Nº de horas acreditadas: 50 Horas (25H presenciais e 25H autónomas)
Modalidade: Oficina de Formação (em regime B-learning)
Destinado a: Professores dos Grupos 110
Estado: C/ Despacho – acreditado
Válida até: 11-09-2026
Apresentação/justificação
O espaço teatral oferece um lugar privilegiado à multidisciplinariedade onde as diversas linguagens se cruzam e potenciam criações artísticas únicas. Favorece o desenvolvimento da
comunicação oral e escrita, da resolução de problemas, do trabalho colaborativo, da imaginação, da criatividade, da sensibilidade estética. É um espaço aberto à experimentação e ao estímulo de competências, que promovem o desenvolvimento integral dos alunos do primeiro ciclo.
Apesar das orientações das Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória a maioria dos docentes do 1º ciclo, dada a abrangência de áreas a lecionar, acaba por subvalorizar as disciplinas artísticas, quer seja por falta de conhecimentos específicos nas áreas, quer seja por falta de tempo.
Esta Oficina de Formação pretende promover a reflexão e o trabalho colaborativo entre docentes, com o objetivo de criar recursos didáticos que efetivem a prática da Expressão Dramática/Teatro, integrando uma visão interdisciplinar com as Artes Visuais que ajude a superar os problemas referidos.
Conteúdo:
– Construção de objetos cénicos que sirvam como indutores de jogos teatrais:
- Jogo de improvisação (partindo do onde, quem e o quê, e alguns adereços);
- Construção de objetos cénicos que sirvam como indutores ao teatro de objetos;
- Exploração de teatro de marionetes e de teatro de sombras com recurso ao próprio corpo e a diferentes materiais;
- Exploração de teatro radiofónico a partir da construção de um guião de programa de rádio.
Calendarização: 1.º Semestre / Turma 1 – 26 e 27 de OUT, 22 de FEV e 03 de JUN 2025
Distribuição de horas:
Nº de horas presenciais conjuntas: 25 horas
1.ª e 2.ª sessão: 8h+4h presencial;
3.ª sessão: 8h presencial;
4.ª sessão: 5h on-line.
N.º horas trabalho autónomo: 25 horas
Local: (escola a designar)
Formador: Tânia Nunes e Carlos Gomes
Regime de avaliação dos formandos:
Avaliação contínua tem por base:
- Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
- Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
- Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%)
- Qualidade do Relatório (20%)
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.
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