APEVT

APEVT

Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Menu
  • APEVT
    • APEVT
    • Quem somos
    • Orgãos
  • Institucional
    • Plano de Atividades
    • Estatutos
    • Documentos
    • Protocolos e Parcerias
    • Arquivo Web
    • Encontros de Professores
    • NEWSLETTER
  • RECURSOS
    • 1.º CICLO – Expressão Plástica
    • 2.º CICLO – Educação Visual
    • 2.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 3.º CICLO – Educação Visual
    • 3.º CICLO – Educação Tecnológica
    • Ensino Secundário – Desenho (11.º ano)
    • 1.º 2.º 3.º CICLO – Portefólio
    • Ensino Secundário
  • Centro de Formação APEVT
  • APEVT Madeira
  • APEVT Açores
  • Associe-se à APEVT!

A EXPRESSÃO DRAMÁTICA / TEATRO e as ARTES VISUAIS  na criação de recursos dos diferentes universos dramáticos

INSCRIÇÃO

 

Registo: CCPFC/ACC- 121320/23
Nº de horas acreditadas
: 50 Horas (25H presenciais e 25H autónomas)
Modalidade:
 Oficina de Formação (em regime B-learning)
Destinado a: 
Professores dos Grupos 110
Estado: 
C/ Despacho – acreditado
Válida até:
 11-09-2026

Apresentação/justificação

O espaço teatral oferece um lugar privilegiado à multidisciplinariedade onde as diversas linguagens se cruzam e potenciam criações artísticas únicas. Favorece o desenvolvimento da
comunicação oral e escrita, da resolução de problemas, do trabalho colaborativo, da imaginação, da criatividade, da sensibilidade estética. É um espaço aberto à experimentação e ao estímulo de competências, que promovem o desenvolvimento integral dos alunos do primeiro ciclo.
Apesar das orientações das Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória a maioria dos docentes do 1º ciclo, dada a abrangência de áreas a lecionar, acaba por subvalorizar as disciplinas artísticas, quer seja por falta de conhecimentos específicos nas áreas, quer seja por falta de tempo.
Esta Oficina de Formação pretende promover a reflexão e o trabalho colaborativo entre docentes, com o objetivo de criar recursos didáticos que efetivem a prática da Expressão Dramática/Teatro, integrando uma visão interdisciplinar com as Artes Visuais que ajude a superar os problemas referidos.

 

Conteúdo:

– Construção de objetos cénicos que sirvam como indutores de jogos teatrais:

  • Jogo de improvisação (partindo do onde, quem e o quê, e alguns adereços);
  • Construção de objetos cénicos que sirvam como indutores ao teatro de objetos;
  • Exploração de teatro de marionetes e de teatro de sombras com recurso ao próprio corpo e a diferentes materiais;
  • Exploração de teatro radiofónico a partir da construção de um guião de programa de rádio.

 

Calendarização:  1.º Semestre / Turma 1 – 26 e 27 de OUT,  22 de FEV e  03 de JUN 2025

Distribuição de horas:

Nº de horas presenciais conjuntas: 25 horas

1.ª e 2.ª sessão: 8h+4h presencial;

3.ª sessão: 8h presencial;

4.ª sessão: 5h on-line.

N.º horas trabalho autónomo: 25 horas

 

Local: (escola a designar)

 

Formador:  Tânia Nunes e Carlos Gomes

 

Regime de avaliação dos formandos:

Avaliação contínua tem por base:

  1. Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
  2. Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
  3. Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%)
  4. Qualidade do Relatório (20%)

Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.  A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.

_________________________________________________

 

 

 

 

Archives

  • Junho 2025
  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Janeiro 2025
  • Dezembro 2024
  • Novembro 2024
  • Agosto 2024
  • Julho 2024
  • Junho 2024
  • Maio 2024
  • Abril 2024
  • Março 2024
  • Fevereiro 2024
  • Janeiro 2024
  • Dezembro 2023
  • Novembro 2023
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023
  • Agosto 2023
  • Junho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Março 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Dezembro 2020
  • Novembro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Junho 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Dezembro 2018
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016

Meta

  • Iniciar sessão

APEVT 2025 | Powered by WordPress.