JORNADA FORMATIVA
Inscrição
O PRÉ-CINEMA E OS BRINQUEDOS ÓTICOS
Registo: CCPFC/ACC- 121037/23
Nº de horas acreditadas: 25H
Modalidade: Curso de Formação – E-learning,
Destinado a: Professores dos Grupos 110, 240
Estado: C/ Despacho – acreditada
Válida até:29-08-2026
Formador: Marco Taylor
Apresentação/justificação
Todos reconhecemos que a escola é, cada vez mais, um espaço de descoberta partilha e muitas das vezes lúdico, como é o caso da animação de imagens e do contar histórias com recurso aos brinquedos óticos. Reconhecendo esta importância, a presente ação de formação visa dar resposta às sucessivas solicitações que temos tido para uma abordagem de múltiplas temáticas que possam ir ao encontro das expetativas e motivações dos alunos e que permitam aos professores competências multidisciplinares que os leve a desenvolver e implementar em contexto educativo projetos de animação de imagens nas suas atividades letivas, que possam proporcionar uma educação para a imagem e a compreensão do fenómeno da animação de imagens.
Sendo a área do Cinema de Animação e dos princípios de animação de imagens um pequeno mundo mágico para as crianças, esta ação de formação irá permitir aos educadores e professores um conhecimento aprofundado sobre os princípios de animação de imagens e a construção de brinquedos óticos, bem como a forma como eles podem ser integrados nas suas atividades letivas ou no desenvolvimento de projetos integrados.
Conteúdo:
– Princípios de animação de imagens
– Surgimento e evolução histórica dos brinquedos óticos;
– O efeito da persistência retiniana das imagens;
– O taumatrópio como brinquedo ótico que demonstra este princípio (realização prática do brinquedo);
– O movimento de vaivém e a aplicação aos brinquedos óticos: exemplo com foliscópio de apenas 2 imagens (realização prática do brinquedo). Brinquedos óticos e perceção do movimento
– A animação de várias imagens – princípios físicos, óticos e históricos;
– A animação em ciclo e a sua demonstração com o fenacistiscópio: princípios de funcionamento do brinquedo ótico (realização prática do brinquedo);
– O zootrópio como aparelho de ilusão ótica que permite ver uma animação contínua – princípios históricos (realização prática do brinquedo);
– Construção de várias tiras animadas para a realização e visionamento deste brinquedo ótico;
– Evolução histórica: o praxinoscópio e a lanterna mágica. Projetos de animação
– Realização de animações complexas;
– O storyboard e a estruturação de um argumento para uma história a contar num foliscópio;
– Princípios de realização de um foliscópio e visionamento de exemplos;
– Construção do brinquedo ótico. Aplicação dos brinquedos óticos em contexto escolar – apresentação de projetos
Calendarização: 2.º Semestre /Turma 1 – 01, 02 e 10 de JUL
Terça, quarta e quinta-feira, 16:30 /20:30hrs
Distribuição de horas:
Nº de horas presenciais conjuntas: 0
Nº de horas online síncrono: 12 horas (3 sessões de 4H)
Nº de horas online assíncrono: 13 horas
Regime de avaliação dos formandos:
Avaliação contínua tem por base:
- Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
- Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
- Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%)
- Qualidade do Relatório (20%)
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.
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Preço: Frequência da ação com certificado: Associados APEVT 35€; Não associados 65€