APEVT

APEVT

Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

Menu
  • APEVT
    • APEVT
    • Quem somos
    • Orgãos
  • Institucional
    • Plano de Atividades
    • Estatutos
    • Documentos
    • Protocolos e Parcerias
    • Arquivo Web
    • Encontros de Professores
    • NEWSLETTER
  • RECURSOS
    • 1.º CICLO – Expressão Plástica
    • 2.º CICLO – Educação Visual
    • 2.º CICLO – Educação Tecnológica
    • 3.º CICLO – Educação Visual
    • 3.º CICLO – Educação Tecnológica
    • Ensino Secundário – Desenho (11.º ano)
    • 1.º 2.º 3.º CICLO – Portefólio
    • Ensino Secundário
  • Centro de Formação APEVT
  • APEVT Madeira
  • APEVT Açores
  • Associe-se à APEVT!

O LIVRO

 

O LIVRO como recurso didático

 

 

Registo: CCPFC/ACC – 136033/25
N.º de horas acreditadas: 25, Online
Modalidade: Curso de Formação – E-learning,
Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600
Estado: C/ Despacho – Acreditado
Válida até: 21-07-2028
Formador: Marco Taylor

Apresentação/justificação

A edição de livros tem evoluído exponencialmente nos últimos anos, não só em quantidade como em qualidade, em especial o livro destinado ao público infantojuvenil. Este fenómeno deve-se sobretudo a 3 fatores: maior poder de compra e interesse por parte das famílias, evolução dos métodos de impressão e por último, e talvez mais importante, a diversidade oferecida quer ao nível do texto quer da ilustração.

O livro de artista apresenta-se como uma possibilidade de prática de ensino que utiliza a arte como meio de conhecimento, permitindo múltiplas possibilidades quanto à forma, ao suporte e ao conteúdo. O livro nem precisa sequer de ser lido da forma tradicional, podendo não conter texto (como o livro-imagem) ou até mesmo ser um objeto experimental com uma leitura de âmbito mais poético.

Desta forma, acaba por ser um excelente recurso didático não só porque ao produzir um livro a criança aproxima-se ao livro-objeto e à leitura, como permite uma outra forma de expressão individual.

Embora o livro de artista possa ser planeado para ser exemplar único, nesta formação vai privilegiar-se o que permite ser reproduzido em pequena tiragem.

Conteúdo:

– A construção de um livro em contexto escolar.
– Perspectiva histórica. O livro de artista. Anatomia de um livro.
– Análise das várias tipologias de livros: pop-up, álbum ilustrado, livro sem palavras, livro imagem, perfurados, com abas, etc.
– A importância da narrativa: ficção, não ficção, poesia, fábula, informativos, foto livro, entre outros.
– A ilustração, estilos e a relação entre o texto e a imagem.
– Métodos de reprodução: fotocópia, digital, offset e rizografia.
– Da ideia à impressão e à encadernação e os acabamentos.

Calendarização : 1.º Semestre – 11, 25 de OUT e 06 de DEZ 2025
Sábado, 15:00/19:00hr

Distribuição de horas
N.º de horas presenciais conjuntas: 0
N.º de horas online síncrono: 12 horas (3 sessões de 4H)
N.º de horas online assíncrono: 13 horas

Regime de avaliação dos formandos:

Avaliação contínua tem por base:

  1. Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%)
  2. Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%)
  3. Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%)
  4. Qualidade do Relatório (20%)

Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os n.ºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4.º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC.  A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9, 10 Excelente.

 

___________________________________________________________

Preço: Frequência da ação com certificado: Associados APEVT 35€; Não associados 65€

Archives

  • Outubro 2025
  • Agosto 2025
  • Junho 2025
  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Janeiro 2025
  • Dezembro 2024
  • Novembro 2024
  • Agosto 2024
  • Julho 2024
  • Junho 2024
  • Maio 2024
  • Abril 2024
  • Março 2024
  • Fevereiro 2024
  • Janeiro 2024
  • Dezembro 2023
  • Novembro 2023
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023
  • Agosto 2023
  • Junho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Março 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Dezembro 2020
  • Novembro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Junho 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Dezembro 2018
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016

Meta

  • Iniciar sessão

APEVT 2025 | Powered by WordPress.