Inscrição
O LIVRO como recurso didático
Curso de Formação On-line
Nº de horas acreditadas: 25,
Modalidade: Curso de Formação – E-learning,
Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600
Estado: C/ Despacho – Acreditado
Válida até:19-09-2025
Apresentação/justificação
A edição de livros tem evoluído exponencialmente nos últimos anos, não só em quantidade como em qualidade, em especial o livro destinado ao público infantojuvenil. Este fenómeno deve-se sobretudo a 3 fatores: maior poder de compra e interesse por parte das famílias, evolução dos métodos de impressão e por último, e talvez mais importante, a diversidade oferecida quer ao nível do texto quer da ilustração.
O livro de artista apresenta-se como uma possibilidade de prática de ensino que utiliza a arte como meio de conhecimento, permitindo múltiplas possibilidades quanto à forma, ao suporte e ao conteúdo. O livro nem precisa sequer de ser lido da forma tradicional, podendo não conter texto (como o livro-imagem) ou até mesmo ser um objeto experimental com uma leitura de âmbito mais poético.
Desta forma, acaba por ser um excelente recurso didático não só porque ao produzir um livro a criança aproxima-se ao livro-objeto e à leitura, como permite uma outra forma de expressão individual.
Embora o livro de artista possa ser planeado para ser exemplar único, nesta formação vai privilegiar-se o que permite ser reproduzido em pequena tiragem.
Conteúdo:
– A construção de um livro em contexto escolar.
– Perspectiva histórica. O livro de artista. Anatomia de um livro.
– Análise das várias tipologias de livros: pop-up, álbum ilustrado, livro sem palavras, livro imagem, perfurados, com abas, etc.
– A importância da narrativa: ficção, não ficção, poesia, fábula, informativos, foto livro, entre outros.
– A ilustração, estilos e a relação entre o texto e a imagem.
– Métodos de reprodução: fotocópia, digital, offset e rizografia.
– Da ideia à impressão e à encadernação e os acabamentos.
Calendarização : 2º Semestre /Turma 1 – 08, 22 de FEV e 29 de MAR
Sábado, 09:00/13:00hr
Distribuição de horas
Nº de horas presenciais conjuntas: 0
Nº de horas online síncrono: 12 horas (3 sessões de 4H)
Nº de horas online assíncrono: 13 horas
Regime de avaliação dos formandos:
Avaliação contínua tem por base:
- Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
- Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
- Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%)
- Qualidade do Relatório (20%)
Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.
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Preço: Frequência da ação com certificado: Associados APEVT 35€; Não associados 65€