APEVT

APEVT

Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Menu
  • APEVT
  • Institucional
    • APEVT
    • Plano de Atividades
    • Orgãos
    • Estatutos
    • Documentos
    • Protocolos e Parcerias
    • Arquivo Web
    • Histórico de Atividades
    • NEWSLETTER
  • RECURSOS
    • 1.º CICLO – Expressão Plástica
    • 2.º CICLO – Educação Visual
    • 2.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 3.º CICLO – Educação Visual
    • 3.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 1.º 2.º 3.º CICLO – Portefólio
    • FEEDBACK
  • Centro de Formação APEVT
  • APEVT Madeira
  • APEVT Açores
  • Associe-se à APEVT!
  • 2022Quem somos

ARTE E EDUCAÇÃO

Inscrições

(Clique no título da ação):

6.ARTE E EDUCAÇÃO: metodologias de observação da obra de arte

Curso de formação convertido em On-Line

 

Apresentação/justificação:

Ver e apreciar a obra de arte é deixar desenvolver a emoção estética, os sentimentos, os gostos e, ao mesmo tempo, conhecer e compreender as intenções do autor expressas na sua obra. Ao olhar uma obra artística estabelece-se uma comunicação silenciosa entre o observador e a obra. Inicia-se uma espécie de diálogo sem palavras, mas de sentimentos, ideias e emoções. Deste modo, a educação do olhar no diálogo com a obra de arte faz-se do seu contato visual tendo por base o universo das suas emoções, das suas experiências e saberes pré-existentes.

O défice de práticas nestas metodologias exige uma ação formativo que promova a criação de recursos e espaços pedagógicos interativos e a capacidade de apreensão e de interpretação no contacto com os diferentes universos visuais, conjugando a experiência pessoal, a reflexão, os conhecimentos adquiridos e a experimentação plástica.

 

Conteúdos:

Sessão n.º 1

  • Abertura e apresentação dos objetivos, cronograma e critérios de avaliação da oficina de formação.
  • Reflexão sobre as orientações e práticas curriculares na Expressão Plástica e Educação Visual do 1º e 2º CEB, que visem desenvolver o conceito de património artístico e cultural, enquanto realidade dinâmica, abrangendo o passado o presente e o futuro através de vivências (Viver) e mobilizando os vários saberes e sentidos (escutar-ouvir, olhar-ver-sentir).

Sessão nº 2

  • Partilha e atualização de práticas pedagógicas.
  • Leitura de texto / Análise de conteúdo; A importância das artes na educação e a relação entre abstração e concretude na obra artística As diversas metodologias sobre a análise da obra de arte segundo alguns autores: Abigail Housen, João Pedro Fróis, Ana Mãe Barbosa, Marisa Silva e Ney Wendell entre outros.
  • Construção de recursos pedagógicos tendo por base o processo de apreciação, produção e contextualização da obra de arte, que leve o aluno a experimentar os modos da linguagem visual (desenho, pintura, gravura…);

Sessão nº 3

  • Partilha e atualização de práticas pedagógicas.
  • Reflexão sobre a aprendizagem artística que suscita uma abordagem interdisciplinar que desencadeia um amplo espectro de conteúdos.
  • Visita ao museu, (físico ou virtual).
  • Construção de recursos pedagógicos para a observação e análise de obras de arte, que mobilizem a visão, o som, o movimento, as ideias, emoções e opiniões dos alunos.

Sessão nº 4

  • Partilha e atualização de práticas pedagógicas.
  • Releitura das obras de arte: Expressão, comunicação e representação visual.
  • Apresentação de obras, coleção do Museu /sítio/ monumento/ paisagens e respetivo contexto social, cultural, económico e político.
  • Experiências de exploração e manipulação de técnicas e materiais, centradas no diálogo com a obra de arte na escola, seleção de conceitos e técnicas para trabalhar com os alunos em contexto sala de aula.

Sessão nº 5

  • Partilha e atualização de práticas pedagógicas
  • Expressões Criativas – Sistematização/planificação de atividades constitutivas do projeto.
  • Gestão da operacionalização do projeto a concretizar em contexto de sala de aula e das destrezas dos níveis de ensino a trabalhar.

Sessão nº 6

  • Apresentação dos Trabalhos Finais individuais e/ou de grupo, resultante da elaboração de um relatório e de um portefólio e ou ppt de apresentação, que traduzirão todo o trabalho desenvolvido.

 

Modalidade: Oficina de Formação E-Learning – 30H

 

Calendarização:   

24, 31 de Março,
21, 28 de Abril e 19, 26 de Maio 2022

5ª feira, 17:00 e 18:00/20:00hrs

Síncronas: 2H, 3H, 2H, 3H, 2H, 3H (15H)
Trabalho autónomo: (15H)

 

Destinatários: Professores do grupo 110 e 240

 

Formadoras: Carmo Afonso

 

Preço: Associados APEVT 35€; Não associados 65€ 

Contatos

APEVT
Conjunto Habitacional Monte Crasto
Sala 7
Rua Padre Augusto Maia, s/n - S. Cosme
4420-245 Gondomar

Tel/Fax: 225107244
Telemóvel: 912355500
e-mail: info@apevt.pt

APEVT | Redes Sociais

TwitterFacebook

Artigos

  • O ENSINO DA ARTE NA PERCEÇÃO DO MUNDO
  • MOVIMENTO ASSOCIATIVO DOS PROFESSORES
  • ORGANIZAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM 2022/23
  • NEWSLETTER
  • PROJETO DICA

APEVT 2022 | Powered by WordPress.