APEVT

APEVT

Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Menu
  • APEVT
    • APEVT
    • Quem somos
    • Orgãos
  • Institucional
    • Plano de Atividades
    • Estatutos
    • Documentos
    • Protocolos e Parcerias
    • Arquivo Web
    • Encontros de Professores
    • NEWSLETTER
  • RECURSOS
    • 1.º CICLO – Expressão Plástica
    • 2.º CICLO – Educação Visual
    • 2.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 3.º CICLO – Educação Visual
    • 3.º CICLO – Educação Tecnológica
    • Ensino Secundário – Desenho (11.º ano)
    • 1.º 2.º 3.º CICLO – Portefólio
    • Ensino Secundário
  • Centro de Formação APEVT
  • APEVT Madeira
  • APEVT Açores
  • Associe-se à APEVT!

CANVA

JORNADA FORMATIVA

Inscrição Esgotado

CANVA: ferramenta pedagógica para criação de conteúdos digitais

Registo: CCPFC/ACC- 120968/23
Nº de horas acreditadas
: 25
Modalidade:
Curso de Formação – E-learning,
Destinado a:
Professores dos Grupos 240,530 e 600.
Estado:
C/ Despacho – acreditada
Válida até: 
28-08-2026
Formador:  Carla Cardoso

Apresentação/justificação

O Plano de Ação para a Transição Digital das Escolas tem como principal objetivo “capacitar e motivar os docentes para desenvolverem e melhorarem as suas competências digitais, permitindo-lhes recorrer, com confiança, às tecnologias digitais, colocando-as ao serviço de uma educação e formação de elevada qualidade”.
Neste contexto, pressupõe-se uma mudança de práticas, tornando-se necessário apostar em novos recursos e projetos orientados para a transição digital. Deste modo, a ação pretende contribuir para o investimento necessário na capacitação digital dos professores, nomeadamente na área das Artes Visuais (disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica) e consequentemente promover a articulação entre as Aprendizagens Essenciais das disciplinas mencionadas e o desenvolvimento da capacidade técnica e tecnológica de criação e edição de imagem em diversos formatos, através da ferramenta digital “Canva”.

Conteúdo:

  • Orientações Curriculares: Aprendizagens Essenciais;
  • Introdução à ferramenta digital “Canva”;
  • Criação de uma conta de utilizador;
  • Exploração de menus, banco de imagens e elementos gráficos, funcionalidades e templates do Canva;
  • Exploração prática em contexto educativo: experiências de aprendizagem;
  • Exercícios práticos – uso criativo das ferramentas do Canva na produção de diferentes narrativas visuais:
  • Logotipo; Linha do tempo; Mapa mental; Cartaz; Vídeo, entre outros.
  • Estratégias de implementação da ferramenta Canva na sala de aula;

 

Calendarização:  2º Semestre /Turma 1 –  01, 02, 03 e 10 de JUL
Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira, 17:00 /20:00hrs

 

Distribuição de horas 
Nº de horas presenciais conjuntas: 0
Nº de horas online síncrono: 13 horas (4 sessões de 3H)
Nº de horas online assíncrono: 12 horas

 

Regime de avaliação dos formandos:

Avaliação contínua tem por base:

  1. Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
  2. Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
  3. Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%)
  4. Qualidade do Relatório (20%)

Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.  A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.

__________________________________________________

Preço: Frequência da ação com certificado: Associados APEVT 35€; Não associados 65€

 

Archives

  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Janeiro 2025
  • Dezembro 2024
  • Novembro 2024
  • Agosto 2024
  • Julho 2024
  • Junho 2024
  • Maio 2024
  • Abril 2024
  • Março 2024
  • Fevereiro 2024
  • Janeiro 2024
  • Dezembro 2023
  • Novembro 2023
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023
  • Agosto 2023
  • Junho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Março 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Dezembro 2020
  • Novembro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Junho 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Dezembro 2018
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016

Meta

  • Iniciar sessão

APEVT 2025 | Powered by WordPress.