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Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

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Diário Gráfico

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O DIÁRIO GRÁFICO: ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da expressão gráfico plástica

 

Nova ação extra Plano 2025 Esgotado

O DIÁRIO GRÁFICO: ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da expressão gráfico plástica

Curso de Formação  On-line

Registo: CCPFC/ACC – 119118/23
Nº de horas acreditadas: 25,
Modalidade: Curso de Formação – E-learning,
Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600
Estado: C/ Despacho – Acreditado
Válida até: 09-01-2026
Formador: Carla Cardoso

Apresentação/justificação:

Existe o mito comum que o desenho é um talento natural e inato. Tanto os adultos, como as crianças acreditam, erroneamente, que a capacidade de desenhar surge como uma habilidade sem a prática.

Em Artes Visuais podemos considerar que o desenho é a base e o elemento condutor fundamental no desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais. Efetivamente, por volta dos 9, 10 anos, ocorre um dos períodos cruciais de transição do modo de ver o desenho. A preocupação com o rigor faz com que a maioria dos alunos desta faixa etária, se desmotive relativamente ao desenho, utilizando com frequência a expressão “eu não sei desenhar”.

Na obra “Diários de Viagem”, Salavisa (2008) refere que os alunos que aderem ao Diário Gráfico revelam  uma maior evolução no que diz respeito à destreza da representação visual, ao saber ver e ao observar o que os rodeia.

Por ser um instrumento pedagógico com enorme potencial para o desenvolvimento gráfico plástico, pretende-se, com esta ação de formação, dar a conhecer aos formandos formas de aplicação do Diário Gráfico na sala de aula, sendo abordadas diferentes didáticas e diversas experimentações de técnicas e materiais.

Conteúdos:

– Urban Sketchers. Abordagem a diferentes autores.
– Materiais necessários.
– Conteúdos programáticos – Aprendizagens Essenciais.
– Construção de diário gráfico indutores de diferentes abordagens didáticas
– Personalização do diário gráfico.
– Visitas de estudo / trabalho de campo (desenho no exterior).
– Experimentação de técnicas e materiais de expressão.- Reflexão/ação sobre a utilização do Diário Gráfico em contexto educativo

Calendário: 2º Semestre /Turma 1 – 05, 07, 12 de MAI e 02 de JUN Segunda-feira e Quinta-feira 18:30 /21:30hrs

2º Semestre /Turma 2 “Ação extra Plano” –  23, 28 e 30 de abril e 28 de maio das 18h30 às 21h30

Distribuição de horas:
Nº de horas presenciais conjuntas: 0
Nº de horas online síncrono: 12 horas (4 sessões de 3H)
Nº de horas online assíncrono: 13 horas

Destinatários: Professores dos grupos 240, 530, 600

Regime de avaliação dos formandos:

Avaliação contínua tem por base:

  1. Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
  2. Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
  3. Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%)
  4. Qualidade do Relatório (20%)

Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.  A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.

Preço: Frequência com certificado:  Associado 35€; Não associado 65€.

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