ARTE E EDUCAÇÃO

Inscrições

(Clique no título da ação)

ARTE E EDUCAÇÃO: estratégias de pensamento visual 

Curso de formação  On-Line

 


Registo: CCPFC/ACC -121282/23
Nº de horas acreditadas: 25, ON LINE
Modalidade: CURSO de Formação – E-learning
Destinado a: Professores dos Grupos 110, 240
Estado: Válida até: 29-08-2026

Apresentação/justificação:

Ver e apreciar a obra de arte é deixar desenvolver a emoção estética, os sentimentos, os gostos e, ao mesmo tempo, conhecer e compreender as intenções do autor expressas na sua obra. Ao olhar uma obra artística estabelece-se uma comunicação silenciosa entre o observador e a obra. Inicia-se uma espécie de diálogo sem palavras, mas de sentimentos, ideias e emoções. Deste modo, a educação do olhar no diálogo com a obra de arte faz-se do seu contato visual tendo por base o universo das suas emoções, das suas experiências e saberes pré-existentes.
O défice de práticas nestas metodologias exige momentos formativos que promovam a criação de recursos e espaços pedagógicos interativos e a capacidade de apreensão e de interpretação no contacto com os diferentes universos visuais, conjugando a experiência pessoal, a reflexão, os conhecimentos adquiridos e a experimentação plástica.

Conteúdos:

Explicitação de estratégias pedagógico-artísticas, com recurso a metodologias de ensino ativas, que incentivem e despertem nos alunos uma melhor abordagem à obra de arte, através da reinterpretação e exploração dos elementos da linguagem visual gráfico-plástica, (formas de expressão, modelação, composição e comunicação).
• Aplicação da metodologia VTS – Desafios. Construção do recurso didático em contexto sala de aula.• Contexto: Museu, visita virtual ao Museu
• Articulação dos conteúdos “museológicos”, de acordo com várias áreas do conhecimento, apresentando metodologias e estratégias de trabalho que impliquem a pesquisa, a reflexão, a apreciação crítica.
• Visita virtual ao museu: “Van Gogh” através do site https://artsandculture.google.com ; ficha de trabalho: “Ficha biográfica” e “Descobre as obras…”
• Construção de recursos pedagógicos: visita virtual ao museu – Metodologia – Abordagem Triangular – Ana Mae Barbosa
• Construção de recursos pedagógicos tendo por base o processo de apreciação, produção e contextualização da obra de arte: Exercício: “O olho que conta histórias…”
• Construção de um livro instantâneo/bolso. Experiências de exploração da técnica POP-UP e manipulação de técnicas e materiais
• (Re)interpretação da obra do Quarto Amarelo de Van Gogh
• Expressões Criativas – Sistematização/planificação de atividades constitutivas do projeto. Apresentação dos Trabalhos Finais individuais, resultante da elaboração de um relatório e de um portefólio e ou ppt de apresentação, que traduzirão todo o trabalho desenvolvido.

Modalidade: Curso de Formação E-Learning – 25H

Calendarização:   

01 e 08 FEV, 07 e 14 MAR e 02 MAI
Quinta-feira 17:00-19:30)

Distribuição de horas:
Nº de horas presenciais conjuntas: 0
Nº de horas online síncrono:13 horas (4 – 2,5H e 1 – 3 H)
Nº de horas online assíncrono: 12 horas

Destinatários: Professores do grupo 110 e 240

Formadoras: Carmo Afonso

Preço: Associados APEVT 35€; Não associados 65€