MTEP I – Materiais e Técnicas de Expressão Plástica


MTEP de novo e em força!

MTEP I – Materiais e Técnicas de Expressão Plástica é um curso de formação, acreditado desde 2010 pelo Centro de Formação APEVT, agora na sua verão 2.0

Ao prover competências para que os professores promovam o desenvolvimento adequado e equilibrado aos seus alunos, esta formação, pretende evidenciar os principais aspetos psicopedagógicos da evolução gráfica da criança, de modo que este seja um potenciador da sua expressão artística, através do desenvolvimento da percepção visual, da discriminação das formas e das cores, como educação do olhar e do ver. O curso é estruturado em três etapas com desafios/propostas que permitem experimentar sensações, sentimentos e ideias que se tornam formas visíveis e palpáveis, através de uma variedade de materiais que suscitam o domínio expressivo da técnica.

 

Pretende-se que esta ação de formação sedimente o papel do professor como um fazedor de um Caderno de Artista – portfólio, preciosa ferramenta didática, assim como um observador consciente das várias abordagens que se podem considerar na área artística. Barragán e González (2004) definem cinco modelos de ensino aprendizagem que têm sido aplicados na expressão plástica e visual.

Modelo de alfabetização visual

 

  • Baseia-se no modelo tradicional de ensino das artes, dando especial atenção ao Desenho como disciplina de representação gráfica do mundo visível, como instrumento de projeção gráfica e de ensino das diversas técnicas e procedimentos artísticos
Modelo auto expressivo
  • Educação artística como expressão livre. Não há regras ou diretrizes para aprender, já que o professor não tem uma função decisiva e orientadora. A criança aprende ao seu próprio ritmo, com base na ideia de expressão espontânea que alguns artistas plásticos desenvolveram nas vanguardas artísticas do século XX;
Modelo narrativo
  • O professor deve ensinar os elementos formais da comunicação visual (ponto, linha, plano, …) e a sua sintaxe (leis de composição) como conteúdos fundamentais para a aprendizagem.
Modelo disciplinar
  • Uma tendência  que se foca em sistematizar o ensino da Educação Artística  cujo principal objetivo era o de promover experiências nas quais os alunos pudessem refletir sobre as artes. Organiza-se com base em quatro disciplinas básicas em Arte: estética, crítica de arte, história da arte e produção no ateliê.
F. Modelo produtivo
  • Para a compreensão da cultura visual que é, talvez, a última tendência na educação artística, é um modelo que faz apologia às abordagens interdisciplinares. O propósito não é ler uma imagem, mas sim compreendê-la criticamente. A interpretação das imagens e artefatos muda em função do contexto a partir da qual é observada, daí que devam ser interpretados e compreendidos nos seus contextos históricos, sociais e político.

      

      

A proposta final de um Painel Mural coletivo com uma abordagem a métodos surrealistas, que favorecem o inconsciente como fonte de inspiração, considera a percepção e a expressão visual  elementos fundamentais no desenvolvimento  e estruturação de projetos que desenvolvam explorações plásticas visuais que integrem domínios técnicos, que suscitem uma pluralidade conceitos, processos, instrumentos e linguagens.

Neste contexto, no mês de fevereiro, em Ponta Delgada, vamos testar  esta ação renovada que será oferta de formação no próximo semestre 2024/2025.