Inscrição Esgotado
O DIÁRIO GRÁFICO: ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da expressão gráfico plástica
Curso de Formação On-line
Nº de horas acreditadas: 25,
Modalidade: Curso de Formação – E-learning,
Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600
Estado: C/ Despacho – Acreditado
Válida até: 09-01-2026
Apresentação/justificação:
Existe o mito comum que o desenho é um talento natural e inato. Tanto os adultos, como as crianças acreditam, erroneamente, que a capacidade de desenhar surge como uma habilidade sem a prática.
Em Artes Visuais podemos considerar que o desenho é a base e o elemento condutor fundamental no desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais. Efetivamente, por volta dos 9, 10 anos, ocorre um dos períodos cruciais de transição do modo de ver o desenho. A preocupação com o rigor faz com que a maioria dos alunos desta faixa etária, se desmotive relativamente ao desenho, utilizando com frequência a expressão “eu não sei desenhar”.
Na obra “Diários de Viagem”, Salavisa (2008) refere que os alunos que aderem ao Diário Gráfico revelam uma maior evolução no que diz respeito à destreza da representação visual, ao saber ver e ao observar o que os rodeia.
Por ser um instrumento pedagógico com enorme potencial para o desenvolvimento gráfico plástico, pretende-se, com esta ação de formação, dar a conhecer aos formandos formas de aplicação do Diário Gráfico na sala de aula, sendo abordadas diferentes didáticas e diversas experimentações de técnicas e materiais.
Conteúdos:
– Urban Sketchers. Abordagem a diferentes autores.
– Materiais necessários.
– Conteúdos programáticos – Aprendizagens Essenciais.
– Construção de diário gráfico indutores de diferentes abordagens didáticas
– Personalização do diário gráfico.
– Visitas de estudo / trabalho de campo (desenho no exterior).
– Experimentação de técnicas e materiais de expressão.- Reflexão/ação sobre a utilização do Diário Gráfico em contexto educativo
Calendário: 2º Semestre /Turma 1 – 05, 07, 12 de MAI e 02 de JUN
Segunda-feira e Quinta-feira 18:30 /21:30hrs
Distribuição de horas:
Nº de horas presenciais conjuntas: 0
Nº de horas online síncrono: 12 horas (4 sessões de 3H)
Nº de horas online assíncrono: 13 horas
Destinatários: Professores dos grupos 240, 530, 600
Regime de avaliação dos formandos:
Avaliação contínua tem por base:
- Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
- Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
- Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%)
- Qualidade do Relatório (20%)
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.
Preço: Frequência com certificado: Associado 35€; Não associado 65€.