espaço e processo de aprendizagem deverá ser potenciado a partir do trabalho desenvolvido no 1.º ciclo, onde os alunos necessitam de experiências que lhes potenciem o desenvolvimento de conceitos geométricos de visualização e raciocínio espacial e, continuado nos ciclos subsequentes.
A atividade formativa aqui apresentada projeta-se nos desafios do sistema educativo, nomeadamente nos atuais referenciais curriculares, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais.
Objetivos
Familiarizar os formandos com metodologias de ensino com base em estratégias ativas passíveis de implementação na sala de aula que articulem aprendizagens de matemática e artes visuais;
Promover o recurso a metodologias de ensino ativas que motivem a os alunos para a realização de tarefas que desenvolvam capacidades de raciocínio e de pensamento crítico e criativo;
Proporcionar aos professores momentos de exploração e apropriação de técnicas/materiais, visando a realização de práticas expressivas transversais aos conteúdos disciplinares;
Desenvolver uma autonomia pessoal, alicerçada na aprendizagem técnica/artística da arte plástica, de modo a adaptá-la aos diferentes graus de aprendizagem;
Analisar características e propriedades de formas geométricas bi e tridimensionais e desenvolver argumentos matemáticos acerca de relações geométricas;
Usar a visualização, o raciocínio espacial e a modelação geométrica para resolver problemas
Conteúdos
As sessões desenvolvem-se segundo a seguinte estrutura:
- Reflexão entre referenciais curriculares e as práticas da docência nos domínios da Arte e da Matemática (2 hrs)
- Os triângulos de Kandinsky , Wassily (3 hrs)
- A manta de retalhos geométricos de Cargaleiro, Manuel (3 hrs)
- Os retângulos de Mondrian, Piet (3 hrs)
- As tesselações de Escher, Maurits (3 hrs)
- Apresentação do Trabalho Projeto desenvolvido em sala de aula (4 hrs)
Calendarização:
24, 31 JAN , 28 FEV, 07, 20 MAR e 26 ABR
Terça-feira, 18:30/21:30hrs
Local: EBI São Bruno . Oeiras
Escola a designar – Oeiras
Formadoras:
Carlos Gomes (APEVT) e Renata Carvalho (APM)
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Preço: Associados APEVT e APM 38€; Não associados 68€; Professores da escola onde se realiza a ação 48